Troque de computador sem perder nenhum documento ou arquivo importante

3 min de leitura
Imagem de: Troque de computador sem perder nenhum documento ou arquivo importante

Os produtos tecnológicos vêm evoluindo a uma velocidade maior do que conseguimos acompanhar. Novos componentes são lançados todos os dias, com melhorias e novidades jamais imaginadas.

Assim, é normal que depois de um tempo com o mesmo computador você queira trocar para uma máquina mais atualizada e potente. Antes de comprar um computador novo, seja ele notebook ou desktop, você precisa estar preparado para realizar uma tarefa bastante chata, mas realmente necessária: migrar todos os seus programas e documentos para a nova máquina.

Os aplicativos

O primeiro passo, e talvez o mais simples, é listar todos os aplicativos presentes em sua máquina e dos quais você não abre mão. Esta é uma ótima oportunidade para fazer uma “reciclagem” e analisar quais programas são realmente indispensáveis e quais só estão ocupando espaço no disco rígido.

Dos programas eleitos como necessários, verifique se você já tem o instalador baixado ou o CD para instalação. No caso de já possuir o arquivo de instalação, dê uma pesquisada para ter certeza de que possui o download da última versão lançada.

Anote o nome dos programas realmente necessários.

Navegadores

Trocar de computador nunca é uma tarefa fácil, mas a situação torna-se um pouco mais complicada quando o assunto são os navegadores. É normal ter a pasta de favoritos lotada de links. Há ainda os bookmarks, senhas salvas, extensões, etc.

No caso do Firefox, o problema pode ser menor, pois existe um complemento, o Foxmarks, o qual  permite que você tenha sempre disponíveis todos os seus favoritos em qualquer lugar do mundo, desde que haja Internet, é claro.

Você pode também exportar seus bookmarks e favoritos. Normalmente está opção pode ser encontrada no menu “Favoritos”, juntamente com a tela para organizar seus favoritos e bookmarks. Só não se esqueça de salvar o arquivo exportado.

Seus dados e documentos

Trocar de computador e não migrar seus documentos e dados não faz muito sentido, não é mesmo?! Para conseguir enviar seus arquivos com mais facilidade, você pode seguir as dicas de backup Faça backup de seus arquivos.apresentadas no artigo “Você tem feito backup? De que maneira?”.Outro artigo interessante sobre o assunto é o "Seleção: Programas para clonar seu HD".

Caso seus arquivos não sejam tantos, que exijam uma técnica de backup, você pode simplesmente gravar um CD ou DVD com seus arquivos. O importante é saber em que pasta os programas salvam os documentos criados, para que você não se esqueça de nada importante.

Normalmente programas como o BrOffice e o Microsoft Office usam a pasta Meus Documentos como padrão para salvar os arquivos criados em seus aplicativos.

Chaves de Ativação

O maior problema enfrentado pela maioria dos usuários que trocam de computador diz respeito às Lembre-se das chaves de ativaçãochaves de ativação de programas comprados pela Internet. Na empolgação de usar a nova máquina, muitas pessoas só lembram-se da chave quando precisam dela. Isso pode ser um problema caso você não tenha anotado em nenhum lugar a sequência de números e letras que valida seu programa pago.

Por isso, é sempre bom abrir cada um dos aplicativos do qual você possui a licença e anotar a chave de ativação. Normalmente é possível ter acesso à tal informação acessando o meu “Help” do programas.

Drivers, sempre eles!

Quem nunca se bateu pela Internet em busca de um driver para uma placa de vídeo, placa de rede, Pesquise e faça backup dos drivers.etc.? Normalmente os usuários têm calafrios quando vêm a palavra driver pela frente, mas esse não é nenhum bicho de sete cabeças.

Uma forma bem simples de contornar possíveis complicações com estes aplicativos tão polêmicos é fazer backup dos mesmos. Sim, é possível, e muito fácil também. Diversos programas como DriverMax, My Drivers e Driver Magician Lite fazem todo o trabalho pesado, tornando esta que seria uma tarefa árdua par ao usuário em algo muito mais fácil.

Você não precisa ficar quebrando a cabeça com coisas simples, é só se organizar direitinho antes de trocar definitivamente de máquina.

Dica final!

Espere algumas semanas até se livrar definitivamente da máquina antiga que te ajudou com tantos trabalhos. Mesmo tomando todos os cuidados necessários na hora de migrar, pode ser que um arquivo ou outro escape do backup e acabe ficando no HD antigo. Caso isso aconteça, você ainda consegue recuperar seus tão precisos documentos!

Seguindo as dicas mostradas acima, as chances de você ter dores de cabeça ao trocar de computador são bem menores do que se você fosse fazer “na louca”! Planejamento é a palavra chave aqui. É isso aí pessoal, espero que tenham gostado. Até a próxima!

Com planejamento tudo fica mais fácil

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.