Mac Pro, é você? Case DUNE para PC traz visual circular bastante familiar

2 min de leitura
Imagem de: Mac Pro, é você? Case DUNE para PC traz visual circular bastante familiar

Se você sempre quis um computador com cara de lixeira formato cilíndrico, mas não gostava da ideia de trocar um PC por um caríssimo Mac Pro, saiba que sua chance pode estar chegando. Obviamente, não estamos falando de um case lançado pela própria Apple, mas de um projeto do Kickstarter chamado DUNE Case.

O case, segundo os criadores do projeto, tem como objetivo trazer um design que não vai mais deixar seus donos “limitados por linhas ou presos aos cantos ao construir PCs personalizados”. Ao mesmo tempo, a empresa deseja trazer uma maior eficiência para o desempenho do sistema: usando um sistema de ventilação vertical e cilíndrico, a equipe afirmou alcançar uma taxa de resfriamento superior à de um case comum.

Vendo as imagens do DUNE Case, no entanto, é simplesmente difícil pensar que essa não é apenas mais uma ideia que se baseou um pouco demais no famoso computador de 30 mil reais da Apple. É claro que os dispositivos não são idênticos – o DUNE Case, por exemplo, usa uma simples grade em seu topo, no lugar da elegante saída de ventilação do Mac Pro –, mas a semelhança é mais do que inegável, como as imagens abaixo mostram bem.

Se não fosse a logo da Maçã, você seria capaz de diferenciá-los?

Especificações Técnicas

  • Tipo de placa-mãe suportada: Mini-ITX
  • Material do case: alumínio
  • Tamanho máximo de GPU: 18,5 cm
  • Conectividade: 4 USB 3.0, entrada para fone de ouvido, entrada para microfone, 2 HDMI, Ethernet, 2 drives de disco rígido de 2,5 polegadas
  • Peso: 2,6 kg
  • Dimensões: 26 cm de altura x 21,5 cm de diâmetro
  • Cores disponíveis: preto e dourado

Se você se interessou em dar uma chance para o projeto e ter um DUNE Case em suas mãos, é possível participar do Kickstarter com contribuições mínimas de 189 dólares (R$ 750, em uma conversão simples e sem impostos). O valor, porém, pode diminuir para até 129 dólares (R$ 515), para os primeiros compradores. Já o prazo de entrega fica em torno de julho de 2016.

Fadado ao fracasso?

Infelizmente, não é bom ter muitas esperanças de ver o projeto se tornar realidade. Embora o design do DUNE Case tenha a chance de chamar a atenção de muitos fãs da Maçã, parece que a equipe do projeto acabou se esquecendo que o design do Mac Pro não foi exatamente um sucesso com o público – de fato, muitos devem se lembrar do enorme número de piadas feitas com o visual do computador, em seu lançamento.

Como resultado, o projeto alcançou um número baixíssimo de interessados até o momento. Com quase três semanas passadas desde o início do crowdfunding, o DUNE Case arrecadou menos de 8,5 mil dólares de sua meta de 130 mil dólares; considerando que faltam apenas 42 dias para o fim do prazo, é difícil pensar que o resultado será diferente.

Mesmo se o projeto acabar alcançando a meta, não seria nenhuma surpresa se o DUNE Case nunca visse a luz do dia. O motivo você já imagina, é claro: com tamanha semelhança com o Mac Pro, é bem provável que a Apple processe os criadores do case e os impeça de lançarem o aparelho no mercado.

O que você acha do design do Mac Pro? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.