Imagens fortes: cirurgias em 360° chegam ao YouTube

1 min de leitura
Imagem de: Imagens fortes: cirurgias em 360° chegam ao YouTube

A Medical Realities é uma companhia médica que está entrando em um mundo um pouco fora do comum para ela: a gravação de vídeos 360° voltadas para realidade virtual. E os vídeos tratam sobre o quê? Sim, cirurgias gerais.

No dia 14 de abril, a empresa vai se tornar a primeira do mundo a realizar um streaming ao vivo — e em realidade virtual, 360° — de uma operação de remoção de tumor de cólon no YouTube. Como a cirurgia é de baixo risco, o paciente deu o "ok" para que tudo seja transmitido para milhares, ou milhões, de espectadores.

Shafi Admed, o cirurgião responsável, comentou que o objetivo da transmissão é apenas educativo. Isso significa que estudantes de medicina vão poder se familiarizar com os movimentos e o funcionamento de uma sala de cirurgia. Contudo, sabemos que muitos curiosos também vão botar os olhos na tela.

Apesar da iniciativa, Ahmed também comentou que as imagens vão ter um atraso de 60 segundos. Isso porque, caso algo dê errado ou algum problema aconteça durante a cirurgia, haverá tempo suficiente de cortar de a transmissão.

Imagens fortes

Apesar de a grande cirurgia ao vivo ser transmitida apenas no dia 14 de abril, a Medical Realities já postou alguns vídeos em 360°, voltando para realidade virtual, no YouTube.

Abaixo, você vai ver um vídeo de uma operação de colectomia direita laparoscópica para câncer de cólon. Tire as crianças da sala e bons estudos — ou, boa "matada" na curiosidade:

Cirurgias ao vivo no YouTube são realmente educativas? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.