Dia de festa: YouTube comemora 10 anos de existência

3 min de leitura
Imagem de: Dia de festa: YouTube comemora 10 anos de existência

Hoje (14 de fevereiro) e também nos próximos dias, muitos estarão na avenida e nos bailes de carnaval, mas uma grande quantidade de pessoas vai estar em frente ao computador, assistindo a vídeos de gatinhos e apreciando o acervo quase infinito de vídeos do YouTube. E por falar nele, é importantíssimo mencionar que neste mesmo dia 14 de fevereiro de 2015, o maior serviço de streaming do mundo completa dez anos.

Exatamente, o YouTube está comemorando sua primeira década de vida, sendo um dos maiores responsáveis pelo tráfego de dados na internet mundial. E para homenagear a chegada deste dia tão especial, trouxemos algumas curiosidades bem legais sobre o serviço, que foram reunidas originalmente pelo site Know Your Mobile. Será que você já sabia de todas elas?

1. Ele não foi criado pela Google

O YouTube é costumeiramente chamado de “serviço da Google” e não há nada de errado nisso. Afinal de contas, em 2006 a empresa de Mountain View adquiriu o serviço de streaming por US$ 1,65 bilhão. Antes disso, o sistema era controlado por três jovens ex-funcionários do PayPal — Steve Chen, Chard Hurley e Jawed Karim. A aquisição ocorreu pouco mais de um ano depois da fundação do site e movimentou quantias bem altas para a época.

Vale dizer que os três fundadores não sabem ao certo como surgiu a ideia do YouTube — ou pelo menos não têm uma versão única disso. Enquanto Hurley e Chen dizem que a inspiração veio pela falta de uma ferramenta interessante para o upload, Karim afirma que a motivação veio da dificuldade de encontrar os vídeos de uma maneira unificada — uma vez que eles ficavam literalmente espalhados pela internet.

2. Podia ter sido um site de encontros

Não se sabe exatamente se essa história é verdadeira, mas vale dizer que ela é defendida pelos três fundadores. De acordo com eles, antes de o YouTube se tornar um servidor de vídeos para a reprodução via streaming, ele quase foi fundado como um site para encontros. Eles ainda afirmam que mudaram de ideia depois de chegarem aos eventos descritos no tópico anterior.

3. Este é o primeiro vídeo postado no YouTube

Apesar de o YouTube ter sido lançado em fevereiro, o primeiro vídeo a ficar público só surgiu em abril. E o vídeo não é exatamente um clássico do serviço — afinal de contas ele não é engraçado, superproduzido e nem ao menos bizarro —, mas vale a pena ser mencionado. Trata-se de um pequeno filme que mostra o fundador Jawed Karim no zoológico de San Diego (EUA). O vídeo já tem mais de 17 milhões de visualizações.

4. A fase Beta só surgiu em maio de 2005

Já dissemos que o YouTube foi lançado em fevereiro e que o primeiro vídeo foi publicado em abril. Mas é preciso dizer também que o lançamento em versão “Open” só ocorreu em maio — antes disso era preciso ter convites especiais para acessar o serviço em fase de testes. Pouco tempo depois o número de uploads de vídeos já ultrapassava os 60 mil por dia e isso chamou muito a atenção da Google.

5. Este ainda é o vídeo mais assistido

Dispensando qualquer apresentação, o vídeo abaixo já foi assistido mais de 2 bilhões de vezes — até o fechamento desta matéria, o número exato era de: “2.239.970.052 (Dois bilhões, duzentos e trinta e nove milhões, novecentos e setenta mil e cinquenta e dois)”.

6. Estatísticas impressionantes

Em 2011, nós fizemos um infográfico com os números impressionantes do YouTube. Na época, tudo isso já era muito significativo e 48 horas de vídeo eram enviados a cada minuto. Hoje, quase quatro anos depois tudo está ainda mais poderoso. São quase 300 horas de upload no mesmo período. Você pode ver mais sobre esses dados aqui embaixo, em estatísticas trazidas diretamente do serviço:

  • O YouTube tem mais de um bilhão de usuários
  • Todos os dias as pessoas assistem a centenas de milhões de horas de vídeo no YouTube e geram bilhões de visualizações
  • Ano após ano, o número de horas por mês que as pessoas assistem no YouTube cresce até 50%
  • 300 horas de vídeo são enviadas ao YouTube a cada minuto.
  • Até 60% das visualizações de um criador de conteúdo vêm de fora de seu país de origem
  • O YouTube está localizado em 75 países e disponível em 61 idiomas
  • Metade das visualizações do YouTube é em dispositivos móveis
  • A receita para dispositivos móveis no YouTube é de mais de 100% ano após ano

.....

Como você pode perceber, o YouTube é mesmo impressionante e o aniversário de 10 anos do serviço só mostra que ele ainda possui muito gás. Será que algum dia conheceremos um concorrente de peso ou a liderança no segmento não sofre ameaças?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.