Há algum tempo, nós testamos o Sony Xperia T2 Ultra e ficamos interessados na ideia da fabricante em apostar no mercado de phablets, mas parece que os planos dela não são de manter as telas desses aparelhos tão grandes.
Nossos vídeos em destaque
Desta vez, a companhia nos enviou o smartphone Xperia T3 para conferirmos de perto as novidades. Assim como o antecessor, o novo modelo é focado no consumidor que busca um dispositivo com design atraente e configurações intermediárias.
Vamos averiguar de perto quais foram as melhorias e as alterações que a Sony fez em seu mais novo aparelho Android. Como de praxe, antes de qualquer coisa, vale visualizar as especificações e os benchmarks antes de partirmos para os detalhes da análise.
Especificações
)
Resultados de benchmarks
)
)
)
Visual impressionante
Smartphones de linhas intermediárias costumam ser bonitos e ter boa qualidade de construção, mas é de ficar abismado ao ver como a Sony foi meticulosa nesse sentido com o Xperia T3. O aparelho é ainda mais bonito que o antecessor e mais parece um dispositivo de alto desempenho.
Além de ser muito leve (são menos de 150 g), este celular é extremamente fino. Todo mundo que vê o produto de perto fica impressionado com as medidas. A aparência frontal também faz toda diferença. A tela de 5,3 polegadas fica bem acomodada, sobrando apenas o espaço para segurar o smartphone na horizontal sem que os dedos fiquem em cima do conteúdo.
A traseira emborrachada dá segurança na pegada e combina perfeitamente com o todo. A logo da Sony centralizada chama a atenção, já que os demais elementos na parte de trás são discretos. A câmera fica bem pouco saliente, evitando desníveis quando o smartphone é colocado sobre um local plano.
)
As laterais prateadas garantem maior resistência e disfarçam bem os botões e os espaços para inserir o cartão SIM e o cabo USB. A tampa traseira não pode ser removida, o que serve para reduzir as medidas. Apesar de, por um lado, tal característica ser interessante, por outro, o usuário leva a desvantagem de não ter acesso à bateria (algo que muitos julgam essencial).
Tela e hardware razoáveis
Conforme comentado anteriormente, a tela do Xperia T3 reduziu um pouco de tamanho se comparada à do T2. Todavia, as demais características foram mantidas. A resolução é HD (1280x720 pixels), o que muitos podem achar pouco, mas não é exagero dizer que a qualidade de imagem é boa.
Justamente por conta da redução no tamanho, o display do Xperia T3 acaba tendo melhor definição. O visor ainda conta com a tecnologia Triluminos da Sony, a qual tem cores vibrantes e não apresenta distorções mesmo quando a tela está bem de lado. O display responde muito bem aos comandos de toque, mas só suporta 4 toques simultaneamente.
)
A configuração de hardware não é tão impressionante e quem tem um Xperia T2 não tem motivos para adquirir o novo modelo da linha, já que só o processador é um pouco melhor. Os demais componentes, como a memória RAM e o chip gráfico, são idênticos. De qualquer forma, o novo aparelho da Sony não apresenta problemas na maioria dos apps.
Os jogos rodam muito bem e o aparelho responde bem aos comandos de toque. Dá pra curtir os games mais recentes com alta qualidade e sem notar quedas de desempenho. Nos benchmarks, o Xperia T3 cumpre seu papel, mas não surpreende porque não leva vantagem sobre seu antecessor.
A única coisa que apresenta lentidão mesmo é a câmera. Na hora de registrar as fotos, os cliques demoram um tempinho. Isso é um bocado incômodo, ainda mais quando você quer tirar uma foto de momento e o celular demora para realizar a captura.
)
Apesar desse inconveniente, a qualidade do sensor e da lente é elevada. As fotos ficam muito nítidas e apresentam balanço de cores bem regulado. O foco automático funciona muito bem e o flash quebra um galho.
Para quem utiliza o celular por muito tempo, é válido ressaltar que, mesmo com WiFi ligado e rodando jogos, o Xperia T3 esquenta muito pouco. Dá pra usar todos os recursos e ficar tranquilo com a temperatura que nem chega a esquentar a mão. A carcaça evita que o calor chegue até as mãos do utilizador. Ponto para a Sony!
Muita energia e som de qualidade
Considerando a tela grande, uma preocupação que muitos podem ter diz respeito à autonomia de bateria. Pois bem, devemos relatar que o componente energético do Xperia T3 superou nossas expectativas e pode ser ideal para quem utiliza muitos apps durante o dia todo.
Rodando uma hora de vídeo via WiFi com o brilho em 50%, o Sony Xperia T3 ainda guarda 88% da carga para outras atividades. Isso significa que, apenas nessa condição de uso, o smartphone consegue gerenciar a energia e entregar até 8 horas de reprodução de vídeo. É impressionante!
)
Em nosso teste diário, a carga do smartphone durou dois dias seguidos. Utilizando WiFi constantemente e usando um ou outro aplicativo durante a rotina de trabalho. Aparentemente, este smartphone se sai muito melhor do que outros top de linha, o que pode ser um aspecto positivo para quem preza por tal característica.
O som é um show à parte. O nível de volume impressiona e não notamos ruídos na hora de reproduzir músicas com graves reforçados. Para jogar e curtir filmes, o sistema sonoro reforçado é bem bacana.
Vale a pena?
O Xperia T3 é um celular que impressiona, tanto pelo visual quanto pela qualidade. A Sony caprichou em vários aspectos e certamente este modelo é uma ótima opção para quem quer um celular de tela grande.
Se compararmos com o Xperia T2 Ultra, dá pra ver que ele não mudou muita coisa. O hardware é praticamente o mesmo. A câmera do T3 tem menos megapixels, mas também não faz feio. Por outro lado, a redução no tamanho de tela tem melhor definição e o novo processador pode apresentar uma pequena melhora.
As vantagens do T3 ficam mesmo por conta da leveza e do design. Entretanto, considerando o preço de 1.499 reais, talvez este Sony não seja a melhor opção. Há muitos smartphones de configurações mais robustas e com telas enormes que saem por valores muito similares. Basta pesquisar que você encontra o Nexus 5, o LG G2 e outros por menos.
Galeria 1
Por ora, este modelo só é vendido pela Claro, tanto em versões com planos pós-pagos (em que há descontos) quanto no pré-pago (em que o produto não tem redução de valor). Talvez no caso de quem use muito o celular e vá pegar um pós, o Xperia T3 acabe compensando. Contudo, acreditamos que este celular só tenha melhor aceitação quando seu valor baixar um pouco.
)
)
)
)
)
)