Melhores apps de Windows Phone: 29/04/2015

8 min de leitura
Imagem de: Melhores apps de Windows Phone: 29/04/2015
Imagem: Windows Central

Chegamos ao fim do mês de abril e, após conferir as inúmeras novidades que a Microsoft apresentou hoje em sua conferência BUILD 2015, chegou a hora de se divertir com a nossa tradicional seleção de melhores aplicativos e jogos para Windows Phone!

Nesta semana, o destaque fica para o lançamento de alguns games aclamados que finalmente aterrissaram no sistema operacional, como Hitman GO e o simpático Cut the Rope 2. Também apresentamos algumas ferramentas bastante úteis para facilitar a sua vida, incluindo um utilitário oficial da Microsoft que lhe permite fazer backup de seus contatos e mensagens SMS.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para baixar os softwares listados nesta matéria basta clicar em seus nomes ou ler os seus respectivos códigos QR diretamente através do seu dispositivo móvel. Vale lembrar que alguns apps citados abaixo são exclusivos para cidadãos dos Estados Unidos; por isso, para acessá-los, é necessário alterar a região de sua Windows Phone Store. Caso não saiba efetuar tal configuração, clique aqui e confira um tutorial completo preparamos para você. Aproveite nossas dicas e até a próxima semana!

APLICATIVOS

contacts+message backup

  • Gratuito
  • Windows Phone 8.1
  • RAM: 512 MB

O contacts+message backup não é um aplicativo propriamente dito, mas sim um novo recurso para seu aparelho com Windows Phone 8.1 lançado oficialmente pela própria Microsoft. Ao instalá-lo, ele não será exibido na lista de programas de seu smartphone, mas sim dentro da janela de configurações (Settings). Ele é voltado para quem utiliza um cartão SD no dispositivo móvel e deseja criar backups periódicos das informações mais importantes do gadget para essa mídia externa de armazenamento.

Sendo extremamente fácil de usar, a ferramenta possibilita que o usuário faça cópias de segurança de toda a sua agenda de contatos e mensagens SMS/MMS para o cartão SD, sendo possível restaurar tais backups posteriormente caso você adquira um celular novo. Os contatos são salvos no formato VCF, enquanto as mensagens (incluindo seus anexos, como fotos e arquivos de áudio) se transformam em um extenso documento XML. É importante ressaltar que o contacts+message backup é exclusivo para a versão 8.1 do Windows Phone.

Un Zip

  • Gratuito
  • Windows Phone 8.1
  • RAM: 512 MB

Uma dica para quem está procurando um software completo para gerenciar arquivos compactos: o Un Zip é capaz de criar e descomprimir documentos de uma grande variedade de formatos distintos. A lista completa de compatibilidade é extensa: RAR, 7z , BZ2, GZ, TAR, ZIP, TGZ, XZ , ISO, LZMA, CPIO, AR, LZIP, LZOP e até mesmo LZ4. O melhor de tudo é que o programa consegue abrir e criar arquivos protegidos por senha numérica, um recurso que você dificilmente encontra em outros aplicativos do mesmo gênero.

Com uma belíssima interface na cor laranja, o Un Zip é muito intuitivo e fácil de usar: qualquer pessoa consegue operá-lo com maestria logo na primeira vez que executá-lo. Seus menus e botões, inclusive, estão devidamente traduzidos para o português do Brasil. Vale observar, porém, que o Un Zip está gratuito por tempo limitado: ou seja, não perca tempo e adquira-o agora mesmo enquanto a promoção está valendo.

Cleaner – Speed Booster

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Isso é algo que acontece com todos os SO móveis: você abre alguns aplicativos e, mesmo depois de fechá-los, alguns processos continuam rodando em segundo plano, o que acaba afetando a memória RAM de seu dispositivo móvel e tornando o sistema mais lento. Isso atrapalha sobretudo quando você possui um celular com pouca memória (512 MB) e pretende executar algum software ou jogo mais pesado.

Felizmente, a partir de hoje, você pode recorrer ao Cleaner – Speed Booster nesses momentos de necessidade. Completamente gratuito, o software possui uma interface muito amigável e informa ao usuário a quantidade de memória RAM que pode ser liberada eliminando alguns processos em execução que estão escondidos. Ao tocar no botão “Boost”, o aplicativo se encarrega de finalizar tais processos e turbinar a performance de seu aparelho. Vale a pena experimentar!

Contas Simples

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Como seu nome sugere, o Contas Simples é um aplicativo bastante intuitivo desenvolvido para quem deseja um aplicativo simples para gerenciar suas finanças pessoais. Totalmente em português, o utilitário permite que você cadastre lucros e despesas, mantendo históricos de gastos e uma agenda com os pagamentos pendentes para o mês atual. Com isso, o usuário possui uma visão mais ampla e clara de seu orçamento mensal, conseguindo gastar seu dinheiro de uma forma mais eficiente.

O destaque fica para a belíssima interface do software e da possibilidade de acrescentar os mínimos detalhes sempre que você cadastrar um novo lucro ou despesa. O Conta Simples permite que você categorize as entradas (“Educação”, “Saúde” etc.), especifique o método usado para pagar determinada pendência (cartão de crédito, cartão de débito, cheque, dinheiro), informe a data de vencimento e até mesmo fracione o valor em parcelas. É compatível com o Windows Phone 8 ou superior.

