MWC 2011: Conferência Microsoft Windows Phone 7

5 min de leitura
Imagem de: MWC 2011: Conferência Microsoft Windows Phone 7

Não é possível nem pensar em um evento de tecnologia que não conte com a presença da Microsoft. Na Mobile World Congress a história não é diferente: Steve Ballmer (CEO da Microsoft) subiu aos palcos do evento para mostrar as novidades do sistema operacional Windows Phone 7, que pretende concorrer com Android e iOS no mercado.

Ballmer iniciou seus discursos relembrando as mudanças na indústria de portáteis que aconteceram em 2010 e prossegui afirmando que “o Windows Phone 7 foi mais do que apenas um novo produto a surgir”. Também falou sobre as conexões do sistema portátil com Bing, Office, Xbox Live e Facebook.

Como não poderia deixar de ser, o CEO da Microsoft ainda apresentou os aparelhos que já possuem o Windows Phone 7 instalado, como é o caso do LG Quantum, Samsung Focus, LG Optimus 7, Dell Venue Pro e vários outros smartphones da HTC. “São nove aparelhos divididos em 60 operadoras de telefonia, em 30 países”.

Ballmer na MWC 2011

Fonte da imagem:divulgação/Microsoft

Outro slide que não pode faltar em apresentações da Microsoft é referente ao nível de satisfação dos clientes que já aderiram aos seus produtos. Segundo o keynote na MWC 2011, cerca de 93% dos usuários que experimentaram o sistema operacional estão contentes com o o Windows Phone 7.

Novidades em março

As primeiras atualizações que serão oferecidas aos usuários do Windows Phone 7 devem estar disponíveis nas primeiras semanas de março. E isso deve acompanhar a chegada de mais uma fabricante de smartphones no mundo do Windows. Trata-se da Nokia, que firmou parceria com a Microsoft há pouco tempo.

Aparelhos com Windows Phone 7

Fonte da imagem:divulgação/Microsoft

Esta mesma Nokia que apresentou, em nota oficial, o fim das atualizações no sistema operacional Symbian e também acabou de contratar o antigo gerente de marketing da Microsoft como presidente da divisão norte-americana.

Ativação por voz

Grande parte dos aparelhos já vem apresentando respostas satisfatórias para comandos por voz. O Windows Phone 7 parece bem sincronizado com esta demanda e apresenta melhorias significativas no modo de funcionamento deste recurso. No evento, Ballmer pede para que o aparelho indique onde ele pode conseguir café. Rapidamente o Bing é iniciado e mostra os resultados no mapa.

Multitarefas em cards

Sabe quem resolveu dar as caras no Windows Phone 7? Isso mesmo, o sistema de multitarefas. Com as novas atualizações do sistema operacional, os usuários poderão manter vários aplicativos abertos ao mesmo tempo, alternando entre eles sempre que quiserem e de uma maneira mais simples do que estão todos acostumados.

Sistema de multitarefas

Fonte da imagem: Wired

Trata-se de uma nova modelagem em card. Quando o usuário quiser alterar alguma tarefa, basta pressionar o botão de inicialização do telefone, assim uma lista com todos os aplicativos abertos será mostrada, de maneira similar ao que ocorre nos computadores Windows, quando as teclas Alt e Tab são pressionadas.

Caso não queria mudar de programa, basta clicar sobre o botão de inicialização novamente. Dessa maneira, o usuário é levado de volta à tarefa em que estava, sem perda de tempo ou necessidade de reabrir todos os arquivos que já haviam sido carregados.

É Microsoft? Internet Explorer

O navegador mais utilizado em todo o mundo ainda é o Internet Explorer. Em sua nona versão para computadores, ele agora vai chegar repleto de novidades ao Windows Phone 7. Não são novidades tão grandes se pensarmos apenas nas funções, mas considerando o fato de que elas se referem a portáteis, muitos devem ficar de boca aberta.

IE Mobile

Fonte da imagem:divulgação/Microsoft

Ainda não foi divulgada a data da disponibilização deste software para os smartphones, mas os recursos já foram. Sendo integrado com o hardware, será possível multiplicar a velocidade do navegador, pois ele passa a ser acelerado graficamente. Ao que tudo indica, o Adobe Flash também deve chegar ao Internet Explorer portátil.

