De volta ao passado: bug no iOS faz usuários receberem email datado de 1970

2 min de leitura
Imagem de: De volta ao passado: bug no iOS faz usuários receberem email datado de 1970

Emails não são algo tão recente, mas também não existe a possibilidade de encontrar algum registro de troca desse tipo de mensagem em 1º de janeiro de 1970. Logo, é curioso perceber uma falha no iOS que fez com que algumas pessoas recebessem uma mensagem com a data mencionada neste parágrafo, como é possível ver nas imagens que estão mais abaixo.

Aparentemente, há uma explicação para isso. De acordo com um usuário do site Reddit, tal erro pode ter acontecido por conta de uma mudança repentina no horário, fazendo com que o dispositivo “perdesse a noção” de data e hora. Em muitos casos, foi relatado que isso aconteceu depois que os usuários alteraram o fuso horário do aparelho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“O modo como ele funciona é que a data é armazenada como um conjunto continuamente crescente de mais de um bilhão de segundos (ignorando conversões de fuso horário, tornando fácil para computadores lidarem com os binários). Isso normalmente é chamado de Tempo Unix ou Tempo Epoch. Por exemplo, a hora atual agora (neste formato) é de cerca de 1,45 bilhão. Como eu disse, é fácil para um computador lidar com este numeral armazenando a data em binário, especialmente para um dispositivo 64 bits. Bem, se agora fosse a hora 1,45 bilhão, qual seria a 0? A resposta é 1 de janeiro de 1970, à meia-noite”, explicou o usuário conhecido como Hipp013.

Até o momento da publicação desta notícia, a Apple ainda não havia se manifestado sobre o assunto. Ao que tudo indica, não há nenhum mal em receber este email (que, aliás, não possui assunto, remetente ou mesmo uma mensagem), mas parece que é preciso fazer um hard reset (ou seja, reiniciar o smartphone pressionando os botões ligar e Home simultaneamente por alguns segundos) para que as correspondências sejam excluídas do Mail.

Data do medo?

Vale lembrar, essa não é a primeira vez que usuários de iOS têm a oportunidade de se deparar com a data em questão. Em fevereiro deste ano, surgiu na rede uma notícia dizendo que, caso o usuário de um aparelho com processadores 64 bit colocasse a data do aparelho como 1º de janeiro de 1970 e reiniciasse o dispositivo em troca de uma funcionalidade inexistente, isso causaria uma falha fatal no sistema, transformando o dispositivo em um peso de papel.

Você já foi afetado por algum bug do iOS? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.