Como usar o Orbit Downloader

O gerenciador de downloads mais popular do Baixaki tem suas opções destrinchadas neste tutorial.
  • Visualizações199.444 visualizações
Por Allan Valin em 26 de Maio de 2012

Gerenciadores de downloads são úteis principalmente quando você precisa baixar um arquivo, mas não pode deixar o computador ligado até a conclusão da transferência. Afinal, eles são capazes de pausá-las e reiniciar o processo posteriormente sem perder as partes já baixadas antes. O Orbit Downloader é o programa do gênero mais famoso no Baixaki, então, aproveite esta oportunidade para aprender a usar todas as suas opções.

Pré-requisitos

Baixar o Orbit Downloader.

Como usar o Orbit Downloader

Faça você mesmo

Ao ser iniciado, o instalador do programa fecha o Internet Explorer e o Firefox, caso estejam abertos – ou seja, é melhor você salvar qualquer email que esteja digitando antes de prosseguir.

Como usar o Orbit Downloader

Depois de aceitar a licença do Orbit Downloader e avançar as etapas da instalação, você encontra uma tela em que é possível associar o software aos principais navegadores, permitindo que ele seja ativado sempre que você começar a transferência de um arquivo. Desmarque apenas a quinta opção, pois ela altera a página inicial dos browsers assinalados.

Como usar o Orbit Downloader

A etapa seguinte oferece uma ferramenta que funciona apenas com o Internet Explorer (ela serve para facilitar o download de vídeos do YouTube, por exemplo); desmarque a opção se não quiser ocupar espaço inútil no computador.

Como usar o Orbit Downloader

Antes de a instalação finalmente começar, há uma última tela oferecendo uma barra de patrocinador. Desmarque e clique em “Next”.

Como usar o Orbit Downloader

Quando for executado pela primeira vez, o Orbit Downloader usa uma ferramenta para indicar quais programas instalados no seu computador não estão atualizados com a versão mais recente.

Como usar o Orbit Downloader

Ao clicar em “View More”, uma página é aberta, a partir da qual é possível realizar a transferência dos softwares. Contudo, uma vez que ele baixa instaladores inteiros, compensa mais abrir os programas indicados a atualizá-los manualmente.

Como usar o Orbit Downloader

Na janela do programa, provavelmente você vai querer trocar o idioma da interface para o português. Para isso, selecione View > Language > Portuguese (Brazil).

Como usar o Orbit Downloader

Antes de baixar qualquer coisa, é interessante alterar suas configurações em Ferramentas > Preferências. Como as opções estão em português, na aba “Geral” você pode escolher o que deixar marcado.

Como usar o Orbit Downloader

Em “Local”, você define onde salvar os arquivos baixados. Caso você deseje acelerar seus downloads, a aba “Acelerar” permite o uso de uma tecnologia similar à do torrent, a qual nem sempre garante uma ganho de velocidade, mas pode ser útil eventualmente.

Como usar o Orbit Downloader

Ainda nas preferências do programa, o “Modo Silencioso” serve para desativar as funções de início automático de downloads, “Antivírus” permite a definição de um software para verificar os arquivos baixados e “Gerenciador de sites” deixa você adicionar credenciais de acesso para páginas que requeiram cadastro.

Como usar o Orbit Downloader

No menu “Ferramentas”, ativar a opção “Monitoramente da Área de Transferência” é interessante, pois ativa o programa sempre que você copiar um link de download. Da mesma forma, ativar Visualizar > Zona de Soltura tem função similar, pois permite que você arraste o link sobre o quadrado do programa.

Como usar o Orbit Downloader

Abrir Ferramentas > Limite de Velocidade deixa você limitar a velocidade de download, bem como definir um número máximo de trabalhos simultâneos. Isso é interessante para baixar arquivos individuais mais rapidamente, já que dividir a banda entre transferências dá a impressão de aumentar o tempo de espera.

Como usar o Orbit Downloader

Se por alguma razão você quiser programar o início de um download para que ele comece automaticamente, é possível usar Ferramentas > Agendador. Com ele, você precisa criar uma lista de transferências, interromper todas e indicar quando elas devem ser começadas.

Como usar o Orbit Downloader

Se você for sair do computador enquanto downloads estiverem em andamento, o menu “Ferramentas” apresenta três opções que podem ser úteis no caso de você não voltar tão cedo (elas são ativadas quando todos os arquivos forem baixados totalmente): desligar o PC, desconectar o programa das conexões P2P (caso a aceleração tenha sido ativada) ou apenas fechar o Orbit Downloader.

Como usar o Orbit Downloader

Finalmente, vamos ao que interessa: para fazer downloads, você pode esperar o programa identificar automaticamente o início pelo navegador (nem sempre funciona), arrastar o link sobre a zona de soltura, copiá-lo para ativar o monitoramento da Área de transferência ou, caso o último esteja desativado, usar Arquivo > Insira a Nova URL para Baixar e colar o endereço do arquivo.

Como usar o Orbit Downloader

Na janela aberta, clique em “Mais” para ver as opções disponíveis. Elas podem já ter sido configuradas nos passos acima, mas talvez você queira alterar o destino de um arquivo específico, por exemplo. Se você souber de um link extra que faça exatamente o mesmo download, é possível adicioná-lo pelas opções da aba “Mirror” para aumentar a velocidade de transferência.

Como usar o Orbit Downloader

Quando houver arquivos sendo baixados, você pode usar as opções “Iniciar”, “Pausar” e “Apagar”, conforme suas necessidades. Ao clicar com o botão direito sobre um item, é possível adicionar tags aos arquivos para organizá-los adequadamente. Em Editar > Mudar Comentário, também há como adicionar descrições a respeito dos downloads, mas não é algo obrigatório.

Como usar o Orbit Downloader

Uma mensagem é exibida quando o download termina. Por meio dela, você consegue executar o arquivo ou abrir o diretório onde ele foi salvo.

Como usar o Orbit Downloader

Arquivo > Criar Download em Lotes permite que arquivos divididos em partes sejam baixados em uma mesma pasta compactada, facilitando sua execução posterior.

Como usar o Orbit Downloader

Se você quiser baixar mídias executadas em seu navegador, como vídeos no YouTube, existe a opção Ferramentas > Grab++. Ao abri-la, recarregue a página do browser para que o arquivo seja identificado. Em seguida, marque o item desejado e clique em “Download”. Como os vídeos são baixados no formato exibido pelo navegador, pode ser necessário convertê-los para carregá-los normalmente – escolha um conversor de vídeo clicando aqui.

Como usar o Orbit Downloader

Seguindo os passos acima, você consegue usar o Orbit Downloader sem problemas. Algumas opções não foram abordadas neste tutorial por serem avançadas demais (tendendo a nunca serem usadas por uma pessoa comum) ou por não causarem impacto no uso do programa. Por exemplo, Visualizar > Grade coloca marcas para separar linhas e colunas da lista de downloads, deixando-a similar a uma planilha de Excel.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!