Bola com drone embutido consegue voar e pode proporcionar novos esportes

1 min de leitura
Imagem de: Bola com drone embutido consegue voar e pode proporcionar novos esportes

(Fonte da imagem: Reprodução/Daily Mail)

O estudante japonês Jun Rekimoto, da Universidade de Tóquio, desenvolveu um tipo de objeto que pode originar novos tipos de esporte: uma bola autônoma que consegue voar.

O invento foi batizado de HoverBall e possui um drone embutido que permite que o item voe por pelo ar por pelo menos cinco minutos, sendo controlado (por enquanto) remotamente por um dispositivo. No interior da bola plástica existe um quadcóptero de nove centímetros de diâmetro, permitido diferentes tipos de ações.

Por exemplo, você pode realizar embaixadas sem se preocupar com as questões gravitacionais ou mesmo tentar capturar o globo voador enquanto ele vaga pelo ar – como se fosse um “Pomo de Ouro”, algo que nós vemos na série de livros e filmes Harry Potter. Para melhorar o HoverBall, maiores estudos estão sendo realizadas para que um trajeto de voo seja predeterminado, sem necessidade de que qualquer tipo de controle remoto seja realizado.

(Fonte da imagem: Reprodução/Daily Mail)

“Para brincar com bolas, certos aspectos da física são observados, como bater, rodar, jogar e chutar essas esferas. Esses conceitos foram desenvolvidos porque sabemos que as bolas obedecem às leis da física dinâmica. Enquanto esse conceito é o fundamento de muitos esportes, ele também pode limitar as possibilidades que existem neles”, declarou o inventor.

De acordo com Rekimoto, o objetivo de tal criação é democratizar os esportes para idosos, deficientes e crianças, fazendo com que o HoverBall se adapte de acordo com o jogador, podendo ser conduzido de modo mais lento, rápido ou pré-determinado. Outras aplicações também podem ocorrer, como em exercícios de reabilitação. Apesar dos bons resultados, não existem previsões para sabermos quando as bolas com drones estarão disponíveis no mercado.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.