Windows Phone 8.1: use melhor a assistente Cortana por meio destas 4 dicas

4 min de leitura
Imagem de: Windows Phone 8.1: use melhor a assistente Cortana por meio destas 4 dicas

Fale inglês e teste algumas das tarefas do aplicativo. (Fonte da imagem: Reprodução/TheVerge)

A assistente pessoal Cortana não atende a comandos em português. Mas este aplicativo pode ser testado por quem possui a versão 8.1 do Windows Phone se alguns ajustes forem feitos: altere o idioma e região de seu smartphone para o inglês e EUA, respectivamente, e coloque as funções de Cortana à prova. Adicione um atalho da assistente pessoal à tela inicial, anote lembretes através de comandos de voz, identifique o nome de músicas que tocam ao redor do aparelho e acesse sites também utilizando apenas sua fala.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Altere o "idioma" e a "região" de seu WP 8.1

Antes de pormenorizarmos a forma de uso de alguns dos comandos de Cortana, o aplicativo deve ser ativado. Por estar disponível apenas a determinadas regiões e por atender somente ao idioma inglês, as preferências de seu sistema deverão ser alteradas. Toque sobre a engrenagem exibida pela tela inicial de seu Windows Phone, navegue pelas opções de configurações>sistema e acesse as opções “idioma” e “região”.

Altere as preferências de "idioma" e "região". (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Altere ambas as preferências para “English (United States)” e para “Estados Unidos” – mantenha seu dedo sobre a configuração que deverá ser adotada pelo telefone, toque sobre a opção “mover para cima” e então reinicie seu aparelho.

Mas atenção: por óbvio, toda a interface do smartphone será exibida em inglês. Certifique-se de ao menos dominar certas noções do idioma estrangeiro para prosseguir com este tutorial.

1 – Atalho de Cortana em sua tela inicial

Para que os recursos descritos acima possam ser testados de maneira mais eficiente, recomenda-se fortemente que um atalho ao assistente pessoal do Windows Phone 8.1 seja adicionado à sua tela inicial. E fazer isso é muito fácil. Toque sobre a “seta”, botão localizado ao rodapé da tela inicial do Windows Phone, para acessar a biblioteca de apps do aparelho.

O atalho a Cortana irá facilitar o uso do aplicativo. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Encontre a assistente pessoal Cortana e mantenha seu dedo pressionado sobre o ícone do aplicativo; note que o comando “pin to start” irá aparecer. Feito isso, um atalho logo será exibido pela tela inicial de seu aparelho. Utilizar os serviços oferecidos por Cortana agora ficou fácil: toque sobre o atalho do aplicativo e comece então a interagir com seu smartphone.

2 – Acesso a sites por meio de comandos de voz

Para que sites possam ser acessados por meio de comandos de voz, o endereço dos portais deverá ser primeiramente adicionado à tela inicial de seu Windows Phone como um “pin” – não se sabe o porquê da exigência deste comando. Fato é que Cortana entende as instruções de acesso somente a portais que ficam expostos na área de trabalho do aparelho.

É preciso "cadastrar" os sites que deverão ser acessados por voz. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Abra seu navegador, vá até o site que deverá ser acessado através de sua fala e o salve como um atalho clicando sobre os três pontos (opção localizada à direita do canto inferior da página). Selecione, em seguida, o campo “pin to start”; bem como aconteceu com Cortana (veja o tópico anterior), uma marcação ao site em xeque foi assim adicionada à tela inicial.

"Go to..." é o comando usado para acessar sites. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Depois de “cadastrado”, o portal poderá ser então acessado. Tque sobre o ícone simbolizado por um microfone e visite sites por meio do seguinte comando de fala: “open YouTube” – exemplo utilizado por nossa equipe durante a elaboração deste tutorial.

3 – Qual é a música?

Esta função, disponibilizada por vários aplicativos a aparelhos com sistemas Android e iOS, é uma tarefa nativa de Cortana. Acesse o aplicativo, toque sobre o ícone que se parece com uma nota musical (localizado à direita do canto superior da assistente) e pronto.

A identificação acontece em segundos. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

A música tocada no ambiente em que você estiver presente deverá ser identificada em questão de instantes pelo app – em nosso teste, cerca de dois segundos foram gastos por Cortana durante a correta identificação da música que soava de fundo.

4 – Lembretes anotados através de fala

Lembretes podem ser anotados por meio de comandos de voz em seu Windows Phone. A fala deverá ser dita, obviamente, em inglês. Comece sua frase com “remind me to ...” e espere pela confirmação do lembrete por Cortana. Diga também a que horas o alerta deverá disparar e agende o dia de seu compromisso junto à assistente. Finalize o processo dizendo “yes” e conclua a anotação tocando sobre a tecla “remind”.

Toque sobre o botão "microfone" para que Cortana possa lhe ouvir. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Excluir os lembretes anotados é bastante simples. Acesse as três barras horizontais localizadas à direita do canto superior de Cortana, clique sobre “remind me” e mantenha seu dedo sobre a marcação que deverá ser apagada. Aguarde pela aparição das opções de comando e exclua o compromisso por meio do botão “delete”.

Deletar anotações é tarefa fácil. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Restaure o português como idioma padrão

Após a realização de seus testes junto à assistente pessoal Cortana, o português poderá ser redefinido como idioma padrão de seu Windows Phone. Acesse (bem como descrito pelo tópico introdutório deste tutorial) a engrenagem de configurações (“settings”) e altere os ajustes de “language” e “region” para “Português (Brasil)” e “Brasil” – mantenha seu dedo pressionado sobre as opções que deverão ser restauradas, clique sobre “move up” e reinicie seu aparelho.

Agora, faça o caminho inverso. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

....

A implementação do português como idioma capaz de comandar Cortana ainda não foi feita. Ademais, somente algumas regiões estão habilitadas a permitir o funcionamento adequado da assistente pessoal. O acesso a sites brasileiros por meio de comandos de voz é complicado, naturalmente.

Ainda assim, vale aproveitar o recurso de identificação de músicas, por exemplo. Não se pode negar também o estímulo ao aprendizado que o aplicativo é capaz de provocar: que tal começar a anotar lembretes em inglês em seu Windows Phone?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.