Review: Morotola DEXT

9 min de leitura
Imagem de: Review: Morotola DEXT

Lançado no final de 2009, Motorola DEXT é o telefone ideal para quem adora redes sociais. Integração total com Twitter, Facebook, email e serviços do Google, este aparelho se destaca na beleza e praticidade do design. Outro ponto forte é o excelente sistema operacional do poderoso Google. O Baixaki fez a análise e vale a pena conferir o DEXT, um aparelho da Motorola com Android 1.5.

Motorola DEXT

Design
Motorola DEXT é um aparelho muito bonito que segue a linha dos últimos lançamentos do mercado: tela grande e poucas teclas. A tecnologia touchscreen oferece quase todas as opções para operar o aparelho, mas ainda assim o usuário dispõe de sete botões e um teclado QWERTY.

Motorola DEXT


O touchscreen tem uma ótima sensibilidade. Logo abaixo, a primeira tecla à esquerda funciona para menu de configurações do celular e também para acessar as configurações dos aplicativos. No meio, você tem a tecla Home, que leva o usuário à homescreen inicial - fechando aplicativos – mas que também acessa o menu principal do aparelho. E à direita temos uma tecla de retorno, que funciona para todos os aplicativos abertos.

Motorola DEXTO usuário também dispõe de uma câmera secundária em VGA, logo acima da tela, que pode ser usada para videochamadas. Além disso, na parte da frente o aparelho tem um led que pisca informando se você recebeu novas notificações. Inicialmente, este led acende a toda notificação de Facebook, Twitter e novos emails, portanto, recomendamos uma mudança na configuração para maior economia de bateria.

No lado direito o DEXT tem uma tecla liga/desliga e que também serve para travar o aparelho, evitando que ele abra aplicações indesejadas ou faça ligações sem você perceber. Esta tecla também desliga a tela, funcionando como aliada na hora de economizar bateria. Abaixo, temos a tecla de fotografia, que você pode usar para acessar a câmera diretamente para bater fotos e fazer filmes.


À esquerda do aparelho, o Motorola DEXT traz um botão para ativar o modo silencioso, a exemplo daquele encontrado no iPhone. A parte vermelha à mostra significa que seu aparelho está em modo vibratório. Logo abaixo, você tem os botões utilizados para aumentar e diminuir o volume.  

Nessa parte também temos a entrada do cabo USB, que pode ser usado para transferência de dados, ou como cabo do carregador, para conectar a uma tomada. Uma característica super positiva do Motorola DEXT é a capacidade de carregar o telefone apenas conectando o cabo USB ao computador.

O teclado físico QWERTY é muito prático. Suas teclas são arredondadas, facilitando a utilização. Todas as opções de símbolos e números são facilmente acessadas. Além disso, ele possui uma tecla de atalho para pesquisas no Yahoo! Search e uma tecla de navegação, à esquerda.

Motorola DEXT


A beleza do aparelho não foge ao principal problema de telas touchscreen: marcas de dedos. A sujeira prejudica a visualização e até mesmo a utilização do celular. No entanto, o Motorola DEXT só apresenta o problema na tela.

Os botões frontais e a parte traseira são foscos, tornando sua aparência mais limpa. A câmera principal está localizada atrás, no canto superior direito, o que requer cuidado de quem vai fotografar. A exemplo do HTC Tattoo, também analisado pelo Baixaki, a câmera fica em um lugar desconfortável. Então, cuidado para seus dedos não estragarem a foto.

O Motorola DEXT vem com fone de ouvido, que deve ser plugado na parte de cima do aparelho. Ele tem um ótimo volume, mas seu fone não permite que você o altere ou pule faixas. O botão disponível funciona para atender chamadas ou ligar para o último número discado.

