Google agora pertence à Alphabet, holding criada pelos seus fundadores

2 min de leitura
Imagem de: Google agora pertence à Alphabet, holding criada pelos seus fundadores

Por meio de uma publicação em seu blog oficial, a Google anunciou que agora faz parte de uma empresa chamada “Alphabet”. É isso mesmo! Na verdade, a Gigante das Buscas não foi comprada (e quem conseguiria?), mas sim transformada em uma holding, a tal Alphabet. Com isso, essa nova empresa compreenderá a Google, a Nest, a Calico, a Fiber e vários outros negócios que a empresa criou e comprou nos últimos anos.

A marca “Google” continuará sendo a principal dessa nova holding, compreendendo todos os negócios relacionados à internet e sistemas operacionais. Ou seja, Google Search, YouTube, Gmail, Google+, Mapas e Android ainda estarão sob o mesmo guarda-chuva.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mas afinal, por que isso aconteceu?

O que essa nova mudança pode trazer de bom para a nova holding é a liberdade de atuar em vários segmentos de mercado diferentes sem ter que atrelar o nome “Google” a tudo, que já identifica implicitamente uma empresa de internet e tecnologia em geral. Ou seja, a Alphabet vai começar do zero e poderá ter negócios muito diversificados sem comprometer a identidade de suas subsidiárias.

Basicamente significa que a Google pode construir um portfólio muito mais amplo de novos negócios sem necessariamente envolver a 'marca Google'

Troca de CEOs

Fora essa mudança organizacional, a postagem oficial no blog da companhia explica que cada um desses negócios terá um CEO diferente, e a Alphabet será controlada pela dupla de fundadores Larry Page e Sergey Brin, sendo o primeiro o CEO da holding e o segundo o presidente.

Eles devem escolher quem vai comandar cada negócio, e a “divisão Google” já tem o seu novo chefe. Ele é Sundar Pichai que, antes de assumir o cargo de chefe executivo, estava à frente do departamento de engenharia e produtos, incluindo o Android. Page teceu vários elogios a Pichai em sua carta de anúncio da criação da Alphabet, e disse que ele será completamente capaz de levar a nova empresa adiante.

Financeiro

Ainda há poucas informações sobre quando essas mudanças vão de fato se concretizar, mas Page comentou que, quando o relatório do último trimestre fiscal deste ano for publicado, os valores e resultados já estarão separados. Além disso, as ações da atual “Google” serão todas convertidas em ações da “Alphabet” na NASDAQ.

Que diabos de site é esse?

O site da nova companhia já está no ar, “https://abc.xyz/”, e é um tanto estranho. Ao que parece, o nome Alphabet.com não estava mais disponível e/ou era muito caro. De qualquer forma, infelizmente ainda não há muita coisa na página para sanar a curiosidade de ninguém. Fique ligado no TecMundo para saber mais sobre isso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.