Fique de olho: japoneses anunciam smartphone com recurso de leitura de íris

2 min de leitura
Imagem de: Fique de olho: japoneses anunciam smartphone com recurso de leitura de íris

Seja para evitar namoradas e amigos xeretando no celular ou para dificultar o trabalho de ladrões e outros pilantras de plantão, a segurança dos dispositivos mobile é um assunto de primeira importância. Embora os sensores biométricos, capazes de ler digitais ou outras partes do corpo, sejam o recurso mais badalado da categoria no momento, os japoneses já estão de olho no próximo passo da tecnologia. Em parceria com a DoCoMo, a Fujitsu revelou na última terça-feira (12), o primeiro smartphone capaz de fazer autenticações pela leitura da íris.

Se leitor do iPhone 5S foi burlado por uma impressão de alta qualidade pouco tempo depois de seu lançamento, fica difícil afirmar que o escaneamento de digitais é uma solução definitiva para manter seus dados – e sua carteira virtual – a salvo de pessoas com más intenções. Assim, o anúncio do Arrows NX F-04G é uma grata surpresa para quem quer uma dose extra de segurança em sua vida digital – com o bônus de parecer que você está usando um dispositivo saído de algum filme hollywoodiano de espionagem.

A boa notícia é que, além de usar o reconhecimento de íris para desbloquear o aparelho em apenas alguns poucos segundos, o recurso também é capaz de servir de barreira para permitir compras em lojas virtuais como a Google Play e também pode autorizar pagamento feitos via serviços de carteira mobile. Isso quer dizer que, apesar de ser voltada para essa função, a ferramenta não se limita a proporcionar uma dose extra segurança, uma vez que sua utilização possibilita eliminar boa parte das senhas tradicionais requeridas pelos sistemas móveis.

Essa parte fica bem clara no vídeo divulgado pela operadora de telefonia nipônica em seu canal no YouTube – e que você pode conferir no começo da matéria. Nele, alguns cidadãos japoneses fazem caras e bocas para mostrar sua insatisfação ao esquecer os bons e velhos passwords alfanuméricos – tudo em um show de interpretação – até serem salvos por uma donzela portando o Arrows NX F-04G e mostrando a “magia” da leitura de seus olhos pelo celular.

Uma visão distante

Como acontece com muitos outros produtos de tecnologia na Terra do Sol Nascente, é muito difícil que o dispositivo – com data marcada para chegar às lojas japonesas em junho – dê as caras no ocidente, pelo menos de forma oficial. Mesmo assim, não estranhe se o recurso surgir nas próximas versões dos aparelhos top de linha das principais fabricantes do setor – que, inclusive, já devem estar desenvolvendo internamente suas próprias versões da ferramenta.

Oooooooooh!!

Enquanto esse futuro não chega por essas bandas, dá para babar um pouquinho no Arrows NX F-04G, já que, em questão de hardware, o smartphone da Fujitsu não faz feio. Confira abaixo algumas das características dele:

Especificações Técnicas

  • Tela: IPS de 5,2 polegadas (com Gorilla Glass 3)
  • Resolução de tela: Quad HD (2560x1440 pixels)
  • Sistema operacional: Android 5.0 (Lollipop)
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 810 quad-core de 2,0 GHz (Cortex-A57) + quad-core de 1,5 GHz (Cortex-A53)
  • GPU: Adreno 430
  • Memória RAM: 3 GB
  • Armazenamento interno: 32 GB
  • Armazenamento externo: suporta cartões micro SD
  • Câmera traseira: 21 MP (com sensor Sony IMX230 Exmor RS)
  • Câmera frontal: 2 MP
  • Conectividade: 4G LTE, Bluetooth 4.1, WiFi a/b/g/n/ac, porta micro USB 2.0, NFC
  • Recursos exclusivos: tecnologia de autenticação por leitura de íris
  • Bateria: 3.120 mAh
  • Peso: 155 g
  • Dimensões: 70 mm de largura x 146 mm de altura x 88 mm de espessura
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.