13 coisas que podemos esperar no Windows 8

11 min de leitura
Imagem de: 13 coisas que podemos esperar no Windows 8

É fato que ainda falta um bom tempo para o lançamento oficial da nova versão do sistema operacional da Microsoft – ao que tudo indica, um ano a mais de espera. Entretanto, a plataforma tem gerado inúmeras especulações sobre as reformulações que estaria recebendo, intensificadas após o vazamento de instaladores na web.

Sites especializados em tecnologia de todo o mundo vasculham indícios deixados pela empresa em busca de algo que revele um ou outro recurso que será empregado. Todavia, com tantos rumores, é difícil saber o que se fará presente no SO.

Ainda em 2010, o Tecmundo publicou o artigo “Quais recursos devemos esperar no Windows 8?”, o qual explicita as novidades que, na época, estavam causando murmúrios na mídia. Fomos atrás de informações e trouxemos para nossos leitores o que está próximo de se tornar realidade e aquilo que não passou de boatos infundados.

Para cada rumor, demos um selo que atesta sua proximidade com a realidade:

  • Improvável: especulações com pouca fundamentação e que dificilmente veremos no Windows 8;
  • Provável: recursos que podem aparecer na nova versão do Windows, mas que não tiveram indícios mais fortes de comprovação;
  • Quase Certo: especificações do sistema operacional que possuem grandes chances de serem apresentadas, impulsionadas por diversos rumores e aparições;
  • Garantido: aquilo que, de alguma forma, foi comprovado pela própria empresa – seja por algum descuido no processo de desenvolvimento ou em pronunciamentos oficiais.

Chegou a hora de conferirmos as possíveis novidades do Windows 8 – se é que esse será realmente o nome dele.

Lançamento em 2012

No início do ano, o site russo WZOR teria tido acesso à informação de que a nova versão do Windows seria anunciada somente em 2013. Ainda em janeiro, algumas screenshots vazaram na internet exibindo telas do sistema operacional com marcas de Copyright para 2012. Naquele momento, isso corroborou com uma publicação no blog oficial da empresa dizendo que o lançamento do SO estaria mais próximo do que muitos imaginavam.

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Sondagens à parte, o rumor de que o Windows 8 (como vem sendo chamado por especialistas) será lançado 2012 se confirmou esta semana durante a Microsoft Developer Forum, no Japão. Steve Ballmer, CEO da Microsoft, afirmou que “a próxima geração dos sistemas Windows chegará no próximo ano”, disse o executivo.

Ballmer não deu mais detalhes sobre a chegada do SO, não dando indícios sobre o nome oficial ou os novos recursos da plataforma.

Loja de aplicativos

Em abril deste ano, o site CNbeta publicou algumas imagens que supostamente revelavam a interface da central de aplicativos da Microsoft, que deverá ser integrada ao novo sistema operacional e chamada de Windows Store. Pouco tempo depois, os indícios de falsidade das screenshots (como produtos concorrentes ao Internet Explorer e jogos com desenvolvedores trocados) foram constatados por diversos sites.

Apesar dessas figuras falsas, outros boatos afirmam que a loja de aplicativos para o Windows vai sair. O site Windows 8 Italia postou imagens que apontam o desenvolvimento de um sistema para a compra de programas. Segundo a publicação, a plataforma de vendas contará com espaço para perguntas e respostas dos usuários e desenvolvedores, além de classificação para os softwares disponibilizados.

(Fonte da imagem: Windows 8 Italia)

Nesse mesmo sentido, Robert Strohmeyer (entusiasta desde a década de 90 e editor de diversos sites de tecnologia, como o Maximum PC) entende que a criação de uma loja para o Windows é válida devido ao grande número de usuários desse sistema operacional. A Microsoft não estaria fazendo nada de novo, pois a Apple e a Google, por exemplo, já possuem suas plataformas – fato que anunciaria que é chegada a hora da empresa criada por Bill Gates ter a sua.

Backup automático

Outro possível recurso que causou alvoroço foi o mecanismo de backup automático. A ferramenta, que seria chamada de History Vault, teria função semelhante ao Time Machine do Mac OS X. De acordo com o site Winrumors, o qual teria tido acesso a uma fonte familiarizada com os planos da Microsoft, a novidade permitiria a realização de cópias automáticas de documentos e a recuperação de arquivos antigos do computador.

O History Vault contaria com funcionalidades mais abrangentes do que a Restauração do Sistema, presente em versões anteriores do Windows. Esse recurso seria capaz, além de restaurar arquivos individuais, de editar e recuperar informações armazenadas. A interface da novidade deve ser mais prática e descomplicada, conforme imagem publicada pelo Winrumors.

PDF integrado

No mês passado, imagens reportadas pelo site Win Supersite trouxeram à tona mais uma ferramenta para o Windows 8: um leitor de arquivos em PDF integrado ao sistema operacional. O programa, que se chamaria Modern Reader, permitiria a leitura em tela cheia, a aproximação ou afastamento do zoom e a visualização de várias páginas ao mesmo tempo.

Ele seria um leitor simples, sem as diversas funcionalidades do Adobe Reader, por exemplo. Chegou a ser questionado se o aplicativo teria compatibilidade com outras extensões, mas os rumores apontam que a novidade só abrirá arquivos em PDF. Também existe a expectativa que o Modern Reader possua código aperfeiçoado para operar em dispositivos com telas sensíveis ao toque.

(Fonte da imagem: Winrumors)

O fato de o Mac OS já ter uma ferramenta do gênero é levado em consideração por especialistas em tecnologia, como Robert Strohmeyer, levando-os a crer que é praticamente certa a presença de um leitor PDF na nova versão do Windows.

Reconhecimento facial

Em meados de 2010, o site Windows 8 News divulgou que um documento confidencial da Microsoft teria vazado, revelando que o Windows 8 teria um mecanismo de reconhecimento facial para autenticação do usuário.

De acordo com o informe, esse documento apresentava o SO com sensores de proximidade, os quais contariam com a ajuda de uma tecnologia chamada My PC Knows Me (algo como Meu PC Me Conhece) para reconhecer os usuários cadastrados. Por sua vez, o site Windows 8 Italia teria recebido a informação de que esse API chamava-se Detect Human Presence.

Recentemente, o Tecmundo publicou uma notícia com a informação de que hackers teriam encontrado uma interface de programação para aplicativos com a finalidade de suportar o recurso de reconhecimento facial. Assim, a tela de logon teria apenas uma opção de autenticação automática pelo rosto do usuário.

Apesar desses boatos, os entusiastas não estão nada animados com essa ideia. As discrepâncias de informações e o ceticismo em torno da qualidade de experiências dos usuários com o suposto recurso tornam o rumor do reconhecimento facial pouco influente.

Versão para tablets

O indício mais forte de que o Windows 8 seria compatível com tablets surgiu em fevereiro com o vazamento do cronograma de lançamentos da Dell, entre os quais constava um modelo do gadget denominado Peju com a nova versão do sistema operacional da Microsoft – previsto para o começo de 2012.

Após outro vazamento, dessa vez de um instalador do SO, as especulações sobre a utilização do Windows 8 em tablets se intensificaram. Um vídeo explicita algumas configurações bem características para esse tipo de equipamento eletrônico, como as opções “Mobile broadband”, “Bluetooth” e “GPS”.

(Fonte da imagem: Reprodução da build que vazou na internet)

Outro fator que reforçou tal aplicação foi a confirmação de que a plataforma da Microsoft pode ser executada em processadores com arquitetura ARM – um tipo de componente versátil e com baixo consumo de energia, muito usual em dispositivos eletrônicos de menor porte.

Para aproximar ainda mais as repercussões da realidade, fontes consultadas pelo site Bloomberg garantem que Steve Sinofsky, presidente da Microsoft, demonstrará o Windows 8 operando em um tablet na próxima semana, durante a conferência All Things Digital D9, entre os dias 31 de maio e 2 de junho.

Gerenciador de tarefas renovado

De acordo com o site Winrumors, a nova versão do Windows terá o Gerenciador de tarefas renovado. Conforme as imagens publicadas, a interface da ferramenta do sistema operacional ganhou um modelo mais prático e atraente. O recurso padrão do SO disponibilizará mais informações sobre os processos em execução, serviços e ferramentas gerais da plataforma.

Os gráficos de desempenho da máquina devem se tornar mais intuitivos, exibindo cores que destacam a situação de uso da CPU. Robert Strohmeyer, em publicação no site Maximum PC, explicita que a chance da reformulação no Gerenciador de tarefas aparecer no Windows 8 é de 90%.

Na análise feita pelo Tecmundo em uma das builds vazadas da nova versão do SO, essa novidade foi identificada e recebeu destaque. Confira o artigo “Análise: Windows 8 Milestone 3”.

Tela da morte estilosa

A clássica tela azul da morte já deu dor de cabeça para muitos usuários. Ao que tudo indica, a Microsoft resolveu que já era hora de mudar o visual da tão temida mensagem de erro. De acordo com uma foto postada no fórum do site MyDigitalLife e um vídeo divulgado pelo Winrumors, a tela ganhou um fundo preto e estilo de fonte diferenciado – o que a tornou mais estilosa.

Tanto a foto como o vídeo teriam sido capturados por meio de uma das versões do Windows 8 que vazaram na internet, mas a gravação é curta e não mostra grandes detalhes da novidade. Não há relatos ou fontes internas que confirmam a mudança, tornando o boato pouco fundamentado.

Direto do pendrive

Portabilidade é outra novidade que pode aparecer no Windows 8. No mês passado, imagens circularam na web mostrando um assistente de configuração do Portable Workspaces, recurso que permitiria a criação de uma cópia portátil do sistema operacional. Assim, o usuário poderia executar o SO em qualquer computador por meio de um pendrive.

De acordo com os rumores, e como foi explicitado pela screenshot veiculada, é preciso utilizar um dispositivo portátil com pelo menos 16 GB de espaço para armazenamento. Segundo as especulações, o Windows Portable Workspaces seria capaz de clonar a Área de trabalho, as configurações da conta de usuário e os aplicativos essenciais do sistema.

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

A ferramenta teria a seguinte descrição informada na nova versão do Windows, conforme publicado pelo site Winrumors: "Portable Workspace é um recurso do Windows, o qual permite que você execute o Windows a partir de um dispositivo de armazenamento USB". Devido à existência desse mecanismo no Linux, como recorda o site Windows 8 News & Tips, é bem possível que o Windows 8 traga a possibilidade de rodar em cópias portáteis.

Inicialização híbrida

O tempo de inicialização do Windows sempre foi uma das características mais criticadas pelos usuários. Boatos indicam que sua a nova versão do sistema operacional deverá contar com um recurso chamado Hybrid Boot, o qual permitirá que o computador seja ligado em aproximadamente 20 segundos.

No início do surgimento de rumores sobre o SO, conforme publicado pelo Tecmundo, acreditava-se que os responsáveis pela redução do tempo de boot seriam os cartões de memória.

Todavia, o site Windows 8 Italia, o qual teria descoberto o Hybrid Boot, explica que, na verdade, o sistema manteria uma grande parte dos dados em cache, o que implica apenas na hibernação do PC e não no seu desligamento completo – o que aceleraria o carregamento do Windows. Ainda de acordo com essa publicação, o SO ofereceria a opção de retornar à configuração tradicional do Windows, desligando a máquina completamente.

Apesar das imagens divulgadas e de entusiastas entenderem que esse é o momento da Microsoft investir nesse tipo de melhoria, a discrepância das informações obriga-nos a colocar a veracidade dos rumores em dúvida.

Immersive Browser

Com a popularização da internet, cada vez mais as empresas de tecnologia se preocupam com a experiência do usuário durante a navegação. A Microsoft parece ter investido nesse segmento ao desenvolver o Immersive Browser, um navegador focado no conteúdo dos sites, oferecendo recursos mais interativos e uma interface mais limpa – ao eliminar botões e barras de acessórios que não são essenciais.

A ferramenta foi compartilhada pela primeira vez por Rafael Rivera, no site Within Windows. No início deste mês, com o vazamento de uma build do Windows 8, o Tecmundo testou a reformulação do browser da empresa (aparentemente baseado no navegador do Windows Phone 7). Confira a análise realizada clicando aqui.

Assim, apesar de não ter um posicionamento oficial da Microsoft, é praticamente certa a presença do Immersive Browser na nova versão da plataforma.

Armazenamento nas nuvens

Entre os recursos esperados pelo Tecmundo, publicados no ano passado, estava o sistema de sincronização de arquivos e pastas com servidores na internet, o conceito básico de cloud computing. De acordo com o Windows 8 Italia, a nova versão do Windows terá uma ferramenta que se integra com o Windows Live Accounts e Windows Live SkyDrive – os serviços da empresa que permitem salvar conteúdos na “nuvem”.

Como a Microsoft já possui toda a estrutura para o trâmite de dados na web, não seria uma surpresa ver o seu sistema operacional integrado com os serviços que ela já possui. Apesar de não terem surgidos indícios mais claros desse mecanismo, é possível que o Windows 8 ofereça uma nova forma de armazenar documentos, fotos, vídeos e músicas.

Interface renovada

Apesar de ainda ter aparecido de forma tímida na build vazada, como você pode conferir na análise do Tecmundo, a interface do Windows Explorer da nova versão do sistema operacional deve ser bem diferente da que conhecemos. Mesmo sem os ícones dos botões, é facilmente percebida uma estrutura renovada de abas e recursos.

Conforme informado pelo site Within Windows, a nova interface é chamada de Ribbon – muito semelhante à do editor de imagens Paint existente no Windows 7. Embora a empresa não tenha anunciado a mudança, esses rumores dão praticamente como certa a renovação da aparência do explorador de pastas e arquivos do Windows.

.....

Vale ressaltar que mesmo os recursos presentes nas builds vazadas podem ser removidos da versão final do Windows 8. Nesses casos, é certo que a empresa está trabalhando nas ferramentas implementadas, mas nada impede que elas sejam excluídas do próximo lançamento do SO e fiquem para uma futura versão.

Obviamente, a Microsoft pouco se pronunciou sobre as especulações do seu produto, fato que acaba garantindo, fidedignamente, poucas novidades. Embora as fontes citadas tenham grande credibilidade, ressaltamos que é preciso ter cuidado ao acreditar em rumores.

O que nos resta é aguardar o anúncio do novo Windows para saber o que ele oferecerá de reformulações e novidades. Quais são as suas expectativas para o – suposto – Windows 8?

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.