Você conhece alguém que tenha cancelado planos de TV por assinatura nos últimos meses? Pois é bem possível que essa pessoa não seja a única entre os seus conhecidos. Um novo relatório divulgado pela Anatel mostra que, entre julho e novembro de 2015, os brasileiros cancelaram mais de 500 mil planos — representando uma perda de 2,5% no total de consumidores das operadoras.

No mês de julho, havia um total de 19,658 milhões de planos ativos no Brasil, enquanto em novembro esse número baixou para 19,167 milhões. De acordo com o site UOL, o número representa a pior crise no mercado de TVs por assinatura desde o início dos anos 2000. O site lembra que em 2003 houve uma redução de quase 300 mil assinantes no mercado — mas na época havia menos de 4 milhões de linhas ativas.

Todas as operadoras que atuam no Brasil afirmam que tiveram perdas nos últimos meses. NET e Claro também perderam, mas foram as únicas que cresceram em relação ao market share do país — agora representando 52,12% do mercado. Além da crise financeira do país, outro fator determinante para essa queda estaria nos serviços de streaming — já mencionados por executivos em vários momentos.

Você acha que vale a pena ter TV por assinatura? Comente no Fórum do TecMundo