Os 6 melhores celulares do primeiro semestre de 2014 para jogos

5 min de leitura
Imagem de: Os 6 melhores celulares do primeiro semestre de 2014 para jogos

Os celulares evoluíram muito e viraram verdadeiros video games. No entanto, não é todo smartphone que tem capacidade para rodar os jogos mais recentes.

A realidade é que o aumento da capacidade de processamento desses aparelhos gerou um avanço desenfreado na qualidade gráfica dos jogos e restringiu o acesso à biblioteca mais evoluída para poucos dispositivos.

Pensando no consumidor que está interessado em adquirir um gadget que seja capaz de rodar os títulos mais robustos, resolvemos separar alguns celulares que são indicados para a jogatina. Abaixo, apresentamos em ordem alfabética os modelos mais recomendados.

É importante salientar que existem diversos outros aparelhos que podem executar os jogos mais modernos, portanto nossa lista visa apenas filtrar alguns dos tantos aparelhos disponíveis e indicar quais são os modelos que devem apresentar a melhor qualidade visual.

Apple iPhone 5S

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Prós

  • Chip gráfico de alto desempenho
  • Vasta biblioteca de jogos (principalmente pagos)

Contras

  • Tela pequena

Quando o assunto é games, não há dúvidas de que o iPhone 5S é um dos melhores aparelhos do mercado. O hardware do smartphone mais recente da Apple é altamente capacitado para rodar os jogos mais bonitos do momento.

O iOS é um sistema que sabe gerenciar perfeitamente os recursos disponíveis e sempre entrega uma experiência excelente. O acervo de títulos na App Store é o maior das plataformas mobile, o que faz deste celular o modelo perfeito para jogadores.

O único problema realmente fica por conta da tela de tamanho reduzido, a qual pode dificultar os controles. Claro, também é preciso considerar que o iPhone 5S é um dos produtos mais caros no Brasil, portanto é preciso pensar bem antes de comprar o aparelho.

LG G2

Prós

  • Altíssimo desempenho gráfico
  • Tela grande com resolução Full HD

O atual top de linha da LG mostrou ótimos resultados em jogos durante nossa análise. Ele supera facilmente a maioria dos concorrentes com sistema Android, o que indica que você não terá problemas para rodar os títulos tridimensionais mais avançados da Google Play.

A tela deste aparelho é grande e certamente propicia boa qualidade para a jogatina. Atualmente, o preço do produto está próximo dos 1.500 reais, sendo uma ótima opção para quem busca um gadget inovador e voltado para os jogos.

LG Google Nexus 5

Prós

  • Hardware poderoso
  • Android puro
  • Tela grande com resolução Full HD

O mais recente celular oficial da Google é um monstro para a execução de games. Antes mesmo de ser lançado, o Nexus 5 já havia impressionado o mundo pelos resultados de benchmark. Atualmente, ele está no topo dos resultados na maioria dos sites e foi um dos melhores produtos que passou por nossas mãos nos últimos meses.

A grande vantagem do Nexus 5 é justamente a presença do sistema Android em sua versão original, ou seja, sem os entulhos que as fabricantes normalmente costumam colocar. Com isso, o aparelho dedica todo o processamento para as tarefas principais, não perdendo tempo com recursos que normalmente não são usados pelo consumidor.

Nokia Lumia 1520

(Fonte da imagem: Divulgação/Nokia)

Prós

  • Hardware muito poderoso
  • Tela gigante com resolução Full HD

Contras

  • Catálogo limitado de jogos

O Lumia 1520 é um dos mais recentes lançamentos da Nokia e também é considerado o mais poderoso celular da fabricante. O display enorme de alta definição oferece imagens belíssimas e tem espaço de sobra para que os dedos não fiquem em cima dos elementos importantes dos games.

O processador e o chip gráfico deste aparelho são robustos e garantem muito poder para rodar os games mais recentes sem qualquer dificuldade. O único detalhe é que o Windows Phone ainda tem uma biblioteca de jogos mais tímida. De qualquer forma, se você prefere o sistema Microsoft, esse é o smartphone ideal para games.

Samsung Galaxy Note 3

Prós

  • Display de tamanho avantajado
  • Ideal também para atividades profissionais

O Galaxy Note 3 é um dos gadgets mais poderosos da atualidade. Ele tem processador Snapdragon 800 e 3 GB de memória RAM, o que garante o mais alto desempenho. Este celular é a opção ideal para quem gosta de jogar, mas não pode deixar as atividades profissionais de lado.

Sony Xperia Z1

Prós

  • Tela grande com ótima definição
  • Alto desempenho em games

O Xperia Z1 foi um dos melhores gadgets de 2013, conseguindo muitas vezes superar o Galaxy S4 e até mesmo o LG G2. Este celular é focado nos recursos multimídia, tem câmera de alta qualidade e ainda tem uns truques extras. Quando o assunto é a execução de jogos, o produto da Sony é um dos mais competentes e não deixa nada a desejar.

O que vem por aí

Os aparelhos mostrados acima são os mais robustos da atualidade, mas é óbvio que novos smartphones estão chegando aí. Diversos celulares para jogos foram apresentados na MWC 2014, mas eles ainda não chegaram ao mercado.

Samsung Galaxy S5

Como de costume, o Samsung Galaxy S5 chegou para impressionar o mundo com uma série de novos recursos. Este é um dos gadgets que virá com um dos novos processadores Snapdragon 801 (o modelo instalado neste aparelho é superior ao que virá no Xperia Z2).

Os resultados de benchmark mostrados até agora revelam que o produto supera facilmente a maioria dos concorrentes, sendo um gadget ideal para quem quer o máximo em jogos. A tela de 5,1 polegadas tem resolução Full HD e promete ótimos visuais.

Sony Xperia Z2

Outro grande modelo que vem para animar os jogadores é o Xperia Z2 (confira nosso especial sobre o aparelho clicando aqui). Seguindo o sucesso de seu antecessor, o novo produto da Sony tem processador Snapdragon 801 de 2,3 GHz e uma GPU poderosa capaz de rodar os games mais recentes na tela de 5,2 polegadas de altíssima definição.

(Fonte da imagem: Divulgação/Sony Mobile)

Assim como o Galaxy Note 3, da concorrente Samsung, o Xperia Z2 vem com 3 GB de memória RAM, o que deve garantir que ele possa manter múltiplos apps em execução sem ter seu desempenho abalado. É bem provável que esse produto possa rodar muitos títulos que serão lançados no futuro.

Escolha o seu

Como você pode ver, há muitos bons aparelhos que dão show em desempenho. Evidentemente, quase todos os gadgets citados aqui custam 1.500 reais ou mais, visto que eles são os produtos mais avançados do momento.

Pode ser que seja interessante aguardar a chegada dos novos celulares para então escolher um smartphone gamer. Você já escolheu o seu? Qual dos aparelhos citados acha que pode ser o mais indicado para os jogadores? Deixe sua opinião.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.