Dicas do Windows 7: adicione acesso ao Painel de Controle no "Meu Computador"

1 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: adicione acesso ao Painel de Controle no "Meu Computador"

Quem utiliza o Windows XP há muito tempo deve ter estranhado certas novidades apresentadas nas novas versões, principalmente no Windows 7. Como diversas funções foram removidas ou remodeladas, além das adicionadas, certos usuários demoraram em se adaptar às mudanças.

Porém, uma das grandes alterações está em um pequeno detalhe: a retirada do Painel de Controle do Meu Computador. Por mais que pareça pouca coisa, velhos hábitos são difíceis de esquecer. Quem costumava acessar desse modo, continuava a seguir o caminho inutilmente até se lembrar de que não era mais possível.

Muita gente se acostumou com o novo método de entrar no Painel de Controle, mas ainda há quem prefira a boa e velha maneira encontrada até o Windows XP. E se você é uma delas, saiba que existe uma maneira de retornar o atalho ao seu lugar de origem.

Painel de Controle

De volta ao velho estilo

Para fazer com que o Painel de Controle volte a ser exibido na tela de meu Computador é preciso fazer uma pequena alteração no registro de Windows. Apesar de parecer algo complexo, o procedimento é bastante simples e pode ser feito da mesma forma tanto no Windows 7 quanto no Vista.

1) O primeiro passo é acessar o editor de registros do sistema. Para isso, abra o Menu Iniciar e digite “regedit.exe” no campo de pesquisa.

Acesse o editor de registros.

2) Na tela do editor, procure o seguinte diretório:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\MyComputer\NameSpace

Para encontrá-lo, basta clicar sobre a seta ao lado das pastas, da mesma forma que o Windows Explorer.

Edição de registro

3) Ao chegar em “NameSpace”, clique com o botão direito e crie uma nova chave. Ela deve ser nomeada de acordo com a forma que você deseja dar ao Painel de Controle, ou seja, a visualização por categoria (padrão) ou em ícones separados.

Por categoria: {26EE0668-A00A-44D7-9371-BEB064C98683}

Ícones separados: {21EC2020-3AEA-1069-A2DD-08002B30309D}

Alteração do registro.

Pronto! Agora, ao abrir o Meu Computador já é possível visualizar o atalho para o Painel de Controle no lugar em que você já está acostumado a acessar.

Clicou, apareceu

Para quem não quer esquentar a cabeça com edição de registros, uma alternativa bastante simples é executar um pequeno arquivo que faz a alteração automaticamente. Basta baixar e extrair o arquivo disponível neste link.

Depois é só executar o arquivo de instalação (iniciado com o prefixo “Add”, ou seja, adicionar). Escolha a chave de registro referente ao formato desejado de visualização, já que existe um para Categorias e outro para Ícones.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.