Chuva em São Carlos (SP) causa alagamentos e arrasta carros

2 min de leitura
Imagem de: Chuva em São Carlos (SP) causa alagamentos e arrasta carros
Avatar do autor

Equipe TecMundo

A cidade de São Carlos, no interior de São Paulo, foi atingida nesta quinta-feira (26) por uma forte chuva que causou alagamentos e diversos estragos. O temporal foi tão intenso que em pouco mais de 1 hora o volume acumulado chegou a 138 milímetros, segundo informações da Defesa Civil do Estado. A região central foi a que mais sofreu.

De acordo com dados de órgãos oficiais, em virtude da força da água, vários carros foram arrastados e, em alguns casos, até mesmo empilhados. Além disso, aproximadamente 40 residências, pelo menos 100 estabelecimentos comerciais e até salas de uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) acabaram sendo inundados, o que gerou muitos prejuízos e bastante apreensão à população.

Algumas pessoas precisaram ser resgatadas, inclusive de dentro de carros. A ajuda chegou tanto por meio de quem também tentava se proteger do temporal quanto por policiais militares e Corpo de Bombeiros, que recorreu a botes infláveis para ir até onde havia pessoas ilhadas.

Medidas governamentais

Depois que a tempestade passou, o cenário era de muita destruição. Por conta disso, a Prefeitura de São Carlos divulgou comunicados solicitando que os moradores evitassem transitar pela região. Várias equipes foram enviadas ao local para providenciar a limpeza de ruas e calçadas.

“Por determinação do Governador João Doria, a Defesa Civil do Estado prestou apoio imediato ao município, inicialmente auxiliando no atendimento às pessoas que precisaram ser resgatadas durante a inundação. As ações foram mantidas em sequência e hoje (27) estamos realizando os trabalhos de rescaldo, contabilizando os prejuízos e prestando o apoio necessário para que a situação seja normalizada”, destaca o diretor do Departamento Estadual de Defesa Civil, Tenente-Coronel Rodrigo Quintino.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.