Como utilizar os principais recursos do Messaging no Windows 8

4 min de leitura
Imagem de: Como utilizar os principais recursos do Messaging no Windows 8

A Microsoft e o seu Windows Live Messenger dominaram o mercado de mensageiros por muito tempo (pelo menos aqui no Brasil). O recurso, entretanto, vem perdendo boa parte do seu mercado, especialmente pelo uso das redes sociais também como programas para conversação, algo muito popular no Facebook, por exemplo.

Pensando em recuperar esses "clientes" e se adaptar às novas exigências de quem curte bater papo pela internet, a empresa criou dentro do próprio Windows 8 um novo serviço, chamado de Messaging.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que é o Messaging

Muitas pessoas contam com uma pequena rotina quando ligam o computador: esperar o Windows inicializar para, em seguida, já clicar no ícone do MSN para que ele abra rapidamente.

Com o Windows 8 isso não é mais necessário. Isso porque, quando você realiza a instalação do sistema, uma opção durante o processo permite que você já informe o endereço de sua conta Live para poder utilizá-la também como cadastro no novo SO.

Dessa forma, as duas contas ficam associadas no Windows 8 e, sempre que você iniciar o sistema, automaticamente o Messaging também o conectará ao comunicador, fazendo com que você esteja online no mesmo momento.

Além disso, o serviço também é capaz de reunir diversas contas em outros tipos de comunicadores, como Twitter ou Facebook, por exemplo. Assim, não é necessário que você conte com vários mensageiros específicos instalados no seu PC.

Adicionando os "antigos" amigos

Apesar de estar conectado ao seu MSN, o Messaging pode não importar todos os seus contatos, deixando para trás alguns que só constam no seu Hotmail, por exemplo. Para adicioná-los ao serviço a tarefa é simples:

Primeiro, acesse o Messaging, clicando no ícone do serviço na tela inicial, aquela nova trazida pela interface Metro.

Feito isso, aperte com o botão direito do mouse em qualquer área livre da tela inicial do programa. Uma nova barra com alguns serviços deve surgir na parte inferior da tela. Ali, clique no atalho "New", localizado na parte inferior direita da tela.

Em seguida, uma lista com todos os contatos identificados será trazida. Basta que você clique no contato que deseja adicionar e, depois, aperte no botão "Select". Pronto, agora você já pode conversar com essa pessoa utilizando o novo Messaging.

Adicionando os "novos" amigos

Para inserir novos contatos e bater papo pelo Windows 8, vá para a interface inicial do Messaging. Ali, clique na sua foto, localizada na parte direita da tela. Isso o levará para um novo menu, com outras opções.

Acesse a primeira das três abas principais, chamada de "All". Com ela aberta, aperte com o botão direto do mouse em uma área vazia da tela. Novamente, aquela barra inferior deve abrir com algumas opções – entre elas, o botão "New".

Basta clicar nele para acessar uma nova janela que possibilita a inserção de novos contatos. Tudo o que você precisa fazer é escolher o tipo de cadastro (se é oriundo da Microsoft, como MSN ou Hotmail, ou da Google, como o Gmail, por exemplo) e preencher os campos desejados.

Como cadastrar outros serviços

Para cadastrar outros serviços no seu Windows 8, vá até a tela principal do Messaging e, em seguida, clique sobre o ícone com o seu contato. Feito isso, você será redirecionado para uma nova janela de serviços, aquela acessada na dica anterior.

Ali, aperte sobre a aba "Whats new". Depois, clique com o botão direito do mouse e, na barra de ferramentas inferior, selecione a opção "New". Agora você só precisa selecionar o tipo de serviço que deseja conectar.

As opções incluem novas contas Live, além de redes sociais, como Facebook ou Twitter, e até mesmo contas Gmail da Google, forte concorrente da Microsoft.

Desative para não ficar online

Se a integração do mensageiro com o Windows 8 torna algumas tarefas mais fáceis, por outro lado isso também pode incomodar muitas pessoas. O fato tem sido, inclusive, tema de debate em alguns fóruns da internet, uma vez que o serviço coloca você como online no MSN de forma automática – algo que pode desagradar a algumas pessoas em certos momentos.

Uma alternativa para que isso não ocorra é simplesmente desativar o serviço. Para fazer isso, primeiro acesse o Messaging. Na tela inicial do programa, clique com o botão direito do mouse em qualquer área livre.

A nossa já conhecida barra com algumas ferramentas surge na parte de baixo da tela. Por fim, aperte no botão "Status" ali no canto inferior esquerdo e, em seguida, selecione a opção "Appear offline".

Deletando contas

Você adicionou outras contas e agora deseja excluir alguma do Messaging? Fique tranquilo, pois essa tarefa também é simples e rápida de ser realizada. Na tela principal do programa, perceba que no canto inferior direito da tela há pequenos ícones que representam cada serviço conectado.

Basta clicar ali para que esta seção se expanda, mostrando as opções com mais detalhamento. Ali, aperte com o botão direito do mouse sobre aquela que você deseja excluir e, em seguida, selecione a opção “Delete”.

Em seguida, siga os passos personalizados de cada tipo de conexão para apagar a integração do Messaging.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.