Microsoft libera correção de emergência para falha de segurança nos atalhos do Windows

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft libera correção de emergência para falha de segurança nos atalhos do Windows

Como de costume, a Microsoft libera as atualizações automáticas do sistema operacional na segunda terça-feira de cada mês. Porém, nesta segunda-feira (dia 2 de agosto), os usuários de todas as versões do Windows a partir do XP foram surpreendidos por uma atualização de segurança indispensável, que inclui a obrigatoriedade de reiniciar o computador – algo normalmente restrito a novidades importantes.

A atualização de segurança de caráter emergencial corrige uma vulnerabilidade no Windows Explorer que permite a criminosos fazer com que a simples visualização de uma pasta infecte a máquina utilizada com um vírus qualquer. A brecha que possibilita a invasão dos vírus está na forma com que todas as versões operacionais do sistema a partir da XP processam os ícones de atalho dos programas instalados.

O problema não é exatamente uma novidade – desde o dia 16 de julho, hackers já utilizavam essa brecha para atacar algumas empresas, espalhando os vírus por dispositivos portáteis mesmo que o recurso de execução automática esteja desligado. Uma solução temporária já havia sido liberada anteriormente pela Microsoft, porém esta fazia com que alguns ícones do computador deixassem de ser exibidos de forma correta.

Como instalar a correção de segurança

Caso você possua o Windows Update configurado para receber e instalar automaticamente as atualizações do sistema operacional, provavelmente já surgiu na Área de notificação um aviso alertando sobre a novidade. Caso o aviso não tenha aparecido ou a máquina esteja configurada de forma diferente, siga os passos abaixo para realizar a instalação:

1) Abra o Painel de Controle e selecione a opção “Procurar atualizações” no campo “Segurança”, conforme a imagem abaixo:

2) Na janela que surge, após uma análise rápida aparece a lista de atualizações disponíveis para a máquina. Clique em “Instalar atualizações” para prosseguir;

3) Após terminar de instalar a atualização, é necessário reiniciar o computador. Grave seu trabalho, feche todas as aplicações abertas e realize essa etapa;

4) Pronto, agora o computador já está protegido e a brecha de segurança foi eliminada. Para se certificar de que todas as atualizações foram instaladas, abra novamente O Windows Update e verifique se a mensagem “O Windows está atualizado” é exibida, conforme a imagem abaixo:

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.