Como ter o menu do Windows 8 no seu computador

3 min de leitura
Imagem de: Como ter o menu do Windows 8 no seu computador

Ampliar

O Windows 8 tem sido o precursor de inúmeros rumores nos últimos meses. Builds e imagens que vazaram na internet aumentaram ainda mais a expectativa dos usuários quanto à mudança no visual do sistema operacional e os seus possíveis novos recursos.

Com tantas especulações circulando pela internet, o Tecmundo publicou um artigo com as 13 coisas que podemos esperar na nova versão do Windows. Como já era esperado, a plataforma da Microsoft foi revelada ontem, durante a conferência da empresa na D9.

Embora o Windows 8 tenha sido apresentado, ainda precisaremos aguardar um bom tempo (a princípio, mais um ano de espera) para tê-lo disponível no mercado. Enquanto a Microsoft continua desenvolvendo seu novo SO, você pode ter um pouco dele no seu computador – desde que ele possua o Windows 7 instalado.

Confira neste guia como aplicar o menu do Windows 8 na sua Área de trabalho. Preparado para começar a transformação do seu sistema operacional?

Pré-requisitos

Ordem de instalação

Rainmeter

Para que o seu computador ganhe o visual do Windows 8 é preciso seguir uma ordem específica de instalação dos aplicativos requeridos. O primeiro software a ser instalado é o Rainmeter. Rode o executável baixado e siga as instruções informadas pelo assistente do próprio programa.

Fique atento apenas para a configuração do tipo de instalação. Por padrão, o aplicativo oferece o modo “Standard installation”. Confira se realmente essa opção está selecionada (1) e continue com o processo tradicional de instalação.

Observação: a escolha do modo “Portable installation” pode ocasionar problemas na execução do tema, o qual será implementado posteriormente.

Feito isso, abra o software e verifique se ele está sendo executado corretamente. No lugar da galeria de widgets do Windows, você deve visualizar uma série de recursos informativos, como relógio e data, desempenho da CPU, ocupação do disco de armazenamento, taxas de transferência da rede, notícias e pesquisa no Google.

Omnimo UI for Rainmeter

Com o primeiro requisito instalado, o próximo passo é implementar o Omnimo UI for Rainmeter – o tema do Rainmeter que dará a aparência da nova versão do Windows para a sua Área de trabalho.

Antes de tudo, feche o Rainmeter: clique com o botão direito do mouse sobre o ícone desse aplicativo na Área de notificação (2), ao lado do relógio, e pressione a opção “Exit” (3), no submenu apresentado. Todos os widgets devem sumir do desktop.

Em seguida, descompacte o arquivo referente ao Omnimo UI for Rainmeter baixado. Para isso, caso você ainda não tenha um programa com tal finalidade, você pode utilizar o WinRAR ou o 7-Zip. Após realizar essa ação, execute o arquivo denominado “Rainstaller.exe”. Na janela exibida, clique em “Express Install” (4) e aguarde a instalação da skin.

O assistente de instalação deve exibir uma mensagem informando a conclusão do procedimento. Selecione a opção “Launch Rainmeter on exit” (5), caso ela não esteja selecionada, e pressione o botão “Finnish” (6). Logo em seguida, o novo painel é aplicado à Área de trabalho.

Personalizando o seu painel

Sobre o painel, você visualizará uma tela de boas-vindas. Caso queira saber mais detalhes sobre o Omnimo UI for Rainmeter, clique em “View the readme” (em inglês). Se você estiver muito ansioso para ver o resultado final, pressione a flecha correspondente à frase “Fine! Just show me the gallery” (7).

Ampliar

Ao pressionar a seta, é exibida a janela com os widgets e as cores disponibilizadas pelo tema implementado. Na seção “Panels”, você encontra os painéis de acesso aos recursos do sistema operacional, como relógio, data, informações climáticas, atalho para o navegador, apresentação de slides com fotos, espaço disponível no disco de armazenamento, situação da sua conexão com a internet, sinal de redes sem fio, alerta de novos emails e muito mais!

Ampliar

Agora é com você: adapte as ferramentas do novo menu do computador ao melhor estilo do Windows 8, de acordo com as suas necessidades, e melhore sua interação com o sistema operacional.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.