Windows 8: quatro formas de acessar o Painel de controle clássico

Veja como é fácil visualizar a familiar tela de configurações do sistema da Microsoft.
  • Visualizações84.196 visualizações
Por Elaine Martins em 25 de Julho de 2012

Windows 8: quatro formas de acessar o Painel de controle clássico (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Apesar de trazer diversas mudanças no visual de suas aplicações, o Windows 8 manteve o interface antiga de muitos recursos. O Painel de controle, por exemplo, pode ser acessado na versão com interface Metro ou com a aparência clássica, à qual a maioria das pessoas está acostumada.

Há quatro formas diferentes de visualizar o recurso de configurações do Windows 8 com a boa e velha cara de sempre, e o Tecmundo mostra todos os passos necessário para utilizar cada uma delas. Confira!

Menu de acesso rápido

No espaço antes ocupado pelo Menu Iniciar, na Área de trabalho, o Windows 8 traz o chamado menu de acesso rápido, o qual, como o próprio nome sugere, permite encontrar mais rapidamente algumas opções essenciais do sistema, como o Painel de controle.

Para acessá-lo, é só clicar com o botão direito do mouse no canto inferior esquerdo da Área de trabalho, ou utilizar o atalho “Tecla do Windows + X”. Depois, basta selecionar a opção “Control Panel” e aguardar até que o Painel de controle seja exibido em sua versão clássica.

Windows 8: quatro formas de acessar o Painel de controle clássico (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Charms Bar

Outra forma de acessar rapidamente o principal recurso para personalização do Windows é utilizando a Charms Bar. Posicione o cursor do mouse no canto inferior direito da Área de trabalho ou pressione as teclas “Tecla do Windows + C”.

Nas opções que aparecerem na borda direita da tela, selecione o item “Settings” e, depois, “Control Panel”. Você também pode utilizar o atalho “Tecla do Windows + I” para visualizar o segundo item mais rapidamente.

Windows 8: quatro formas de acessar o Painel de controle clássico(Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Windows Explorer

O gerenciador do Windows 8 ganhou diversos recursos bem interessantes, como um botão para levar você até o Painel de controle mais rapidamente. Na tela do Windows Explorer, selecione a opção “Computer”, na coluna mais à esquerda.

Ao fazer isso, é possível reparar que os itens da barra de ferramentas são modificados. Localize o botão “Open Control Panel” e clique sobre ele. Depois de alguns instantes, a tela de configurações do sistema é exibida para você alterar o que desejar.

Windows 8: quatro formas de acessar o Painel de controle clássico (Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Tela “Executar”

O Painel de controle clássico também pode ser executado utilizando o atalho “Tecla do Windows + R”. Na tela que aparecer, digite “control” e clique em “OK”. Pronto! Isso fará com que os itens de configurações do sistema operacional sejam mostrados para você.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!