JOGOS

Hitman GO

  • R$ 11,90
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Originalmente lançado para as plataformas Android e iOS, Hitman GO foi desenvolvido pela Square Enix de Montreal e chama atenção por fugir completamente da mecânica tradicional que já conhecemos em toda a franquia Hitman. O título lembra muito jogos de tabuleiro, com um sistema de batalhas em turnos e cenas ambientadas em belíssimos dioramas (também conhecidos como “maquetes”). Na pele do mortal Agente 47, você deve concluir uma série de missões sendo o mais discreto possível.

Isso inclui tarefas complicadas como eliminar inimigos sem fazer nenhum barulho ou até mesmo escapar de locais sem ser avistado por nenhum guarda. É essencial planejar bem suas ações e não fazer qualquer movimento sem pensar bem nas consequências: Hitman GO é praticamente um jogo de xadrez e toda ação é importantíssima para sua vitória. E não pense que seu arsenal se limita às clássicas armas de fogo: será preciso até mesmo usar latinhas de refrigerante para distrair os oponentes.

Overkill 3

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 1 GB

Outro game que fez muito sucesso em outras plataformas e finalmente foi portado para o sistema operacional Windows Phone é Overkill 3, um shooter em terceira pessoa com gráficos dignos de consoles. Ele foi desenvolvido pelo Game Troopers, estúdio responsável por outras obras aclamadas como Make it Rain: The Love of Money e Tiny Troopers. Ambientado em um futuro distante, o título narra o enredo da Resistência, um grupo de humanos que lutam contra um exército de soldados robotizados conhecidos simplesmente como “A Facção”.

Ao lado de um punhado de guerreiros que ainda têm coragem para lutar, sua missão é entrar em batalhas frenéticas para eliminar de vez essas máquinas programadas para matar. Explore cenários variados, compre power-ups para suas armas e armaduras e enfrente combates épicos contra chefes de fase que exigem o uso de estratégias complexas para serem derrotados. O melhor de tudo é que Overkill 3 é completamente gratuito!

Threes!

  • Gratuito
  • Windows Phone 8.1
  • RAM: 512 MB

Esta dica é para quem gosta de queimar alguns neurônios com puzzles insanos. Elogiado pela crítica especializada e honrado por diversos prêmios (incluindo o de “Jogo do Ano de 2014” pela Apple, em sua versão para iOS), Threes! é o típico game que apresenta uma mecânica fácil de entender, mas difícil de dominar. Seu objetivo é simples combinar as peças de tabuleiro com o intuito de somar seus algarismos e atingir a maior pontuação que for possível.

Parece simples no início, mas acredite: as coisas vão se tornando bem complicadas quanto mais você avança na aventura. Como todo bom puzzle, Threes! não possui um final, sendo possível jogá-lo eternamente para tentar bater o seu próprio recorde de pontos. Destaque a excelente trilha sonora e os gráficos caprichados: cada pecinha combinada possui um “rosto” distinto e é muito divertido prestar atenção no resultado de cada combinação.

Cut the Rope 2

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Até que enfim! Originalmente lançado em 2013, o segundo capítulo da franquia Cut the Rope finalmente recebeu uma versão para Windows Phone. Após ter todos os seus doces roubados por criaturas misteriosas, o simpático protagonista Om Nom embarca em uma aventura épica explorando cenários inéditos e conhecendo novos amigos que o ajudarão nessa perigosa jornada. Isso sem comentar sobre os divertidos chapéus que você pode desbloquear para mudar a aparência do personagem!

Quanto melhor for o seu desempenho ao longo dos níveis, maior será a sua pontuação ao concluir os próprios. Com isso, é possível ganhar uma série de medalhas e liberar ainda mais cenários para se divertir. Cut the Rope 2 apresenta a mesma jogabilidade viciante e gráficos caprichados já conhecidos no primeiro capítulo da franquia. Trata-se de um game divertidíssimo capaz de entreter tanto os adultos quanto as crianças. E claro, totalmente gratuito!

One Drop of Life

  • Gratuito
  • Windows Phone 8.1
  • RAM: 512 MB

Desenvolvido pela One Drop Fundation (uma ONG francesa focada em conscientizar a população mundial em relação ao uso devido da água), One Drop of Life é um jogo gratuito com um conceito inovador: você deve controlar gotículas de água limpa e guiá-las por cenários repletos de obstáculos até atingir seu destino, evitando tocar em objetos capazes de contaminá-las (como galões de lixo tóxico).

O controle é feito pelo acelerômetro do aparelho: incline seu celular para a esquerda ou direita para mudar a direção para a qual as gotas caem. Os primeiros níveis são simples, visto que você dirige uma única gota de água; nos cenários mais avançados, porém, o jogador é desafiado a guiar várias gotículas simultaneamente, o que torna a tarefa bem mais complicada. Vale a pena conferir.

Rally Point 4

  • Gratuito
  • Windows Phone 8.1
  • RAM: 512 MB

Acredite ou não: Rally Point 4 foi originalmente um game de navegador (você pode jogá-lo em seu browser através deste link). Tendo nove veículos diferentes disponíveis para pilotar, o jogador é desafiado a enfrentar uma série de circuitos off-road ambientados em selvas, desertos e até mesmo campos cobertos de neve. O jogo é totalmente gratuito e não possui qualquer tipo de sistema de compras in-app.

O título é perfeito para quem gosta de colecionar troféus, visto que ele possui uma série de achievements que são desbloqueados de acordo com sua performance nas pistas. Use seu nitro com sabedoria e abuse das derrapagens para ultrapassar curvas fechadíssimas. Rally Point 4 é compatível com qualquer aparelho que tenha 512 MB de memória RAM e versão 8.1 do Windows Phone.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.