10 personagens criados em computação gráfica que são muito realistas

Imagem de: 10 personagens criados em computação gráfica que são muito realistas
Imagem: 20th Century Studios

Nos últimos anos, o cinema investiu massivamente na criação de cenários e até mesmo personagens por meio de computação gráfica. Por mais que tudo pareça um pouco mais artificial que o comum, os custos de produção podem diminuir de forma considerável, além de simplificar outros mecanismos práticos.

Pensando nisso, elaboramos uma lista para relembrar alguns dos melhores personagens desenvolvidos com CGI, principalmente por trazerem aspectos muito realistas para as telas, seja no cinema, na televisão ou no streaming. Confira abaixo!

10. Thanos, do Universo Cinematográfico da Marvel

(Marvel/Reprodução)(Marvel/Reprodução)Fonte:  Marvel 

O grande vilão da Saga do Infinito do MCU é um titã inspirado em Thanatos, que na mitologia grega representava a morte. O personagem esteve presente em todos os filmes crossovers dos Vingadores, incluindo o primeiro por meio de uma cena pós-créditos.

Seu intérprete oficial é o ator Josh Brolin, que utilizou a técnica de captura de movimentos para realizar sua performance.

9. Luke Skywalker em The Mandalorian

(Disney Plus/Reprodução)(Disney Plus/Reprodução)Fonte:  Disney Plus 

Uma das coisas mais divertidas que o CGI pode proporcionar ao público é a sua capacidade de rejuvenescer personagens. Mark Hamill, atualmente com 71 anos, tinha apenas 26 quando o primeiro filme de Star Wars foi lançado.

Dessa maneira, sua participação seria até mesmo inviável em The Mandalorian, que se passa mais ou menos na época da trilogia finalizada em meados dos anos 1980. Mas com a recriação de Luke Skywalker por meio de computação gráfica, o jedi finalmente surgiu como uma surpresa da 2ª temporada da série.

8. O Urso, de O Regresso

(20th Century Studios/Reprodução)(20th Century Studios/Reprodução)Fonte:  20th Century Studios 

Logo que o filme do cineasta Alejandro González Iñárritu foi lançado oficialmente, muitos ficaram chocados com o realismo do urso que ataca o personagem do vencedor do Oscar Leonardo DiCaprio em determinado momento da produção.

Inclusive, houve pessoas que acreditaram tratar-se de um urso de verdade. Porém, a magia do cinema é quem proporcionou esse momento tão convincente. Unindo efeitos práticos com computação gráfica, o resultado ficou bem satisfatório.

7. Caesar, de Planeta dos Macacos: A Guerra

(20th Century Studios/Reprodução)(20th Century Studios/Reprodução)Fonte:  20th Century Studios 

Andy Serkis ficou bastante conhecido na indústria cinematográfica por viver personagens desafiadores e com aparências criadas e projetadas em computadores. Mais adiante, falaremos da importância de um dos seus primeiros personagens nesse estilo.

Entretanto, em 2017, com a estreia de um novo longa-metragem para a franquia Planeta dos Macacos, o tom realista dos protagonistas conferiu a Serkis uma participação criativa e cheia de recursos visuais impressionantes.

6. Rachael, de Blade Runner 2049

(Warner Bros. Pictures/Reprodução)(Warner Bros. Pictures/Reprodução)Fonte:  Warner Bros. Pictures 

Em 1982, Blade Runner fez bastante sucesso com o público. Nesse contexto, Sean Young foi a grande responsável por viver a replicante experimental Rachael. Em 2017, aos 58 anos, a atriz já não poderia viver uma personagem que não envelhece.

Por esse motivo, a computação gráfica foi convocada para uma nova recriação. Rejeitando a técnica de captura de movimentos, os profissionais utilizaram uma dublê de corpo e, na pós-produção, trocaram seu rosto pelo de Young em 1982.

5. Os Na’vi, de Avatar

(20th Century Studios/Reprodução)(20th Century Studios/Reprodução)Fonte:  20th Century Studios 

Tecnicamente, Avatar, de James Cameron, é impecável. De alguma maneira, o cineasta e sua equipe conseguiram desenvolver novas metodologias de trabalho para a aplicação de efeitos visuais e reforçou o uso da captura de movimentos com os Na’vi, povo habitante de Pandora, um planeta fictício que está sendo explorado no futuro.

Em Avatar: O Caminho da Água, lançado recentemente, a visualidade ganha destaque mais uma vez.

4. Durotan em Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos

(Universal Pictures/Reprodução)(Universal Pictures/Reprodução)Fonte:  Universal Pictures 

Ao realizar uma adaptação do jogo Warcraft em 2016, o cineasta Duncan Jones teve uma grande missão em mãos: dar realismo a Durotan, um dos personagens mais importantes da narrativa.

Assim, o ator Toby Kebbell foi escalado, utilizando a técnica de captura de movimentos para interpretá-lo. Na tela, embora seja uma criatura bastante diferente do que o público está acostumado, o resultado se tornou impressionante.

3. Davy Jones em Piratas do Caribe

(Walt Disney Pictures/Reprodução)(Walt Disney Pictures/Reprodução)Fonte:  Walt Disney Pictures 

Ao longo da franquia Piratas do Caribe, o público conheceu personagens muito marcantes, como o próprio Capitão Jack Sparrow. E ao retratar uma das lendas mais interessantes a respeito desse universo marítimo, Davy Jones não poderia ficar de fora.

Bill Nighy foi o responsável por vivê-lo no segundo e no terceiro filme, também utilizando a captura de movimentos para criar sua aparência incomum: um rosto cheio de tentáculos com ventosas.

2. Ava, de Ex-Machina: Instinto Artificial

(Universal Pictures/Reprodução)(Universal Pictures/Reprodução)Fonte:  Universal Pictures 

Vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Visuais em 2016, Ex-Machina ganhou admiradores e críticos na mesma intensidade. O longa-metragem apresenta questões interessantes a respeito da inteligência artificial e traz consigo a personagem Ava (interpretada por Alicia Vikander).

A androide em questão teve seu escopo executado por meio de computação gráfica, justamente para aproximá-la da ideia de ser não-humano.

1. Gollum em O Senhor dos Anéis

(New Line Cinema/Reprodução)(New Line Cinema/Reprodução)Fonte:  New Line Cinema 

Por fim, é preciso falar da trilogia O Senhor dos Anéis, na qual Andy Serkis foi o grande responsável por dar vida a Gollum (ou Sméagol, como era chamado antes de ser possuído pelo poder anel). A técnica utilizada foi a de captura de movimentos, que ainda buscava melhorias na indústria.

Em meio à sua jornada, o personagem participa de grandes reviravoltas, batalhas e interações com pessoas. De maneira ampla, tudo se torna muito realista e, durante a imersão nos filmes, fica evidente como Gollum consiste apenas em um hobbit desfigurado pelo tempo.

Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no Minha Série para saber mais curiosidades da cultura pop!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.