Quem já usou o Windows Live Messenger ou MSN Messenger e não passou pela situação de precisar reinstalar o comunicador e, portanto, perder emoticons, fundos, imagens pessoais e outros recursos personalizados?

Porém, isto não precisa acontecer. É possível guardar tudo o que for personalizado no seu comunicador e, o que é melhor, sem usar nenhum programa. É possível copiar todos estes elementos utilizando o próprio Windows.

Para entender

Todo este conteúdo é armazenado como documentos eu seu computador. Eles são arquivos normais e de acesso simples como qualquer outro. O que você precisa é apenas saber o nome de usuário do computador que usa o comunicador.

Com esta informação, basta acessar o caminho “C:\Documents and Settings\[nome do usuário\”. Aqui, você deve acessar a pasta “Configurações Locais”. Porém, ela pode estar oculta. Então, é necessário acessar o menu “Ferramentas”-“Opções de Pasta”. Na janela que abrir, acesse a aba “Modo de exibição” e marque a opção “Mostrar pastas e arquivos ocultos”.

Lembre-se de habilitar esta opção para fazer sua cópia.

Com a opção de exibir pastas e arquivos ocultos habilitada, então acesse a pasta da Microsoft e, em seguida, a pasta Messenger. O caminho completo fica assim:

“C:\Documents and Settings\[nome do usuário]\Configurações locais\Dados de aplicativos\Microsoft\Messenger”. Dentro desta pasta, você verá uma pasta para cada usuário que utiliza o comunicador.

Os usuários que utilizam o MSN estão aqui.

Entre na pasta correspondente à conta da qual você quer salvar o conteúdo personalizado.Você vai encontrar então três pastas: “ObjectStore”, “Sharing Folders” e “SharingMetadata”.

Com os arquivos exibidos, é possível acessar esta pasta.

Na primeira pasta, estão armazenados emoticons, fundos, ou seja, o conteúdo que você está procurando. As outras duas pastas guardam informações sobre compartilhamento com outros usuários.

O conteúdo da pasta ObjectStore pode variar dependendo da versão do Messenger que você utiliza. O que pode aparecer são as seguintes pastas: Background (para imagens de fundo), CustomEmoticons (os emoticons), DynamicBackgrounds (fundos dinâmicos), PhotoShare (somente na versão 9), Scenes (somente na versão 9), SignatureSounds (sons personalizados, somente na versão 9), UserTile (imagens pessoais), VoiceClip (clipes de áudio) e Winks3 (piscadelas).

O conteúdo que você quer está nesta pasta.

Desta maneira, basta fazer uma cópia destas pastas e guardá-las no lugar correspondente da nova instalação de seu comunicador. Aproveite este recurso e não perca mais nada para usar o Messenger.

Cupons de desconto TecMundo: