Android: aprenda a testar a sensibilidade e os multitoques da tela

2 min de leitura
Imagem de: Android: aprenda a testar a sensibilidade e os multitoques da tela

A tela sensível ao toque é normalmente acusada de ser a grande vilã dos eletrônicos de muita gente. Errou o ícone? "Culpa do touch". Perdeu em um jogo? "Eu toquei, a tela que não foi direito!". Porém, não adianta ficar só nas reclamações: afinal, como provar que o touchscreen do display do seu tablet ou smartphone está funcionando corretamente ou apresenta problemas? Ou pior: como saber qual o tipo de defeito?

O site Phone Arena preparou um tutorial com dois testes básicos que ajudam você a entender sozinho o funcionamento da sensibilidade ao toque do aparelho com Android e a diagnosticar o próprio dispositivo.

Preparando o terreno

O primeiro passo é ganhar acesso de desenvolvedor ao aparelho. Caso você ainda não tenha esse privilégio, acesse as configurações do Android, vá em "Sobre o telefone" e pressione sete vezes o item "Número da versão".

Agora, vá em "Programador" e selecione o item "Localização do ponteiro". Ele cria automaticamente uma barra horizontal no topo da tela. Na cor cinza e com alguns elementos em vermelho, iluminados de acordo com o movimento dos dedos no display, ele apresenta uma série de valores e medidores relativos ao touchscreen.

Não sabe o que são os vetores calculados e nem os valores que surgem a cada novo movimento que você faz na tela? Não se preocupe: nem todos são importantes e é muito fácil de identificá-los nas provas a seguir. Elas exigem só alguns minutos de tempo livre, um pouco de paciência e nenhum tipo de experiência com procedimentos parecidos.

1. Teste de multitoques

Você sabe quantos multitoques (ou seja, contatos com dedos diferentes) o seu aparelho possui? Será que isso está funcionando corretamente? Agora, é possível confirmar isso: em qualquer tela do aparelho, tente encostar todos os dedos possíveis ao mesmo tempo no display. É complicado, claro, mas com um pouco de treino isso é possível.

Na extremidade esquerda da barra superior, surge a informação sobre quantos dedos foram reconhecidos e qual a capacidade máxima — no caso da foto, os cinco multitoques estão funcionando normalmente (mas posicionamos somente quatro dedos ao mesmo tempo na tela).

2. Teste de resposta

Outro teste possível é saber se há algum canto ou ponto da tela em que a resposta ao toque, zoom ou deslize danificado. Para isso, abra um app com a tela clara (como um bloco de notas vazio) e deslize o dedo livremente pela tela.

Note que uma espécie de rastro é formado. É com ele que você, sozinho, pode chegar à conclusão de que o touch está ou não respondendo corretamente. Os problemas mais comuns não nas laterais, então preste mais atenção nesses trechos.

Pronto! A partir desses dois testes, é possível notar se a sua tela está ou não com a sensibilidade ao toque operando corretamente. Em caso negativo, recomendamos alguma assistência técnica oficial da marca ou comunicar diretamente a fabricante, caso a garantia ainda esteja valendo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.