Melhorias na Windows Store também vão favorecer o mercado corporativo

1 min de leitura
Imagem de: Melhorias na Windows Store também vão favorecer o mercado corporativo

O Windows 10, novo sistema operacional da Microsoft que pretende unificar todas as plataformas em torno de uma só, surpreendeu os consumidores com boas notícias e o retorno de recursos que todos gostavam. O foco, pelo menos aparentemente, foi o usuário doméstico, aquele que usa o SO no seu dia a dia para realizar suas tarefas básicas.

O mercado corporativo parece ter recebido pouca atenção da Microsoft quando o assunto é a atualização de seu sistema operacional. Esse cenário, porém, está prestes a mudar, já que a companhia anunciou algumas vantagens que empresas que utilizam o Windows vão ter quando fizerem o upgrade para o novo SO.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Unificação da loja de aplicativos e programas

Como já havia sido anunciado, a Microsoft pretendia oferecer uma única loja para todos os seus aplicativos e programas oferecidos para seu sistema. A nova Windows Store reunirá todas as opções disponíveis para todos os dispositivos rodando o SO proprietário.

A novidade para as empresas fica por conta da interface web que será oferecida aos administradores de TI para procurar apps e adquiri-los em pacotes especiais. A unificação também favorecerá quem pretende vender através da loja, já que a visibilidade vai aumentar exponencialmente.

Flexibilidade e controle

Outro pedido recorrente que principalmente os administradores faziam era a respeito do controle na loja de aplicativos. Esses profissionais não podiam, por exemplo, determinar o que cada um acessava ou poderia baixar baseado em filtros e regras específicas.

Com o Windows 10, os administradores vão obter muito mais controle sobre a Windows Store, podendo, por exemplo, disponibilizar determinados apps adquiridos para apenas alguns usuários. Essa funcionalidade vai tirar proveito do sistema de usuários e pastas da plataforma, o Azure Active Directory.

Uma loja personalizada

A proposta da Microsoft é oferecer exatamente isso: uma Windows Store personalizável na qual os administradores podem escolher o que cada pessoa vê ou acessa. Em um ambiente corporativo, esse pequeno detalhe é muito importante. Tudo isso vai ser possível através de uma interface web especialmente projetada para profissionais da área.

A conclusão correta que alguns acabam tendo é a de que não haverá mais games e softwares que acabam com a produtividade no computador dos colaboradores. Isso, é claro, se o administrador de TI configurar a loja e o próprio Windows para se comportar dessa maneira. Boa notícia, não é mesmo?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.