Review: notebook gamer Alienware 15 [vídeo]

7 min de leitura
Imagem de: Review: notebook gamer Alienware 15 [vídeo]

Ao longo dos anos, a Alienware ganhou fama com projetos ousados no design de notebooks gamers. Os produtos da companhia sempre prezam por um equilíbrio entre visual arrojado e configuração de hardware robusta.

Esse cuidado da fabricante a colocou em uma posição privilegiada, de modo que, até hoje, seus dispositivos são considerados verdadeiros sonhos de consumo. No Brasil, os jogadores sempre ficaram na vontade, uma vez que a empresa não tinha representatividade por aqui.

Agora, após a Dell assumir o controle da linha de produção, os primeiros laptops da Alienware finalmente desembarcam em território brasileiro. Num primeiro momento, a fabricante oferece dois modelos: o Alienware 15 e o Alienware 17.

Como de costume, o consumidor pode personalizar a máquina mudando vários componentes, incluindo processador, placa de vídeo e outros itens de hardware. Nós recebemos o modelo de 15 polegadas para testar, que vem com hardware de ponta e visual insano, coisas que já são marca registrada da fabricante. Vamos conferir os detalhes e testes.

Especificações

Design de outro mundo

Conforme já comentamos, a Alienware é reconhecida por seu design único. Sua excelência em projetos de notebooks gamer é facilmente visualizada na concepção deste modelo. Diferente de produtos concorrentes, que apostam em carcaças mais simples, a Dell projetou o Alienware para impressionar já no primeiro contato e entregar eficiência no funcionamento.

O design do Alienware 15 é um espetáculo em todos os sentidos. Por fora, ele parece uma nave alien, com retas marcantes e uma combinação de cores cinza e preto. Há algumas partes em relevo e outras com vincos marcantes. A tampa, que não segue o molde retangular, é um diferencial interessante, que certamente conta a favor do visual arrojado.

Design arrojado e alta qualidade de construção

O ícone do alienígena na tampa fica muito ousado com a iluminação de fundo. Aliás, falando em luzes, todo o sistema é iluminado e personalizado para deixar o visual bem de outro mundo. Todas as opções de cores e brilho podem ser reguladas no software próprio da fabricante.

O design do Alienware 15 é um espetáculo e ele até parece uma nave alien

Na parte de dentro, qualquer um fica impressionado com o cuidado da marca. O botão power com cabecinha de alienígena também ajuda a vender o produto. Ao clicar nele, a gente vê a luz de fundo se acender. E quem diria que o touchpad também teria luz? Pode parecer um recurso simples, mas toda essa construção de visual e design faz do Alienware 15 um dispositivo único.

Sistema de luzes RGB garante um visual top!

É válido ressaltar que, apesar de ser um produto gamer, este notebook não é tão pesado (já que pesa um pouco mais do que 3 kg) e tem medidas bem modestas, que não dificultam seu transporte na mochila. Sinceramente, temos aqui um dos melhores projetos desta categoria, com acabamento de primeira e um design que vai deixar qualquer um babando.

Tela de ótima qualidade

Jogadores sempre buscam o melhor em qualidade para obter vantagem durante as partidas. A Dell sabe disso e por isso não economizou no display do Alienware 15.  Como o próprio nome sugere, o modelo que testamos conta com tela de 15 polegadas, mas há uma versão maior, com 17 polegadas.

A tela deste aparelho que analisamos conta com tecnologia IPS e resolução Full HD (1920x1080 pixels). A qualidade é simplesmente arrasadora, com contraste e brilho de primeira, graças também ao antirreflexo e ao sistema de iluminação que fornece até 220 nits. Não notamos qualquer problema de distorção de cores, mesmo quando posicionamos a tela em ângulos mais obtusos.

Tela com alto nível de brilho e colorido excepcional

Obviamente, por se tratar de uma configuração personalizada, a fabricante ainda oferece a variação de tela com resolução 4K. Certamente, um display com tamanha qualidade pode incrementar a jogatina, mas também é necessário atualizar o hardware para dar conta do recado. Para quem optar pelo display de fábrica, certamente a qualidade oferecida não vai deixar a desejar.

Configuração preparada para a jogatina

Toda a parte visual e de imagem é de suma importância, mas é claro que os gamers buscam hardware acima de tudo, então vamos direto ao ponto. A versão mais básica do Alienware 15 vem com Intel Core i5-6300HQ, 8 GB de memória RAM, GTX 965M e disco 1 TB. Essas especificações já são bem robustas e ficam acima de muitos modelos concorrentes.

O boot é insano e todos os apps e jogos abrem na velocidade da luz. A GTX 970M deu show de desempenho nos jogos!

