Melhores apps de Windows Phone: 16/07/2015

7 min de leitura
Imagem de: Melhores apps de Windows Phone: 16/07/2015
Imagem: Windows Central

A loja de aplicativos do Windows Phone – conhecida simplesmente como Store – passou por uma repaginação completa na manhã desta quinta-feira (16). A maior novidade é que não é mais possível fazer download de apps através do site, sendo necessário baixar o software desejado diretamente pelo seu dispositivo móvel.

Além disso, a nova Store não informa mais a versão do sistema operacional (7, 7.5, 7.8, 8 ou 8.1) compatível com cada programa, e é por isso que passaremos a omitir essa informação em nossa coluna semanal de melhores apps para Windows Phone. Tenha em mente que os apps selecionados neste artigo foram testados em um aparelho com a edição 8.1 – a mais recente disponível – do SO da Microsoft.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para baixá-los, basta ler os códigos QR correspondentes ou pesquisá-los diretamente através da Windows Phone Store de seu smartphone. Vale lembrar que alguns softwares abaixo são exclusivos para cidadãos dos Estados Unidos, sendo preciso então alterar a região de seu aparelho para conseguir acessá-los (clique aqui e confira um tutorial completo de como fazer isso). Divirta-se com nossas dicas e até a próxima semana!

APLICATIVOS

TwinsOrNot

  • Gratuito
  • RAM: 512 MB

Inspirado no sucesso How Old Do I Look, que tentava predizer a idade de uma pessoa com base em uma foto da própria, a Microsoft acaba de lançar o TwinsOrNot. A ideia é muito parecida: trata-se de um aplicativo gratuito que utiliza tecnologias de reconhecimento facial para dizer o quanto você se parece com outra pessoa qualquer. Sabe quando alguém diz que aquele seu amigo parece um irmão gêmeo seu? Então.

A única coisa que você precisa fazer é abrir as duas imagens – uma sua e outra de seu “clone” – para que o TwinsOrNot faça a análise imediatamente e retorne o resultado em porcentagem de semelhança. É importante que as duas fotografias sejam parecidas: ou seja, se você estiver sorrindo no retrato, o ideal é que a outra pessoa também esteja com um sorriso em sua foto. Caso contrário, a eficácia do software será comprometida.

PicMix

  • Gratuito
  • RAM: 512 MB

O PicMix é, basicamente, uma rede social de fotografias fortemente inspirada no Instagram. Você cria sua conta (sendo possível se registrar através do Facebook ou do Twitter), monta seu perfil e começa a compartilhar imagens que podem ser “curtidas” e comentadas por outros internautas do mundo inteiro. É possível inserir uma série de efeitos especiais e molduras belíssimas nas suas fotos antes de enviá-las ao público.

O grande diferencial do serviço são seus recursos adicionais, como os concursos periódicos patrocinados por grandes marcas e que desafiam você a publicar fotografias que se enquadrem em uma temática previamente definida. O PicMix também possui um setor para agrupar perfis oficiais de artistas famosos e marcas reconhecidas. Vale lembrar que o app é totalmente gratuito.

Video 360

  • R$ 3,90
  • RAM: 512 MB

Em março de 2015, o Google adicionou uma funcionalidade bem interessante ao YouTube: a possibilidade assistir a vídeos em 360 graus, permitindo exploração da mesma forma que você faz no Street View do Google Maps. Infelizmente, o aplicativo oficial do YouTube nunca recebeu uma versão para Windows Phone. Isso significa que, naturalmente, esse recurso inovador também não aterrissou no sistema operacional móvel da Microsoft. Até agora.

O Video 360 é um cliente alternativo que lhe permite assistir a vídeos em 360 graus que estejam hospedados no YouTube e até aqueles que estejam salvos na memória interna do seu celular ou até mesmo na sua conta do serviço OneDrive. O mais bacana é que você pode navegar pelo vídeo tanto através da tela sensível ao toque quanto pelos sensores de movimento de seu dispositivo móvel (giroscópio e acelerômetro).

Cyber Dust

  • Gratuito
  • RAM: 512 MB

O Cyber Dust parece ser um mensageiro comum: você adiciona seus amigos, envia textos, troca fotografias e se diverte usando emoticons. A grande diferença dele em relação a outras soluções do mercado – como o WhatsApp – é que suas conversas não são armazenadas nem em um servidor próprio, tampouco no aparelho celular dos envolvidos no bate-papo. Todas as mensagens desaparecem automaticamente após 30 segundos.

Isso significa que as conversas do Cyber Dust são autodestrutivas. O programa foi desenvolvido com esse formato justamente para se consagrar como um ambiente mais seguro para o compartilhamento de informações sensíveis, já que nada pode ser rastreado e é bem mais difícil que pessoas mal-intencionadas vazem dados secretos para fora do chat. O app é totalmente gratuito.

Awesome Lock Free

  • Gratuito
  • RAM: 512 MB

O Awesome Lock Free é um aplicativo gratuito que lhe permite dar uma turbinada na tela de bloqueio (lockscreen) de seu Windows Phone. Totalmente em português, ele funciona de uma forma bem simples: você concede as devidas permissões para que o software altere sua lockscreen, e, em seguida, pode inserir widgets variados na tela em questão. São diversas opções para você escolher.

