Dicas do Windows 7: como prevenir travamentos do Explorer

1 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: como prevenir travamentos do Explorer

Uma situação pela qual praticamente todo usuário do Windows já passou é ter que enfrentar um travamento aparentemente aleatório do sistema durante a navegação por pastas. Isso acontece normalmente quando se abre muitas janelas no Explorer do sistema operacional, porém nem mesmo máquinas poderosas em que o usuário navega de forma comedida estão livres do problema.

Em geral, a única solução é fechar o Explorer ou, em casos extremos, reiniciar a máquina para que tudo volte ao normal. Infelizmente, o Windows 7 também não está livre desse tipo de problema, mas fornece ao usuário a opção de abrir pastas em um processo diferente do Explorer tradicional. Assim, se houver algum travamento durante a navegação, não é mais preciso encerrar todos as outras atividades realizadas em seu computador.

Como evitar travamentos do Explorer

O processo para configurar um novo processo para a navegação das pastas do computador é simples, basta seguir os passos apresentados abaixo:

1) Abra uma janela qualquer do Explorer, clique em “Organizar” e em seguida selecione o campo “Opções de pasta e pesquisa”;

2) Na janela que abre, selecione a aba “Modo de exibição”;

3) Agora basta encontrar a opção “Iniciar as janelas de pastas em um processo separado” e deixá-la marcada. Em seguida, clique em “Aplicar” para que as mudanças entrem em ação.

Agora, toda vez que acontecer de uma pasta qualquer travar e ser preciso encerrar o processo, não será mais preciso aguardar até que o Explorer reinicie automaticamente para voltar a utilizar a máquina. Embora seja uma opção bastante útil, vale lembrar que seu uso é recomendado somente para quem possui um computador com boa quantidade de memória RAM (o recomendado é ter ao menos 4GB).

Além de consumir mais recursos da máquina, habilitar essa opção também pode significar alguns conflitos com extensões que utilizam o Explorer como parâmetro de funcionamento. Portanto, leve esses fatores em consideração antes de realizar as mudanças e, caso detecte algum problema de desempenho, desative-a imediatamente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.