Sistema operacional
O sistema operacional do Motorola DEXT é, sem dúvida, um de seus principais chamativos. Quem já teve aparelhos da Motorola e não ficou completamente satisfeito com sua funcionalidade tem que dar uma chance ao DEXT e ao Android.
Android
No DEXT, o sistema operacional da Google vem na versão 1.5. O Baixaki já testou aparelhos com a versão 1.6, e percebemos diferenças sutis. A versão 1.6 ganha em personalização, pois tem temas, ao invés de só permitir a troca de papéis de parede, como na versão presente no Motorola DEXT.

Além disso, a compatibilidade com redes sociais é ainda maior na versão 1.6, porém, essa questão tem um grande diferencial no DEXT. A Motorola saiu na frente com o Motoblur, que apresentamos logo mais.

Já o Android realmente encanta com suas inúmeras opções. Sua homescreen móvel permite que você tenha até cinco telas com widgets e atalhos, tudo para deixar as opções que você mais utiliza sempre à mão. É possível abrir mais de um aplicativo ao mesmo tempo e também trabalhar com várias janelas no navegador de internet.

O GPS integrado e a total compatibilidade com os serviços que o Google oferece fazem deste aparelho um minicomputador, pronto para todas as situações. A troca de mensagens SMS é exibida através de balões de diálogo e ele registra seus contatos mais utilizados, facilitando buscas.

No entanto, a parte mais complicada da utilização deste smartphone é justamente a integração da sua agenda de contados com o telefone. Como ele registra todos os seus contatos – de email, Facebook e Twitter –, eles ficam misturados, sendo necessário atrelar um contato ao outro, para não ficar com a mesma pessoa aparecendo várias vezes na sua lista.

Você também pode optar por visualizar somente os contatos de telefone, mas esta não é a opção padrão e tem que ser reconfigurada toda vez que iniciar o aparelho. Aliás, não estranhe a demora na inicialização, que leva de 40 segundos a um minuto. Isso também foi detectado em outros testes com aparelhos que têm o mesmo sistema operacional.

Android Market

O Android Market está para usuários do Motorola DEXT assim como a App Store está para quem possui um iPhone. A utilização é a mesma. Procure o aplicativo que deseja e faça o download, diretamente no seu aparelho de telefone. Essa é uma das grandes características do Android, e seu “mercado” já chegou a mais de 10 mil aplicativos disponíveis para downloads, muitos deles gratuitos.

Aliás, já existem vários programas com versões disponíveis nas duas lojas, tanto para Android quando para iPhone OS. E isso, definitivamente, coloca os dois sistemas operacionais em pé de igualdade. No entanto, muitos aplicativos para compatibilidade com a internet e até mesmo dois jogos já estão presentes no Motorola DEXT.Interatividade com a web: Android + Motoblur
Para quem não desgruda da internet, o Motorola DEXT é um aparelho ideal. Sua total compatibilidade com as principais redes sociais é otimizada pelo Motoblur, um sistema que integra todas as suas contas em uma só, avisando o usuário de todas as novas notificações que ele recebe, sem necessidade de fazer login em todas elas.

Você precisa de uma conta no Motoblur, que pode ser criada diretamente no seu aparelho, e então cadastre todas as suas redes sociais. É possível adicionar suas contas do Google, Facebook, Last.fm, Twitter, MySpace, Picasa, Photobucket, email e, mais recentemente, a do Orkut.
Motorola DEXT
A conta do Orkut foi a única que apresentou problemas na hora do registro, pedindo login e senha a cada vez que o celular é ligado. Por ser uma opção recém-adicionada pode estar ainda em fase de testes e quem comprou o aparelho até o final de 2009 ainda não tinha esta opção na lista do Motoblur.  Se esse é o seu caso, a Motorola informou através de um informativo que em breve o ícone do Orkut aparecerá no seu aparelho.

De modo geral, o Motoblur funciona muito bem. Você recebe todas as notificações e atualizações que deseja, seja via Wi-Fi ou plano de dados da operadora. Ao adicionar widgets à homescreen, é possível visualizar os últimos posts dos seus contatos e também atualizar todas as suas redes sociais ao mesmo tempo.

