Como fazer pesquisas na internet através da busca do Windows

2 min de leitura
Imagem de: Como fazer pesquisas na internet através da busca do Windows

Acessar a internet apenas pelo navegador não é tão interessante quanto ter ao seu alcance qualquer site diretamente pelo buscador do próprio Windows. A busca do botão “Iniciar” não precisa ficar restrita apenas para encontrar arquivos e programas dentro do seu computador, mas sim,  para se tornar flexível e otimizada.

Essa dica permite que o usuário dos sistemas operacionais Vista (versões Ultimate e Enterprise) e Windows 7 (versões Professional, Ultimate e Enterprise) possam editar a busca, inserindo sites interessantes através do “Editor de Diretiva de Grupo Local”.

Diretiva de grupo do Windows

Ali você é capaz de editar diversas opções relacionadas ao sistema, inclusive inserindo e deletando informações da Barra de ferramentas ou mesmo do sistema, como botões de logoff e outras configurações.

Para editar as opções e permitir a busca de sites pelo menu “Iniciar”, você deve inserir na busca do Windows o comando “gpedit.msc”, abrindo assim o Editor de Diretiva. Você também pode acessá-lo através do atalho “Tecla Win+R”, que abre o menu “Executar”. Insira o comando e clique em “Ok” para abrir o Editor.

Busque pelo menu iniciar ou pelo comando Executar

Uma vez aberto, clique na opção “Modelos Administrativos” na aba “Configurações de Usuário” para que ele abra novas alternativas de configuração de várias opções do computador, como de redes e sistemas.

Ali você deve escolher a pasta “Menu Iniciar e barra de tarefas” para adicionar, remover e desabilitar itens do menu, de forma a deixá-lo focado apenas naquilo que você, de fato, utiliza. Ao abrir a pasta, encontre a configuração “Adicione link de pesquisa na internet ao menu iniciar”.

Encontre a opção para habilitar

Clique duas vezes na configuração para abrir uma nova janela, de forma que você possa modificar as opções do menu. Para que ela comece a fazer parte do seu sistema, habilite a busca diretamente no Windows, colocando ou não um comentário a respeito daquela nova configuração.

Habilite a opção e confirme

Com isso, basta você inserir alguma palavra-chave na busca. Agora o sistema não irá procurar apenas por pastas e programas, mas sim utilizar seu navegador padrão para também buscar links na internet.

A princípio, o menu Iniciar não ficará diferente. Você vai notar a mudança apenas ao inserir alguma palavra na busca, uma vez que o sistema vai trazer as buscas diretamente para o seu sistema, sem a necessidade de clicar no botão “Pesquisar na Internet”.

Buscas com a configuração habilitada

Para que a mudança faça efeito, reinicie o computador. Vale a pena reforçar que essa opção não é válida para sistemas operacionais Vista e Windows 7 que não trazem a opção de abertura da Diretiva ao usar o comando “gpedit”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.