Se por algum motivo um ícone do Vista já não é o mesmo, saiba o que fazer para recuperar o ícone padrão do sistema.

A última versão do Windows, o Windows Vista, dá continuidade às inovações visuais iniciadas no seu predecessor, o Windows XP, e traz diversos efeitos visuais interessantes que deixam mais bonito e estiloso o seu computador.

Uma destas inovações é quanto aos ícones padrões do sistema, presentes nas pastas que deverão guardar documentos, vídeos, músicas, imagens, favoritos, etc. Contudo, às vezes algumas destas pastas perdem seu ícone original, sem nenhum motivo aparente, e voltam a ter ícones de pastas normais.

Pasta de Vídeo com o ícone alterado

Pois saiba que é possível deixar a pasta novamente com seu ícone padrão do Vista. Este procedimento é bastante simples e poderá ser feito sem nenhum problema por todos os usuários. Mãos à obra!

Recuperando um ícone padrão do Vista

Primeiramente, acesse a pasta desejada e dentro dela encontre o arquivo desktop.ini. Se você não puder visualizá-lo, pois ele é um arquivo oculto, utilize a barra de endereços para acessá-lo, digitando o nome do arquivo após o final do endereço, como no exemplo abaixo:

Se você não puder acessá-lo devido ao fato de ele não existir, você poderá criá-lo usando para isso um bloco de notas. Quando acessar o arquivo, altere o seu conteúdo para o exibido abaixo:

[.ShellClassInfo]
LocalizedResourceName=@%SystemRoot%\system32\shell32.dll,-21790
InfoTip=@%SystemRoot%\system32\shell32.dll,-12689
IconResource=%SystemRoot%\system32\imageres.dll,-108
IconFile=%SystemRoot%\system32\shell32.dll
IconIndex=-238

Copie-o e cole-o no arquivo desktop.ini, salve-o e então reinicie o seu computador.

Feito isto, sua pasta voltará a ter como ícone o padrão do Windows Vista.

Pasta Vídeos com o ícone padrão do Vista

É isso, caros leitores do Baixaki. Espero que esta dica possa ser útil e que tudo tenha ficado claro. Até à próxima dica do Vista. Um abraço!

Cupons de desconto TecMundo: