Microsoft revela Windows 8, o sistema para qualquer tipo aparelho

4 min de leitura
Imagem de: Microsoft revela Windows 8, o sistema para qualquer tipo aparelho

O Windows 8 é oficial. Durante a conferência da Microsoft nesta última quarta (1º) na D9, a nova geração do sistema operacional foi demonstrada com destaque especial para a interface, que foi totalmente remodelada para seguir a forte tendência de hardware e softwares touchscreen.

De acordo com o anúncio oficial da Microsoft, o novo Windows é adaptável para diferentes telas, das menores até as maiores, com ou sem suporte para toque. O mesmo Windows roda tanto em um tablet quanto em máquinas maiores e mais potentes.

Como afirmou Mike Angiulo, responsável pelo planejamento do Windows, "o Windows 8 será rodado em uma vasta gama de máquinas porque terá os mesmos requerimentos de sistema ou menores". Apesar de otimizado para touchscreen, quem usa mouse e teclado poderá desfrutar do novo sistema normalmente.

A nova plataforma e os novos recursos para desenvolvedores farão com que os aplicativos sejam compatíveis com todos os tipos de computador, com ou sem teclado, com tela grande ou pequena, tablets, notebooks, etc. “Centenas de milhões de PCs vão rodar a nova interface do Windows 8”, ressalta o anúncio oficial da Microsoft.

Windows 8 é oficial. (Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)Principais novidades

  • Interface baseada em Metro UI, a mesma utilizada no Windows Phone e em softwares como Zune HD;
  • Menu Iniciar passa a ser um mosaico com visualização adaptável dos aplicativos;
  • Cada parte do mosaico refere-se a um aplicativo e mostra informações atualizadas constantemente;
  • Uma dessas miniaturas “acusa” a loja de aplicativos da Microsoft;
  • Alternância simplificada entre aplicativos em execução;
  • Possibilidade de redimensionar e reorganizar um aplicativo no canto da tela para multitarefas;
  • Aplicativos baseados em HTML5 e JavaScript interconectados com o sistema;
  • Navegação pelo Internet Explorer 10 totalmente otimizada para toque;
  • Compatibilidade com aplicativos já existentes;
  • Novas tecnologias para facilitar a vida dos desenvolvedores;
  • Compatibilidade com SoC (sistemas em um chip);
  • Novas demonstrações em setembro, no evento BUILD da Microsoft com cobertura do Tecmundo.

O evento

A conferência da Microsoft começou com Mike Angiulo. Ele comentou como o Windows se adaptou a novas tendências citando o 7, lançado na época da explosão dos notebooks ultraportáteis. Hoje, segundo Angiulo, as tendências envolvem experiências imersivas, telas de toque e navegação pela internet. E então foi feito o login no novo Windows.

A tela inicial é um mosaico que substitui o Menu Iniciar clássico. Cada aplicativo, contato, jogo, enfim, qualquer necessidade do usuário tem um tile — como se fosse um ícone, porém no formato retangular, maior e com mais detalhes referentes ao aplicativo.

Por exemplo, o ladrilho do aplicativo de clima já exibe a temperatura no momento sem a necessidade de abri-lo. Uma dessas miniaturas "acusa" a loja de aplicativos da Microsoft, que já era especulada há algum tempo.

Ampliar

Como já era esperado, a nova interface é otimizada para toque, mas também funcionará bem com mouse e teclado, de acordo com o vídeo de demonstração. Ela é baseada na Metro UI, linguagem de design da Microsoft já utilizada no Windows Phone 7 e em softwares como Zune HD. A influência do Windows para smartphones é muito notável.

O usuário só precisa deslizar o dedo do canto para o centro da tela para alternar entre os aplicativos em execução. Quando o usuário desliza o dedo e segura o ladrilho por alguns segundos, a tela se divide e então ele pode ter dois aplicativos simultâneos. É o recurso Snap adaptado aos controladores por gestos.

Multitarefas aprimorado. (Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)

Já se o usuário arrastar do canto direito para o centro, abre-se um menu de controladores, como uma Barra de tarefas. Para quem está com um tablet, esses controles estão sempre ao toque dos polegares.

Com a nova maneira de exibição de conteúdo, a migração entre aplicativos está muito facilitada. Vê-se no vídeo que poucos toques bastam para pegar arquivos de um aplicativo e usá-los em outro.

Apesar da reformulação completa da interface, o Windows 8 leva em consideração a compatibilidade com programas já existentes. Os recursos comuns de versões anteriores continuam acessíveis, como a Área de trabalho e o Windows Explorer idêntico ao do Windows 7.

Internet na ponta dos dedos

Juntamente com o Windows 8, será apresentado ao mundo o Internet Explorer 10, também totalmente otimizado para o toque. Um destaque do navegador é o teclado virtual “ergonômico”. Ele pode ser repartido com as teclas concentradas nos lados da tela, para que o usuário não precise direcionar as mãos principalmente no centro.

Novo teclado virtual do IE 10. (Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)

Desenvolvimento

Serão dois tipos de aplicativos para o Windows 8: um padrão comum de Windows extensamente compatível, e outro padrão que usará tecnologias como HTML5, JavaScript e HTML, além de um vasto conjunto de bibliotecas e controladores com foco em interação fluida e conectividade. Tais aplicativos serão otimizados para toque em tela cheia e, segundo afirma a Microsoft, se integrarão com facilidade aos novos recursos da interface.

Como afirmou Angiulo durante a apresentação, “no primeiro dia, quando o Windows 8 for lançado, centenas de milhões de desenvolvedores já saberão como desenvolver para o sistema”.

Protótipos ARM com Windows 8

Durante a apresentação de Angiulo, o Windows 8 foi mostrado em funcionamento em diferentes equipamentos: um protótipo Dell XPS, um HP dv6 com o processador AMD Llano (que será lançado em breve); um tablet sem resolução 16:9 e outros dispositivos.

O Windows 8 também estará em tablets e smartbooks baseados em ARM. Durante a Computex 2011, que acontece em Taiwan, Foxconn, Wistron e Qanta exibiram protótipos de tablets e smartbooks com Windows 8 e chips da Qualcomm, TI e NVIDIA (incluindo o Kal-El).

Fique ligado

Agora que o Windows 8 está oficialmente apresentado, a expectativa dos usuários cresce ainda mais. Muito mais será revelado em setembro, durante o BUILD, evento que mostra as novas possibilidades para desenvolvedores. E certamente o Tecmundo trará a cobertura completa para você!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.