Um bom fone de ouvido é essencial para uma experiência sonora de qualidade. Afinal, escolher um acessório barato nem sempre vai trazer o melhor custo-benefício para o comprador. Porém, mesmo que o consumidor invista muito dinheiro na aquisição de um produto de qualidade, ainda há dicas importantes que podem aprimorar bastente a experiência sonora providenciada pelo fone de ouvido.

Steve Guttenberg, do CNET, separou três pontos importantes que devem ser observados por aqueles que querem experimentar novos sons sem trocar de fone de ouvido. São algumas dicas simples, mas que podem fazer muita diferença caso você as coloque em prática.

1. Usar o fone do lado certo

Quase todos os acessórios dessa categoria possuem uma distinção entre o lado direito e o esquerdo. A dica básica é respeitar essa divisão, permitindo que os canais certos emitam os sons para os ouvidos certos. Um compositor pode escolher como trabalhar com cada um desses canais, por isso é importante respeitar os lados caso você queira aproveitar com qualidade a criação do artista.

2. Ajustes finos

Para poder aproveitar o som estéreo de forma realmente correta, é preciso estar equidistante de todas as fontes sonoras disponíveis. No caso do fone de ouvido, pequenos ajustes na posição podem fazer com que o seu ouvido esteja corretamente posicionado dentro da concha do acessório. Na prática, a diferença pode parecer subjetiva. Por isso, é preciso testar até encontrar o ponto perfeito que vai trazer o aproveitamento máximo de cada música.

3. Escolha o fone de ouvido certo

A terceira e última dica vai para aqueles que preferem o fone de ouvido intra-auricular. Guttenberg afirma que nem todos os acessórios vão se adaptar a todas as pessoas. Se você prefere esse tipo de acessório, vai precisar procurar até encontrar aquele que fica perfeitamente encaixado dentro de seu ouvido.

A dica é usar aquele fone que bloqueia praticamente todas as saídas de ar de seu ouvido. Você vai sentir que esse é o acessório correto quando não escutar quase nada que está acontecendo à sua volta. Assim, não há chance de o som "escapar", sendo que ele será totalmente direcionado para onde deveria ir: o seu ouvido.

.....

O que você achou dessas dicas? E que tal descobrir as principais diferenças entre um fone de ouvido barato e um caro?

Qual é o fone de ouvido que você costuma utilizar? Comente no Fórum do TecMundo!