Questão respondida

Como saber se um processador é bom?

1 em 6/1/2012 às 12:10h

Tipo eu num sei muito sobre processadores então queria saber como um processador é bom? Tipo têm aqueles negocio de 3.0 GHz eu achava que era aquilo que determinava se o processador era bom ou não.Mas eu vi na net que é determinado pelos MHz que por exemplo pode ser 1.583(exemplo). Daí fiquei na dúvida.Alguém pode me ajudar?Por favor explicar de uma forma que eu(noob) entenda.Vlw pela ajuda e atenção. Meu Processador Intel(R) Celeron(R)CPU 450 @ 2.2 GHz 2.21GHz

Questão respondida

Respostas

Mostrando de 1 a 8 de 8 respostas encontradas (0.030 segundos)
HélioEspecialista

Melhor Resposta

5Hélio em 7/1/2012 às 10:15h

1. Olhe quantos núcleos (cores) o processador tem, quanto mais melhor. Um Core i3 tem 3 núcleos, um Quadcore tem 4 núcleos, um Core i5 tem 5 núcleos e assim por diante. Quanto mais cores, mas coisas você pode fazer ao mesmo tempo no PC se que ele fique lento, isso é importante.

2. A quantidade de Ghz (o clock). Esqueça os Mhz, pois hoje os computadores estão mais potentes e já passaram desse nível, hoje é Gigahertz. Um processador com no mínimo 2.30 Ghz é suficiente para a grande maioria dos usuários, mas se você exige mais do computador como aplicativos pesados e jogos prefira um com 3 Ghz. Computador com menos de 2 Ghz possui um processador lento para os padrões atuais.

3. Memória Cache. Quanto mais melhor, um bom processador tem 2, 3 ou mais MB de memóra Cache. Pois quanto mais Cache melhor ele trabalha com a memória RAM.

Vamos ver um exemplo prático, vamos analisar seu processador:

Celeron: É a linha de processadores da Intel. Os Celerons (com excerção do Celeron D ou Celeron Dual) são de um núcleo só hoje um computador normal tem no mínimo um dual core.

2.21Ghz: Clock ( frequência) boa para uso normal, mas não indicado para aplicativos e jogos mais pesados.

Basicamente é isso como você não citou mais detalhes mas já deu pra ter um apanhado geral. Se eu fosse fazer uma lista de processadores antigos e ultrapassados comecaria com: Intel Pentium III, Celeron, AMD Turion, AMD Athlon, AMD Duron e etc. Evite a todo custo esse modelos, pois são antigos.

Murillo Especialista
2Murillo em 6/1/2012 às 12:30h

Processador bom, tem múltiplos núcleos(coisa que o seu não tem).Os gigaherts dizem a velocidade da qual o processador chega em operação.
Por exemplo um dual core(dois núcleos) de 2.6Ghz é mais lento que um quad core(quatro núcleos) de 2.2GHz.

ÉDERSONConselheiro
1ÉDERSON em 6/1/2012 às 12:55h

Processadores com 2 núcleos ou superior são os mais rápidos do mercado.
Pra saber qual o melhor você precisa saber qual atende a sua necessidade.
Se for só para uso normal do dia- a- dia. como por ex: navegar na internet, ler e-mails, gravar videos, arquivos e músicas, qualquer um de 2 núcleos serve.
Eu por ex: tenho um core 2 duo de 2.66 ghz que atende bem minhas necessidades sem travar. Agora, se você pretende mexer com arquivos mais pesados, tipo edição de video ou jogos atuais recomendo os core i 3, 5 ou até mesmo o core i 7. com pelo menos 4 gigas de memória.

RenatoMestre
0Renato em 6/1/2012 às 13:02h

Frequência,Núcleos,Memória cache,Tecnologia,Modelo do Processador(pequeno desempenho= atom e amd c350, médio amd Phenom 2 x 4, core 2 quad,i 3 e alguns i 5,Alto desempenho= Core i 7,Extreme edition, seridores, i 5 2500, Phenom 2 x 6, dentre tantos outros processadores para determinados fins).

AndreiMestre
0Andrei em 6/1/2012 às 13:14h

Leve em conta as seguintes informações:
1- Quantidade de núcleos.
2- Velocidade do processador (frequência em Ghz).
3- Quantidade de memória cache.
4- Processo de fabricação (nânometros, quanto menos, melhor.)

0Alex Marcelino Santee em 6/1/2012 às 13:31h

a frequencia(Ghz) é importante, mas não é a unica coisa a ser observada.
se o processador for multi-core você deve multiplicar a frequncia pelo numero de núcleos para ter uma ideia melhor do poder de processamento, outras coisas que devem ser observada é o tamanho dos transistores e a memoria cache.

Thiago HenriqueEspecialista
0Thiago Henrique em 6/1/2012 às 13:33h

1º núcleos-por exemplo você tem um de 2 núcleos e 1.0GHz é melhor que um núcleo de 1.8
2º velocidade - ai quanto mais melhor por exemplo eu tenho um de 4.0GHz e você tem um de 3.0GHz o meu seria melhor

0Geovane Costa em 7/1/2012 às 18:54h

Hippie Tecnológico,
Existe vasta literatura sobre computadores e a tentativa de falar sobre o processador aqui pode resultar numa resposta muito simples e não satisfazê-lo ou gerar uma resposta muito longa e cansativa. Já que o processador não trabalha sozinho, dê uma lida nesta matéria e conheça um pouco mais sobre este assunto: http://www.tecmundo.com.br/hardware/1718-hardware-o-dicionario-de-a-a-z.htm#Topo
Na prática considere o seguinte:
1 - Dê preferência a processadores atuais e de boa procedência. As empresas Intel e AMD são as maiores (senão as únicas).
2 - Por mais atual que seja um processador, a placa mãe precisa ser capaz de suportá-lo. Isso vale para o encaixe mecânico e para o tratamento de dados.
3 - Certa vez um amigo me deu esta dica: "Compre o que há de mais atual pois computadores é um dos itens que se torna ultrapassado rapidamente".
4 - Escolha duas ou três boas lojas de informática e converse com os vendedores sobre o que há de melhor e faça anotações.
5 - Com relação ao preço, quanto mais vc exigir de capacidade de processamento, mais caro terá que pagar!

Tira-Dúvidas beta