Este texto é destinado aos usuários do Windows Vista. Se você utiliza o Windows XP, clique aqui. Se usa o 7, clique aqui.

Ao instalar alguns programas, pode haver alterações de arquivos dentro do Windows Vista — principalmente aqueles que adicionam temas e modificam detalhes do sistema. Ao criar um ponto de restauração no computador, Windows armazenará todos os dados e configurações para que você possa restaurá-lo ao estado anterior à instalação.

Assim, se você não gostar de algum programa ou ele prejudicar o sistema de alguma forma, é possível voltar no tempo e deixar seu computador exatamente como estava antes de instalar o aplicativo, veja como:

Criando um ponto de restauração no Windows Vista

1. A primeira coisa que você deverá fazer é clicar no Menu Iniciar, pressionar com o botão direito sobre o ícone Computador e selecionar Propriedades.

Clique no Menu Iniciar.

2. Assim que abrir a janela de Informações do Sistema, clique no botão do lado esquerdo com o nome de Proteção do Sistema.

Escolha a opção de Proteção do Sistema.

3. Uma janela de Proteção do Sistema é aberta. Aqui, a primeira coisa que você deverá fazer é selecionar os discos que serão usados para fazer a restauração do sistema. Marque as caixas do lado deles (1) e clique em Aplicar (2). Agora é só clicar em Criar (3).

Marque as caixas selecionadas.

4. Dê um nome para o seu Ponto de Restauração e clique em Criar. Basta aguardar a criação.

Criando o Ponto de Restauração.

5. Uma caixa de diálogo vai aparecer confirmando a criação do Ponto de Restauração. Prontinho!

Ponto criado!

Restaurando o sistema no Windows Vista

1. Deu algum problema? A primeira coisa que você deverá fazer é clicar no Menu Iniciar, pressionar com o botão direito sobre o ícone Computador e selecionar Propriedades.

Clique no Menu e selecione a opção.

2. Assim que abrir a janela de Informações do Sistema, clique no botão do lado esquerdo com o nome de Proteção do Sistema.

Proteção do Sistema.

3. Uma janela de Proteção do Sistema vai abrir. Clique no botão Restauração do Sistema.

Escolha a opção para restauração.

4. Na janela de Restauração do Sistema, clique em Avançar.

5. Note que as restaurações são listadas pela data e hora e com uma descrição. As que você mesmo criou estarão com o nome “Manual” na frente. Então escolha a restauração desejada e clique em Avançar.

6. Agora basta clicar em Concluir e confirmar o reinício do sistema para que o seu Windows Vista seja restaurado.

Se você é usuário dos sistemas 7 ou XP, confira os links abaixo e proteja o seu computador de diversos imprevistos!

Usuários do Windows 7

Usuários do Windows XP