YouTube: como descobrir vídeos publicados nas redondezas da sua casa

1 min de leitura
Imagem de: YouTube: como descobrir vídeos publicados nas redondezas da sua casa
Imagem: Marketing Land
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Você já parou para pensar que aquele vídeo que você tanto gosta de assistir no YouTube pode ter sido enviado por alguém que mora na sua rua? Infelizmente, a plataforma da Google não oferece nativamente um recurso para que você descubra de onde saiu cada um de seus clipes, é possível descobrir essa informação usando uma ferramenta batizada como Geo Search Tool.

Trata-se de um aplicativo online (acessível via navegador) e de código aberto, ou seja, qualquer pessoa pode modifica-lo e redistribui-lo livremente. Para usá-lo, basta entrar no endereço http://youtube.github.io/geo-search-tool/search. A página é muito simples, e tudo o que você precisa fazer é informar um endereço no campo “Location” e escolher uma janela de tempo em “Time Frame” (apenas vídeos da última hora, da última semana, último ano etc.).

Ao clicar em “Search”, o Geo Search Tool fará uma varredura e retornará com vídeos cuja geolocalização apontem para as proximidades do logradouro informado. Os resultados são numerados e apontados com tags em um mapa do Google Maps. Ao clicar em um dos vídeos, você é automaticamente redirecionado para o YouTube. Vale observar que o site apenas lista clipes de cunho noticioso e cujo autor deixou ativada a opção de marcação geográfica.

Caso queira resultados mais específicos, clique em “Show Advanced Search” antes de fazer uma busca. Com isso, abre-se o menu de opções avançadas de pesquisa. Você pode determinar palavras-chave para os vídeos, especificar uma área-limite ao redor do endereço informado, optar por resultados somente com licença Creative Commons e muito mais. Caso você seja um desenvolvedor e queira estudar o código do Geo Search Tool, clique neste link.

Que recurso novo você gostaria que o YouTube implementasse? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.