Conheça o BPG, o formato revolucionário que pode substituir o GIF e o JPG

1 min de leitura
Imagem de: Conheça o BPG, o formato revolucionário que pode substituir o GIF e o JPG

Um novo formato de arquivo de imagem está surgindo e pode substituir tanto o JPG quanto o GIF: é o BPG, sigla para Better Portable Graphics (algo como “melhores gráficos portáteis” em tradução livre). Esse tipo de arquivo foi desenvolvido em 2014 por Fabrice Bellard com o intuito de gerar melhores imagens com uma compactação mais eficiente, e aparentemente a empreitada está sendo muito bem-sucedida.

Além de trazer arquivos muito melhores com uma qualidade maior que o famoso JPG, o BPG também tem suporte para animação e pode ser um ótimo substituto para o GIF, tudo isso com qualidade de um vídeo MP4.

Uma difícil tarefa: a popularização

É difícil saber se o BPG de fato vai tirar o JPG do trono como formato mais popular de imagem na internet. Muitos tentaram e não conseguiram, como o JPEG 2000 e o WebP, criado pela Google. Porém, as vantagens desse novo tipo de arquivo dão a entender que JPG e GIF estão com os dias contados, visto que a compatibilidade do BPG com os principais navegadores depende apenas do uso de alguns códigos especiais em JavaScript.

Se você ainda tem alguma dúvida quanto à qualidade e o tamanho reduzido das imagens em BPG, confira algumas comparações a seguir com imagens no formato JPG e BPG em compactações que deixam os arquivos praticamente com o mesmo tamanho.

Você acha que o formato BPG vai destronar o JPG e o GIF como os arquivos de imagem mais populares da web? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.