Hubs por todas as partes

Não há como negar que o Windows Phone 7 abusa das hubs. Quase tudo no aparelho é dividido desta forma, desde os contatos até os documentos criados ou editados no Office. Mas isso não pode ser considerado um problema, afinal de contas o iOS (iPhone e iPad) também funciona de maneira similar com seus ícones.

Zune para multimídia

Assim como o iPhone possui o app iPod para reproduzir músicas, o Windows Phone 7 possui o app Zune para a reprodução multimídia. É verdade que ele é bem mais do que isso, pois além das músicas, reproduz vídeos, podcasts, rádios e permite o acesso ao Marketplace da Microsoft. As fotografias podem ser visualizadas em um misto de hub e Zune.

Multimídia com o Zune

Fonte da imagem:divulgação/Microsoft

Integração com Xbox Live

Já havia sido prometido, agora é confirmado! O Windows Phone 7 permite o acesso aos principais dados das contas na Xbox Live e também traz alguns jogos exclusivos para a plataforma portátil. Isso envolve também as conquistas recebidas em cada jogo e os catálogos de contatos que cada usuário possui.

Ainda não é certeza, mas especula-se que o Kinect seja conectado ao Windows Phone 7 em breve. Um vídeo circula na internet mostrando duas garotas que conseguem interagir com um amigo jogando Kinect Adventures. Elas podem controlar as bolas que vão em direção ao jogador, que precisa impedir que elas passem.

Redes sociais

Um ponto comum entre todos os sistemas portáteis. Android e iOS oferecem vários aplicativos para Twitter e Facebook, e a Microsoft decidiu fazer o mesmo e trouxe aplicativos sincronizados com estes dois serviços para seus usuários. “Curtir” e “compartilhar” deve ficar ainda mais fácil com os botões disponíveis a qualquer momento. Fotos também poderão ser compartilhadas instantaneamente.

Cada vez mais aplicativos

Steve Ballmer afirma que a Microsoft possui 8 mil softwares disponíveis na loja de aplicativos. Além disso, mais de 1 milhão de desenvolvedores já baixaram o Windows Visual Studio, um software para programação de aplicativos dedicados à plataforma Windows Phone 7.

Muitos apps na Marketplace

Fonte da imagem:reprodução/Microsoft

A parceria com a Nokia

Quando a parceria com a Nokia foi firmada, a Microsoft sabia que isso representaria um avanço muito grande para seus aparelhos. Ballmer afirma que os aparelhos da Nokia trazem muitas novas possibilidades para seus usuários, como a qualidade nas câmeras integradas aos aparelhos e também à resistência deles.

Integração entre recursos também é algo interessante. Integrando Bing e Ovi Maps pode surgir uma nova gama de possibilidades, incluindo a indicação de estabelecimentos diversos e a melhoria nas instruções de navegação de ruas. “Nokia possui hardware e design incríveis, Windows é o sistema que condiz com isso”.

Nokia e Microsoft juntas

Fonte da imagem:divulgação/Microsoft

Qual a parte mais importante disso?

A guerra pelo mercado dos sistemas operacionais portáteis ainda não conhece vencedores ou perdedores, mas a cada dia as armas ficam mais poderosas. A conferência do Windows Phone 7 é apenas mais uma prova disso. Quem ganha sempre são os consumidores, que encontram opções mais completas e uma maior variedade de possibilidades.

Twitter, IE e Skydrive integrados ao sistema

Fonte da imagem:divulgação/Microsoft

Estas novidades no sistema operacional devem surgir em março, mas não todas. O Internet Explorer 9 deve chegar apenas no segundo semestre, trazendo a aceleração gráfica como seu principal aliado. Em forma resumida, confira o que aconteceu de mais importante neste keynote de Steve Ballmer:

  • Multitarefas simples e funcional;
  • Integração com redes sociais;
  • Integração com Xbox Live e possível expansão ao Kinect;
  • Internet Explorer 9 para portáteis;
  • Tudo separado por hubs;
  • Parceria com a Nokia.

.....

Será que isso é bastante para desbancar o Android e o iOS na disputa pelo topo no mercado de sistemas operacionais portáteis? Deixe um comentário para contar ao Baixaki o que pensa sobre as novidades no Windows Phone 7.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.