Descobrindo as extensões dos arquivos (Fonte da imagem: iStock)

Quem nunca baixou um arquivo que veio com uma extensão estranha? Talvez em tempos de versões mais modernas dos sistemas operacionais (com amplo suporte ao reconhecimento de formatos) isso não seja mais um grande problema. No entanto, quando acontece, até mesmo descobrir o programa que deve ser utilizado para abrir o documento pode ser uma tarefa complexa.

Abaixo, indicamos uma maneira de você descobrir facilmente a que tipo de programa uma extensão está associada. Para o tutorial, será necessário acessar um serviço online, chamado FILExt.

Conheça o serviço

O FILExt é um serviço online que analisa as extensões de arquivos e identifica a que tipo de documento ou aplicativo elas pertencem. Com ele, você pode tirar as dúvidas ao baixar algum arquivo que não você sabe com o que está associado. O programa dispensa instalação, operando diretamente a partir de uma janela do seu navegador de internet padrão.

Não fique em dúvida

A utilização do FILExt é bem simples. Após abrir a página do serviço, tudo o que você precisa fazer é digitar o nome do formato para o qual deseja descobrir a associação no campo fornecido no canto superior direito da tela.

Digitando a extensão

Então, clique no botão de busca e aguarde alguns instantes. Veja que uma nova janela é aberta e, ali, você encontra uma breve explicação sobre a extensão fornecida.

Identificando o formato

Além da descrição do que é o formato pesquisado, em alguns casos, ele fornece inclusive um exemplo e aplicativo que pode ser utilizado para abrir o arquivo em questão. Mesmo que o serviço não inclua todas as extensões existentes, ele possui uma ampla biblioteca, e é bem provável que aquela da qual você precisa esteja disponível.

Agora, você já sabe uma maneira simples e rápida de saber a que tipo de programas um arquivo está associado.

Cupons de desconto TecMundo: