Você sabia que o YouTube está cheio de filmes dublados completos e grátis?

2 min de leitura
Imagem de: Você sabia que o YouTube está cheio de filmes dublados completos e grátis?

O YouTube é um dos maiores serviços de streaming de vídeos em todo o mundo — e se considerarmos apenas os que são grátis, ninguém é páreo para competir com ele na atualidade. Mas você sabia que o canal possui conteúdos bem mais completos do que aquelas mídias de 4 ou 5 minutos que você pode assistir em qualquer intervalo de café?

Pois é, o YouTube conta com muitos filmes completos disponíveis em sua base de dados. E isso vale para obras dos mais diversos gêneros — desde comédias até suspenses e romances de sucesso. Basta fazer uma rápida busca na página para encontrar muitos resultados em alta resolução.

Há filmes de quase todos os países, incluindo alguns produzidos aqui no Brasil e vários outros de diversos locais e que foram dublados para o português. Dessa forma, os conteúdos ficam disponíveis de modo gratuito para qualquer pessoa com acesso à internet.

Mas isso é legal?

É claro que as questões de legalidade sempre devem ser levadas em consideração quando falamos de obras com direitos autorais. Pois é bom deixar claro que quem define a legalidade da distribuição gratuita no YouTube é a empresa que detém as licenças de cada obra.

Isso porque a produtora/distribuidora do filme pode realizar o upload no serviço da Google ou permitir que ele seja feito por outras partes. Também há muitas obras que entram em domínio público e podem ser compartilhadas sem qualquer problema.

Já filmes protegidos por leis de direitos autorais e publicados por pessoas sem autorização são considerados como obras com distribuição ilegal. Dessa forma, o YouTube pode receber o pedido para que o documento seja excluído assim que os responsáveis por ele tomam ciência do fato.

Geralmente, a Google não demora muito mais do que algumas horas para fazer a exclusão dos materiais, tão logo seja feito o pedido. Vale dizer ainda que, caso os vídeos ilegais estejam monetizados, os ganhos podem ser repassados direta e automaticamente para os detentores dos direitos autorais.

Geralmente, a Google não demora muito mais do que algumas horas para fazer a exclusão dos materiais

É importante dizer ainda que as dublagens também têm direitos autorais. Isso significa que filmes que estão em domínio público nos Estados Unidos podem ter suas versões traduzidas protegidas aqui no Brasil.

Ou seja...

Como você deve perceber após uma rápida pesquisa no YouTube, muitos dos filmes que aparecem na lista são bem recentes e publicados por perfis pessoais e sem vínculo com as empresas detentoras dos seus direitos. Isso significa que há enormes chances de eles serem ilegais. Por causa disso, também há grandes chances de que eles saiam do ar rapidamente.

Há filmes dublados no YouTube para quem não quer pirataria?

Quando você procura por filmes no YouTube, também recebe o retorno daquelas obras disponíveis legalmente para aluguel ou compra. Como você pode ver na imagem abaixo, os filmes são mostrados de um modo diferente, com a demonstração dos preços logo depois do nome do filme que você buscou.

Para assisti-los, basta ter uma conta Google e cadastrar um cartão de crédito. Caso você já tenha o cartão cadastrado por causa de sua conta na Play Store, pode utilizá-lo sem qualquer problema.

......

Você já assistiu a filmes grátis no YouTube?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.