Dicas do Vista: ativando ou sumindo com a Barra de Menus do Explorer

2 min de leitura
Imagem de: Dicas do Vista: ativando ou sumindo com a Barra de Menus do Explorer

Muitos usuários que migram para o Windows Vista se deparam com algumas diferenças ao utilizar o novo sistema. Isso devido ao costume que vem de anos de uso do Windows XP (ou de outros sistemas).

A interface do Windows Vista visou facilitar o uso deixando de lado vários menus e atalhos. Uma das barras que simplesmente “sumiu” no Windows Vista é a barra de menus que estava presente no Windows Explorer. Para quem não a reconhece, é aquela que permitia realizar opções relativas a arquivos, exibição das pastas, opções dos ícones e até ajuda.

Como trazê-la de volta

Agora, no Windows Explorer, você só vê alguns poucos botões em uma barra azul. Basta clicar no primeiro botão dessa barra, chamado Organizar e ir em Layout > Barra de Menus. Quando você fizer isso, a barra deve voltar a aparecer em cima imediatamente.

Mas por que trazer ela de volta? É que, com ela, você pode fazer coisas que não estavam disponíveis através dos botões que vêm no Windows Vista naquela barra azul. Você pode adicionar um local de rede, acessar opções para copiar e/ou mover arquivos, definir opções muito específicas de como quer usar o Windows Explorer, configurar opções da rede e de pasta e acessar a ajuda do Windows.

Eu quero me livrar dela para sempre

Se você não quer mais ver essa barra de menus de jeito nenhum, é possível simplesmente desativá-la acessando o menu Organizar > Layout > Barra de Menus. Mas, caso ela não suma de jeito nenhum, você precisará fazer o seguinte:

1. Para isso, você precisará abrir o Editor do Registro, clique no botão Iniciar e digite regedit. Pressione Enter.

2. Vá até o seguinte caminho:
HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer\
(Basta ir clicando nos símbolos + ao lado de cada pasta.)

Clique com o botão direito sobre Explorer e selecione a opção Exportar. Assim você pode criar um backup caso dê algum problema depois. Salve esse arquivo com o nome desejado em alguma pasta do PC.

3. Agora, clique nessa pasta (Explorer). Clique com o botão direito no meio de todos os valores e selecione a opção Novo > Valor DWORD (32 bits).

4. Digite o seguinte nome: AlwaysShowClassicMenu (e certifique-se de que o valor será 0).

5. Agora feche o Editor do Registro e volte a tentar fechar no Windows Explorer, usando o menu Organizar > Layout > Barra de Menus.


E essa foi mais uma dica que visa melhorar ainda mais a experiência de você usuário com o Windows Vista. Até a próxima.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.