Você já parou para pensar que aquele vídeo que você tanto gosta de assistir no YouTube pode ter sido enviado por alguém que mora na sua rua? Infelizmente, a plataforma da Google não oferece nativamente um recurso para que você descubra de onde saiu cada um de seus clipes, é possível descobrir essa informação usando uma ferramenta batizada como Geo Search Tool.

Trata-se de um aplicativo online (acessível via navegador) e de código aberto, ou seja, qualquer pessoa pode modifica-lo e redistribui-lo livremente. Para usá-lo, basta entrar no endereço http://youtube.github.io/geo-search-tool/search. A página é muito simples, e tudo o que você precisa fazer é informar um endereço no campo “Location” e escolher uma janela de tempo em “Time Frame” (apenas vídeos da última hora, da última semana, último ano etc.).

Ao clicar em “Search”, o Geo Search Tool fará uma varredura e retornará com vídeos cuja geolocalização apontem para as proximidades do logradouro informado. Os resultados são numerados e apontados com tags em um mapa do Google Maps. Ao clicar em um dos vídeos, você é automaticamente redirecionado para o YouTube. Vale observar que o site apenas lista clipes de cunho noticioso e cujo autor deixou ativada a opção de marcação geográfica.

Caso queira resultados mais específicos, clique em “Show Advanced Search” antes de fazer uma busca. Com isso, abre-se o menu de opções avançadas de pesquisa. Você pode determinar palavras-chave para os vídeos, especificar uma área-limite ao redor do endereço informado, optar por resultados somente com licença Creative Commons e muito mais. Caso você seja um desenvolvedor e queira estudar o código do Geo Search Tool, clique neste link.

Que recurso novo você gostaria que o YouTube implementasse? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: