Aprenda a criar dicionários personalizados no Word 2007

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A situação é clássica: você digita uma palavra e o Word não a reconhece, sublinhando-a em vermelho. Então você relê o que escreveu e pensa: “Ué, mas está escrito certo!”. Nisso você clica com o botão direito do mouse naquela palavra para ver quais são as sugestões do programa, o que normalmente é apenas para ter certeza de que, mais uma vez, o corretor ortográfico “viajou na maionese” (meu Word cisma em me corrigir toda vez que eu escrevo “viciante”).

Esse problema poderia ser facilmente resolvido: bastaria clicar com o botão direito do mouse na palavra sublinhada e escolher a opção “Adicionar ao dicionário”. Essa técnica, entretanto, traria efeitos colaterais: a palavra seria incluída no dicionário padrão do Word, o que poderia causar problemas futuros – principalmente se for um termo técnico. O que fazer, então?

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Criando seu próprio dicionário


mopersO primeiro passo é abrir o Menu Office (aquele círculo no canto superior esquerdo do Word, conforme mostra a figura). Nele, clique em “Opções do Word”.

Um novo menu será aberto. Selecione a guia “Revisão de Texto”; lá, clique em “Personalizar Dicionários...”.

Para criar um dicionário personalizado, selecione a opção “Novo...”; após isso, dê um nome a ele. No nosso caso, queremos um dicionário que corrija textos no estilo de escrita utilizado nos comunicadores instantâneos (MSN, Skype etc.); daremos a ele então, neste exemplo, o nome “miguxês”, o que o salvará como “miguxês.dic” (.dic é a extensão usada para os dicionários do Word). Uma vez criado, selecione-o e escolha a opção “Editar Lista do Word...”.

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mlBasta digitar uma palavra e clicar em “Adicionar” para incluí-la na lista. Você também pode remover termos específicos, selecionando-os e clicando em “Excluir”; para limpar completamente seu dicionário (zerá-lo), você pode usar a opção “Excluir todas”. Quando terminar a edição da lista, clique em “Ok” para retornar ao menu anterior.

O Word utiliza todos os dicionários personalizados para fazer a correção dos textos, a menos que suas respectivas caixas de seleção sejam desmarcadas manualmente. Dessa forma é possível escolher qual (ou quais) dicionário(s) será/serão usado(s) para corrigir determinado documento.

Pronto! Agora ao invés de seu texto ficar assim...

bs

... ficará assim!

hehe

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