Na edição gratuita do Awesome Lock Free, os widgets disponíveis são: previsão meteorológica (do dia ou da semana), notas autoadesivas, calendário, taxa de câmbio, tarefas pendentes, utilitários diversos, frase do dia, trechos da bíblia, artigos da Wikipédia e tirinhas do Calvin and Hobbes. É possível adquirir a edição Premium através de um sistema de compras in-app e ganhar ainda mais recursos para personalizar seu smartphone.

Calculadora da Aposentadoria

  • Gratuito
  • RAM: 512 MB

As regras para calcular a aposentadoria mudaram recentemente e se tornou mais fácil saber quanto tempo falta para você poder usufruir do benefício. É preciso ter um certo número de pontos (85 para mulheres e 95 para homens) para se aposentar recebendo o valor integral. Como seu nome sugere, a Calculadora da Aposentadoria é um aplicativo gratuito que ajuda você a descobrir a sua pontuação e em qual ano você alcançará o valor necessário.

É extremamente fácil usar esse programa. Basta dizer se você é homem ou mulher, informar sua idade no ano vigente (informe 35 anos mesmo caso seu aniversário seja só no fim de 2015) e dizer quantos anos você já contribuiu com o INSS (ou seja, trabalhou de carteira assinada ou contribuiu de forma autônoma). O cálculo é feito na hora e você já recebe uma estimativa de quanto tempo vai demorar até poder se aposentar.

Lockie

  • Gratuito
  • RAM: 512 MB

Mais um aplicativo gratuito para quem deseja personalizar a tela de bloqueio de seu telefone, Lockie permite que você adicione uma série de informações na lockscreen, incluindo widgets de previsão meteorológica, um feed RSS, citações de escritores famosos, anotações, calendários e outras coisinhas bastante úteis.

O mais bacana é que você pode customizar vários aspectos da tela de bloqueio, incluindo formato do relógio, cores, fontes para os dados de temperatura (The Weather Channel ou Accuweather) e origem dos wallpapers (imagens da memória interna, fotos do Bing e imagens do 500 px, entre outras).

JOGOS

Tiny Troopers 2: Special Ops

  • Gratuito
  • RAM: 512 MB

Sendo a sequência direta do famoso Tiny Troopers, Special Ops novamente desafia você a controlar um grupo de soldados destemidos para lutar contra exércitos inteiros e até mesmo tanques de guerra. A aventura começa com um tutorial simples que ensina você a controlar os personagens e atirar contra os inimigos.

O legal é o jogador pode adquirir uma série de armas e upgrades para os soldados durante os intervalos entre as missões. Além dos objetivos principais, cada missão possui objetivos secundários que podem ser concluídos e dão um bônus bacana para sua equipe. O game é completamente gratuito e roda em qualquer aparelho com ao menos 512 MB de RAM.

Shuffle

  • Gratuito
  • RAM: 512 MB

Shuffle é um joguinho simples e gratuito para Windows Phone no qual seu único objetivo é desembaralhar as palavras apresentadas em cada partida. O game apresenta cinco termos distintos, sendo missão do jogador organizar as letras para organizar todos eles. O game possui uma versão em português, mas é possível selecionar outros idiomas.

Há dois modos de jogo em Shuffle: no “Desafio” você pode gastar o tempo que quiser para resolver as charadas, enquanto no “Contra o Relógio” é necessário organizar as palavras em no máximo dois minutos corridos. Como todo jogo do gênero, Shuffle oferece algumas ferramentas de assistência para ajudar você durante os momentos mais difíceis da aventura.

tileUp

  • Gratuito
  • RAM: 512 MB

Você já ouvir falar de 2048? Trata-se de um daqueles joguinhos extremamente viciantes que surgem repentinamente na web, fazem um sucesso estrondoso e passam a ser copiados por desenvolvedores e estúdios ao redor do mundo inteiro. O tileUp adota exatamente o mesmo conceito, mas com um visual completamente repaginado e adequado ao sistema operacional Windows Phone.

Seu objetivo aqui é atingir ao menos a pontuação de 2048 – para isso, é necessário deslizar os blocos do tabuleiro fazendo com que eles se juntem e formem números maiores. Ao combinar dois blocos com 2 pontos, você gera um de 4 pontos e assim por diante. A partida acaba quando o tabuleiro estiver cheio de peças e não houver mais nenhuma movimentação possível.

Bird Climb

  • Gratuito
  • RAM: 512 MB

Mais um daqueles joguinhos extremamente viciantes e difíceis, em Bird Climb, seu objetivo é controlar o pássaro e fazê-lo voar o mais longe possível, tomando cuidado para não batê-lo nos espinhos que estão nas paredes. A pontuação é medida em pisos (floors) que você consegue alcançar.

Conforme você avança no game e coleta as joias espalhadas pelo cenário, é possível comprar novos pássaros para controlar. Além disso, Bird Climb possui um modo multiplayer em tempo real: você pode ver seu amigo online competindo com você para acompanhar seu desempenho. O jogo é totalmente gratuito.

Quais são seus aplicativos prediletos para Windows Phone nesta semana (16/07)? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.