O Office vem sendo aprimorado, pois desde 1992 quando foi lançada a primeira versão do pacote de aplicativos até hoje, as mudanças foram enormes. Para quem não sabe, o pacote Office é composto por aplicativos tidos como básicos em qualquer máquina. Atualmente estes programas fazem parte do Windows e contemplam versões do Word, Excel, PowerPoint e Outlook e, em alguns casos, o pacote pode contemplar o Publisher e o Picture Manager.

Como os aplicativos do Office a cada versão agregam mais opções e ferramentas, é teoricamente impossível conhecer todas as artimanhas de cada programa. Desta forma, hoje vamos ensinar a usar uma ferramenta muito importante, independentemente do uso que você faz do pacote Office (para fins profissionais, acadêmicos ou lazer).

office tem a força

Salvar é preciso

A ferramenta citada acima é a AutoRecuperação de documentos. Quem nunca passou pela infeliz situação de estar quase no fim de um trabalho super importante e, faltando poucas linhas, o computador trava ou a energia acaba? Com certeza, se isso não aconteceu com você, provavelmente você conhece alguém que passou por uma situação assim.

Não salvei!A AutoRecuperação serve para evitar situações dramáticas como esta. Ela salva o seu trabalho em intervalos de tempo pré-determinados e, caso algo aconteça, assim que você ligar o computador novamente seu trabalho estará disponível. O problema é que o Word, Excel ou PowerPoint tem como padrão salvar o arquivo a cada dez minutos.

Se você pensar em tudo o que pode fazer em dez minutos é possível deduzir que é muito tempo. Portanto, você pode configurar o aplicativo Office para salvar em um intervalo de tempo menor, por exemplo, a cada dois minutos. Confira no vídeo abaixo os passos para alterar a configuração padrão do Office. Vale lembrar que a versão usada neste tutorial é a do Office 2007.

No vídeo

 

 

Com imagens

Se você não conseguiu acompanhar através do vídeo, confira o tutorial abaixo.

Em primeiro lugar, abra o programa que deseja usar. Pode ser o Word, Excel ou PowerPoint. Em seguida, vá até o botão do Office localizado do lado superior esquerdo e clique em “Opções do Word”, por exemplo, ou do Excel caso esteja usando este aplicativo.

Vá até o botão do Office

Assim que a janela de opções abrir, se dirija ao menu “Salvar” conforme a figura a seguir.

Siga os passos

Salve e seja feliz!Salvei!

No item “Salvar informações de AutoRecuperação a cada X minutos” é o local onde você determina o intervalo de tempo entre cada AutoRecuperação. Pronto! Agora você pode trabalhar mais tranquilo, já que os riscos de perder seu trabalho diminuíram substancialmente.

Porém, aí vai uma dica: é sempre recomendado salvar seus arquivos periodicamente, desta forma você não precisa apelar para nenhuma outra  técnica.

 

 

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