Dell entra de cabeça no mercado dos smartphones com cinco novos aparelhos

5 min de leitura
Imagem de: Dell entra de cabeça no mercado dos smartphones com cinco novos aparelhos

Demorou, mas finalmente a Dell entrou no disputadíssimo mercado de smartphones. O primeiro lançamento foi o aguardado Dell Mini 3, com sistema operacional Android. Com um design muito elegante, o aparelho decepcionou alguns usuários pelas mudanças que aplicou no Android, descaracterizando um pouco o SO.

Mas os lançamentos não param por aí. Recentemente, notícias sobre quatro novos aparelhos da Dell vazaram na internet, fornecendo algumas informações e imagens dos smartphones, que ainda não têm previsão de lançamento. Dell Lightning e Windows Phone 7
O Dell Lightning tem design elegante e discreto, desenvolvido para quem precisa estar sempre conectado. Seus destaques ficam por conta do sistema operacional Windows Phone 7, novíssimo SO da Microsoft, e um teclado QWERTY que desliza em formato de retrato, ou seja, não é necessário virar o aparelho para acessar o teclado físico.

Além das características básicas, como MP3 player, Bluetooth, GPS, acelerômetro, rádio e câmera de 5 megapixels – com foco automático e vídeo –, o Lightning tem um processador Snapdragon de 1GHz, memória RAM de 512MB, 1GB de memória interna e cartão MicroSD com 8GB.

Reprodução:  Engadget

Reprodução: Engadget

A tela do aparelho suporta multitoque e tem tecnologia OLED, que garante menor consumo de energia e cores mais fiéis. Além disso, a Dell promete suporte total para Flash e Flash Video – em oposição à briga de Steve Jobs com a Adobe. Mas, segundo a Microsoft, isso pode não ocorrer na primeira versão do Windows Phone 7, oferecendo apenas suporte para Silverlight.

Vale lembrar que o Dell Lightning é um aparelho que possui sistema operacional Windows, portanto, seu navegador é o Internet Explorer e o Bing é o sistema de buscas padrão. Outras características são a conexão com o Xbox, Zune e o Zune Marketplace.
Dell Thunder: tela gigante
À primeira vista, o Dell Thunder parece um lançamento de menor impacto, mas este smartphone tem características poderosas. Equipado com o Android versão 2.1, o Thunder tem uma dela de 4.1 polegadas com tecnologia OLED.

Reprodução: EngadgetSeu enfoque vai desde pessoas que nunca possuíram um smartphone até os heavy users – aqueles usuários sempre ligados nas últimas tecnologias. O aparelho também é voltado para a interatividade e compartilhamento de imagens, com conexão direta com as principais redes sociais, como Facebook e Twitter.

Por ora, poucas informações foram divulgadas, mas especula-se que ele possua o mesmo processador do Dell Lightning, em busca de alto desempenho. O aparelho possui Wi-Fi e uma câmera poderosa de 8MP, sendo possível editar e compartilhar suas imagens diretamente através do aparelho.

O Thunder terá compatibilidade total com Flash 10.1 e se integra ao YouTube e ao Hulu (serviço de vídeos online, por enquanto, só disponível nos Estados Unidos). É possível customizar a interface do usuário com maior liberdade, mas sem descaracterizar o Android, como ocorre com o Dell Mini 3.
Dell Flash: para quem precisa de memória
Reprodução: EngadgetO Dell Flash tem total suporte para o Flash 10.1, no entanto, o nome é apenas uma semelhança, sem ligações oficiais com o produto da Adobe – até onde se pode especular. O Dell Flash tem dois aspectos principais: memória e design.

Equipado com um processador Qualcomm MSM7230 de 800MHz, este aparelho tem 512MB de memória RAM e suporte para MicroSD expansível até 64GB. Aparentemente, a Dell está trabalhando com a ideia de que esses cartões de memória estejam disponíveis até o final do ano. O sistema operacional do Dell Flash é o Android 2.2, que está sendo chamado de Froyo.

Seu design é elegante e, a julgar pelas imagens disponíveis na internet, será vendido nas cores preto e prata. Ele também apresenta uma interface que pode ser configurada pelo usuário e promete papéis de parede com movimento, tela multitoque e muita interatividade.

Além de Wi-Fi e Bluetooth, o Dell Flash tem conexão com a TV e uma câmera digital de 5MP, com foco automático, estabilizador de imagem e detector de sorrisos e piscadas. Foi um aparelho desenvolvido para quem precisa estar sempre conectado e, principalmente, produzir e editar arquivos de mídia.
Dell Aero
De todos os lançamentos, o único que já tem data prevista para sair nos Estados Unidos: metade de 2010. Também é o lançamento mais básico, desenvolvido para ser economicamente mais acessível.

Seu processador é um Marvell 624MHz, que pode ser considerado fraco frente aos processadores do Thunder, Lightning e Flash. Ele possui tela multitoque de 3.5 polegadas com suporte para caneta stylus, que reconhece a escrita.

Reprodução:  Engadget

Reprodução: Engadget

O sistema operacional é o Android 1.5, mas os slides que vazaram na empresa já entregam um possível upgrade para a versão 2.1. A câmera digital é de 5MP e o aparelho já vem com um aplicativo que permite a edição das imagens.

O Aero tem suporte para Flash Lite e traz um aplicativo que reúne todas as redes sociais, a exemplo do Motorola Blur – presente no DEXT. O Dell Aero é o primeiro aparelho da empresa lançado para competir com os smartphones mais simples.

Dell Smoke

Este aparelho é uma das novidades mais recentes da Dell. O celular conta com tela touch de 2.8 polegadas e resolução QVGA de 320x240 pixels. Quem gosta de celulares com teclados do tipo QWERTY tem um motivo a mais para gostar do Smoke, uma vez que esse tipo de teclado está presente no aparelho.

O processor é um Qualcomm MSM7230 de 800MHz, o qual vem companhado por 512MB de memória  RAM e 256MB de memória ROM. Como outros três aparelhos da Dell, o Smoke traz o Androide como sistema operacional, em sua versão 2.2 Froyo.

Dell Smoke

Reprodução: Engadget

É possível expandir a memória do aparelho, já que ele possui entrada para cartões do tipo microSD. A câmera digital é de 5MP e o aparelho conta com um microfone duplo, o que permite a dominuição de ruído durante as chamadas telefônicas e gravação de vídeos.

Para fechar o pacote, o Dell Smoke possui também WiFi e Bluetooth 2.1 com EDR. O aparelho tem seu lançamento previsto para o final de 2010.

Agora, resta esperar para ver se os aparelhos vão chegar ao mercado em breve e se algumas modificações serão feitas após tantas informações vazarem da empresa. Por enquanto, no Brasil só temos o Dell Mini 3. Mas, em breve, a Dell fará sua entrada definitiva no mercado de smartphones.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.