Procon divulga lista de empresas com mais reclamações em 2023; veja top 10

2 min de leitura
Imagem de: Procon divulga lista de empresas com mais reclamações em 2023; veja top 10
Imagem: GettyImages

O Serviço de Proteção ao Consumidor de São Paulo (Procon-SP) divulgou a lista com as empresas que mais foram alvo de reclamações ao longo de 2023. O ranking é uma forma de apontar não só quais companhias precisam melhorar em atendimento, mas também mostrar que o público está cada vez mais atento e exigente com esses serviços.

Ao todo, foram 769.556 atendimentos registrados pelo site. Uma reclamação só é validada quando "reúne legitimidade das partes, existência de relação de consumo e narrativa do consumidor contendo elementos de verossimilhança". Ou seja, se existe fundamento no caso e o processo foi levado adiante.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ao longo do ano, o Procon-SP ajudou na mediação de pouco mais de 207 mil queixas, sem a garantia de que o consumidor acabou atendido. Segundo o órgão, o índice de solução de problemas é considerado baixo — as duas primeiras colocadas do ranking não resolveram mais de 90% das queixas.

O top 10 das empresas com mais reclamações

A lista do Procon-SP com empresas que mais registraram reclamações em 2023 é encabeçada por duas empresas do setor de turismo. Ambas atuam de forma muito parecida, com datas de agendamento flexível para conseguir passagens aéreas e hospedagem pelo menor preço.

Porém, tanto a Hurb quanto a 123 Milhas tiveram problemas graves de funcionamento ao longo de 2023. Elas seguem com atuação limitada neste ano e devem ter as atividades investigadas

Hurb foi o campeão de reclamações e solicitações não atendidas.Hurb foi o campeão de reclamações e solicitações não atendidas.Fonte:  Hurb 

A Enel, companhia responsável pelo fornecimento de energia elétrica de São Paulo, ficou em terceiro lugar por quedas constantes e a demora no restabelecimento do serviço em algumas regiões da cidade.

Confira abaixo o ranking:

  1. Hurb Technologies S/A — 11.631 reclamações
  2. Grupo 123 Milhas — 8.186 reclamações
  3. Enel — 5.800 reclamações
  4. Itau Unibanco — 4.906 reclamações
  5. Bradesco — 4.815 reclamações
  6. Ikeg — 4.472 reclamações
  7. Shopee — 4.391 reclamações
  8. Samsung — 4.316 reclamações
  9. América Móvil (Claro, Net, Embratel, Nextel) — 4.006 reclamações
  10. Mercado Livre — 3.708 reclamações

A própria Enel, antes da privatização conhecida como Eletropaulo, foi a primeira colocada da lista do Procon-SP em 2020 e 2021. No ano passado, a recordista de reclamações foi a plataforma de compras coletivas Faci.ly.

Completam a lista duas instituições bancárias, duas plataformas de compras online, uma operadora do setor de telecomunicações, uma fabricante de eletrônicos e uma marca de copos térmicos.

O relatório completo do Procon-SP pode ser conferido por meio deste link.

Outro lado

Em contato com o TecMundo, a 123Milhas se posicionou sobre o fato de ter sido a segunda empresa com mais reclamações no Procon-SP no ano passado.

“A 123milhas informa que em 2023 entrou em Recuperação Judicial e que todos os débitos com seus credores serão honrados a partir de um plano a ser apresentado na Justiça”, pontuou a companhia.

*Matéria atualizada em 15/03/2024, às 14h, com o posicionamento da 123Milhas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.