O modelo que a gente testou já fica um pouco acima disso, turbinado com processador Intel Core i7-6700HQ, 16 GB de memória RAM do tipo DDR4, placa de vídeo NVIDIA GTX 970M com 4 GB de memória dedicada do tipo GDDR5, SSD de 128 GB já no padrão M.2 e mais um disco de 1 TB. Nem precisa dizer que esta máquina voa, né?

O boot é insano e todos os apps e jogos abrem na velocidade da luz. A GTX 970M deu show de desempenho nos jogos – rodamos Batman Arkham Knight, Rise of the Tomb Raider, Shadow of Mordor e Dying Light. O Alienware 15 manteve o desempenho próximo dos trinta frames por segundo com qualidade alta na maioria dos jogos.

Testes de desempenho

Amplificador gráfico

Mesmo com tamanha potência,  muitos jogadores não ficam satisfeitos com o desempenho dos chips gráficos de notebooks gamers, uma vez que eles não alcançam o desempenho dos componentes preparados para desktops. Pensando nisso, a Dell apostou no desenvolvimento de uma tecnologia para melhorar a performance gráfica sem que o jogador tenha que comprar um novo notebook.

Você pode instalar placas da AMD ou NVIDIA no amplificador gráfico para rodar seus games favoritos até em 4K

O Alienware 15 é um dos modelos compatíveis com a tecnologia de amplificador gráfico. Ele vem com uma conexão para você ligar uma placa de vídeo offboard no notebook. Sim, a gente tá falando de uma placa de vídeo comum, dessas que você pode usar no desktop, só que, com essa artimanha, você pode levar o poder do PC de mesa para o seu laptop.

Turbine a performance com a conexão para amplificador gráfico

É só comprar o amplificador gráfico da Dell (que custa R$ 1.499) e você pode instalar placas da AMD ou NVIDIA para rodar seus games favoritos até em 4K. O amplificador não vem com placa interna, somente com fonte de alimentação. Uma vez feito isso, o notebook passa a usar a placa offboard e apresenta um desempenho monstruoso.

Bateria e áudio

A bateria é sempre um item preocupante em notebooks do tipo gamer, uma vez que os componentes trabalham com clocks elevados e, consequentemente, apresentam potência exagerada. Geralmente, as fabricantes apostam em dispositivos energéticos de maior capacidade, mas isso nem sempre garante uma autonomia satisfatória.

No caso do Alienware 15, a Dell promete que a bateria pode durar até sete horas, mas é claro que esse valor não é para a execução de jogos. Nos nossos testes, este laptop aguentou quase três horas rodando vídeos e alguns games. O mesmo valor foi confirmado com o Powermark, software de benchmark de bateria que apresentou autonomia de quase 3 horas e 30 minutos.

Configuração de som bem distribuída dá show em qualidade

Na hora da jogatina pesada, a bateria rendeu pouco mais que uma hora (com brilho da tela em nível máximo e configurações dos jogos na qualidade mais elevada), até porque os coolers rodam bastante para refrigerar o chip gráfico.  De qualquer forma, acreditamos que o trabalho de energia aqui é muito competente, sendo possível maximizar a autonomia ao regular o brilho da tela.

Ainda que os jogadores costumem usar headphones para as partidas, as fabricantes vêm apostando seriamente em soluções de áudio robustas. O sistema de som do Alienware 15 segue essa ideia de levar a melhor qualidade sonora ao consumidor, de forma que podemos classificar a configuração como espetacular.

O som sai pela parte da frente e por baixo do teclado, ficando muito bem distribuído pela carcaça. Com bom nível de volume e qualidade de primeira, o jogador é levado pra dentro dos games. O som é limpo e muito envolvente. Até mesmo os graves impressionam para a execução dos jogos e de músicas.

Vale a pena?

A Dell demorou para trazer a linha Alienware ao Brasil, mas parece que ela chegou com tudo para competir com grandes marcas já presentes em território nacional. Oferecendo máquinas prontas para dar show em desempenho, a fabricante promete levar performance e design de ponta aos gamers mais exigentes.

O Alienware 15 é um produto impressionante, que pesa um pouquinho mais que 3 kg, vem com hardware impressionante e visual de outro mundo. Ficamos muito satisfeitos com o sistema, que se comporta muito bem no dia a dia e durante os games.

Uma das máquinas mais impressionantes que já testamos!

Obviamente, toda essa tecnologia e inovação tem um preço. O Alienware 15 mais barato custa quase 8 mil reais. O notebook que a gente testou passa dos 12 mil reais, uma vez que vem com update significativo no hardware. Para quem tem muita grana, a Dell tem um modelo ainda mais completo (com GTX 980M) que chega próximo de 20 mil reais.

É importante considerar que estamos falando de um produto de luxo, ou seja, para quem não quer apenas potência, mas também tem apreço pelo design. Para gamers com muita grana, essa máquina completa é uma das melhores opções do mercado, mas, considerando o modelo de entrada, a Alienware tem aqui um produto muito competitivo e pronto para a jogatina pesada.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.