E além das redes sociais, o Motorola DEXT tem agenda, calculadora, despertador, Google Maps, navegador HTML, mp3 player, suporte para RSS, Quickoffice - para você visualizar documentos do Microsoft Office - YouTube e uma opção de prefixo fácil - para escolher uma operadora de DDD e DDI fixa, que é utilizada automaticamente, toda vez que necessário.

Câmera Digital

A câmera digital não é a principal característica do Motorola DEXT, mas vai agradar a muitos usuários. Com 5 megapixel de resolução e um zoom óptico de até 3x, ela possui uma boa distância focal - ou seja, é possível fotografar detalhes e pequenos objetos. Ela não possui opção macro, mas mesmo assim pode ser um bom quebra-galho.

A captação de cores não é das melhores, assim, suas fotos podem ficar um pouco escuras. Mas o próprio Motorola DEXT traz opções para edição de fotos. São até 51 tipos diferentes de filtros para aplicar na imagem, além da possibilidade de alterar contraste, brilho, realce, sombras e cortar a foto. Além disso, o DEXT possui oito modos diferentes na hora de fotografar. Observe abaixo a fotografia tirada com o Motorola DEXT, e editada no próprio aparelho:

Motorola DEXT

E somado a tudo isso está a possibilidade de gravar vídeos sem limite de tempo – enquanto há espaço na memória do telefone, filme à vontade. E o flash? Pois é, infelizmente, este aparelho não possui flash integrado, nem mesmo um led que possa ser ligado na direção do que deseja fotografar. Mas ainda assim, a câmera do Motorola DEXT funciona muito bem.

Bateria
Se você precisa de autonomia, este não é o melhor aparelho para você. Como possui muitas funções, o Motorola DEXT mostrou ter uma duração de bateria limitada. Com GPS, Wi-Fi e Bluetooth ativados, você tem seu telefone ligado por aproximadamente dez horas. Para prolongar esse tempo, lembre-se de desativar essas opções sempre que não as estiver utilizando. Isso provou ser bem efetivo para aumentar o tempo de bateria.Motorola DEXT

Além disso, o Motoblur consome bastante energia ao fazer com que o aparelho vibre a cada nova notificação. Também é uma boa ideia modificar a configuração para que você receba as notificações apenas na tela.

O site da Motorola informa que as primeiras cargas de bateria realmente têm duração inferior à média, e que, à medida que você utilizar e carregar mais seu telefone terá desempenho total da bateria. Realmente, após algumas cargas, ela teve sua duração prolongada. Mas mesmo assim, carregar sempre o cabo USB é uma boa garantia de que você não ficará sem carga no aparelho.

Preço $
Por ora, o Motorola DEXT só está disponível através da operadora Claro. Portanto, seu preço varia conforme o plano que você adquirir. O preço inicial é R$509, podendo chegar até R$1099 nos planos pré-pagos.

Seu valor está abaixo do preço de aparelhos como iPhone ou o novo Dell – cerca de R$800mais caros – sendo uma ótima opção de smartphone para o bolso. No entanto, vale lembrar que esses valores estão ligados aos planos da operadora, podendo variar muito quando chegar desbloqueado a lojas de eletrônicos e outras operadoras de celular.

Vale a pena?
O aparelho tem um design simples, mas muito funcional. Ele é ideal para quem gosta de utilizar a internet em qualquer lugar, principalmente se for usuário de várias redes sociais. Suas opções permitem que você receba e mande informações, fotos e vídeos com muita facilidade, estando sempre conectado.
Motorola DEXT
Unindo a tecnologia touchscreen a um teclado QWERTY de qualidade, o Motorola DEXT é uma alternativa para quem detesta teclados virtuais, as únicas opções da maioria dos lançamentos de smartphones. Este aparelho possui várias características que fazem dele um dos melhores smartphones atualmente no mercado.

No entanto, a compatibilidade com a internet e redes sociais proporcionada pelo Motoblur e pelo Android só pode ser completamente aproveitada se você tem à sua disposição um bom plano de dados. Caso contrário, não será possível desfrutar das principais características deste smartphone excelente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.