Economize energia alterando opções no Windows

2 min de leitura
Imagem de: Economize energia alterando opções no Windows

Muito se fala sobre a crise que vem afetando a economia dos Estados Unidos e do mundo. Nos jornais, pessoas perdendo seus empregos e suas casas são notícias quase que diariamente. Os preços são instáveis. No Brasil, a postura otimista prevalece. Mas a realidade que se revela nos índices de pesquisas nos mostra que a moeda está virada para o outro lado.

Qual a solução para tudo isso? Muitos incentivam o consumo. Outros sugerem economizar. Afinal, o que devemos fazer?

Para contribuir com o bolso alheio, nossa dica é reduzir a conta de energia elétrica sem precisar de esforço. Como? Aprendendo a ativar o recurso de economia de energia do Windows. É simples, e você pode fazer isso tanto no PC de casa quanto em sua empresa. A diferença no final do mês pode ser notável.

Ícone encontrado no Modo de Exibição Clássico do Vista
Para começar, acesse o Painel de Controle e selecione Opções de energia (no Windows Vista, esta opção é mais fácil de ser encontrada no Modo de Exibição Clássico).

Para o Windows Vista

Há três planos preferenciais pré-estabelecidos: Equilibrado, Economia de energia e Alto desempenho. Ao lado, há uma indicação do nível de economia de energia e desempenho de cada plano.

Planos pré-estabelecidos

Você pode simplesmente escolher entre uma das três opções ou criar um plano de energia personalizado. Para isso, acesse a opção Criar um plano de energia, no canto esquerdo da janela. Selecione um modelo de plano e dê um nome a ele. Em seguida, clique em Avançar.

Crie um plano de energia personalizado

Agora você deve escolher as configurações de suspensão e vídeo que deseja usar no computador. Em Desligar vídeo, significa que, depois do tempo determinado, se você não estiver utilizando o PC, seu monitor será desligado, porém o Windows continuará funcionando. Já em Suspender atividade do computador, depois do tempo determinado, se você não estiver utilizando o PC, além do seu monitor desligar, o sistema será "travado", economizando ainda mais energia (similar ao modo Hibernação, detalhado a seguir).

Defina o tempo desejado para o seu plano

Também no canto esquerdo, há uma opção para você escolher a função do botão de energia do seu computador, que ao ser clicado pode Desligar, Dormir (Stand by) ou até mesmo Hibernar. Nesta última opção, ao apertar o botão de energia o sistema entrará em estado de hibernação, salvando o que está na memória e, ao ser ativado novamente, o computador retorna ao ponto que estava quando hibernou.

Defina a função do botão de energia

Para o Windows XP

Dentro da aba Esquemas de energia, selecione a opção apropriada. Assim, o Windows fornecerá configurações pré-estabelecidas que melhor se adaptam ao seu caso. No entanto, também é possível reajustá-las manualmente conforme você queira.

Selecione configurações pré-estabelecidas ou ajuste-as manualmente

Em Avançado, a segunda aba no topo da janela, é possível ativar a solicitação de senha para quando o computador sair do modo de espera. É também permitido escolher a função do botão de energia do seu computador, para ligar/desligar ou até mesmo hibernar o sistema.

Escolha, se quiser, ativar a solicitação de senha

Na aba Hibernar, é possível ativar a hibernação do Windows para quando você não estiver usando o PC. Assim, o monitor e o sistema param de funcionar, mas ao serem ativado novamente, o computador retorna ao ponto que estava quando hibernou.

Ative, se quiser, a hibernação do Windows

Observações

  • O plano que você acabou de criar torna-se automaticamente o plano ativo. Para colocar outro plano em vigor, selecione-o.
  • Após a exclusão de um plano, não será possível restaurá-lo.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.