Desabilitar a janela de reiniciar das atualizações automáticas

1 min de leitura
Imagem de: Desabilitar a janela de reiniciar das atualizações automáticas

As atualizações automáticas do Windows servem tanto para corrigir problemas e falhas descobertos no sistema quanto para atualizar componentes, aumentar a segurança, entre outras funcionalidades. Entretanto, toda vez que uma destas atualizações é efetuada, uma janela solicita que o sistema seja reiniciado.

Embora haja uma opção para adiar em determinado tempo a reinicialização, a recorrente exibição desta janela pode atrapalhar seu trabalho ou até mesmo, caso você tivesse longe do computador por alguns momentos, fazer com que arquivos abertos sejam perdidos por causa disso.

Para desativar temporariamente a janela de reiniciar você pode adotar um procedimento rápido e fácil. Acesse o “Painel de Controle”, “Ferramentas administrativas” e “Serviços”. Então, selecione a opção “Windows Update” e clique em “Interromper serviço”. Este processo não desativa as atualizações automáticas, apenas faz com que o serviço seja interrompido até que o computador seja reiniciado.

Interrompendo o serviço de atualização automática

A outra forma é digitando na barra de execução do Windows o comando “gpedit.msc” para abrir o Editor de Diretiva de Grupo Local. Nesta janela, selecione “Modelos Administrativos”, “Componentes do Windows” e “Windows Update”. Na parte direita da janela você pode observar que, por padrão, nenhuma das opções está configurada.

Selecione a opção: “Não há reinicializações automáticas para usuários referentes às instalações de atualizações automáticas agendadas”, como na janela abaixo:

Configurando opções de reinicialização.

Então, abra a janela de propriedades, com um clique duplo. Em seguida selecione “Ativado” e clique em “Aplicar”. Feito isto, o computador será configurado para aguardar até que seja reiniciado pelo usuário.

Ativando a configuração para aguardar reinicialização pelo usuário.

Caso deseje agendar um horário para que estas atualizações sejam instaladas, entre em “Painel de Controle”, “Ferramentas Administrativas”, “Windows Update” e então “Alterar configurações”. Assim, basta selecionar o horário desejado no campo disponível.No XP
Para interromper o reinício do XP, sempre que uma atualização for instalada, siga os seguintes passos: acesse o Menu Iniciar e clique em “Executar”, em seguida, digite o comando  CMD e clique em “OK”.

Outra maneira de acessar esta função é ir em “Programas/Acessórios/Prompt de Comando”. Digite o seguinte comando: “sc stop wuauserv” (sem aspas) e pressione Enter. Você verá algumas informações técnicas e a atualização automática do Windows não vai mais lhe incomodar.

Este foi mais um artigo para ajudá-lo a conhcer melhor as ferramentas do Windows. Fique ligado, todos os dias mais novidades sobre o mundo da tecnologia estão disponíveis no Baixaki.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.