Mesmo que a Microsoft ainda não tenha revelado a data de lançamento oficial do Windows 10, nós já sabemos que ele vai chegar durante o inverno. Essa nova versão do sistema operacional vai ser disponibilizado em 190 países e chegará com suporte a um total de 111 idiomas.

Hoje (13), a Microsoft revelou uma das informações mais interessantes para os consumidores que aguardam ansiosamente a chegada desse SO: quais e como são as edições do Windows 10. A notícia foi publicada através do blog oficial da Microsoft e apresenta uma breve descrição de cada um desses “sabores”.

Windows 10 em vários dispositivos: "Uma família de produtos. Uma plataforma. Uma loja".

Windows 10 Home

Edição do sistema operacional voltada para os consumidores domésticos que utilizam PCs (desktop e notebook), tablets e os dispositivos “2 em 1”. O Windows 10 Home vai contar com a maioria das funcionalidades apresentadas até agora: Cortana como assistente pessoal (em mercados selecionados), navegador Microsoft Edge, o recurso Continuum para os aparelhos compatíveis, Windows Hello (reconhecimento facial, íris e digitais para autenticação), stream de jogos do Xbox One e alguns dos primeiros apps universais, como Photos, Maps, Mail, Calendar, Music e Video.

Windows 10 Mobile

O Windows 10 Mobile é voltado para os dispositivos de tela pequena e cujo uso é centrado no touchscreen, como smartphones e tablets. Essa edição vai contar com os mesmo apps incluídos na versão Home, além de uma versão otimizada para o toque do Office. O Continuum também vai marcar presença nos dispositivos que forem compatíveis com a funcionalidade.

Windows 10 Pro

O Windows 10 Pro também é voltada para PCs (desktop e notebook), tablets e dispositivos “2 em 1”, mas traz algumas funcionalidades extras em relação ao Windows 10 Home. Esses adicionais fazem com que essa edição seja ideal para uso em pequenas empresas, apresentando recursos para segurança digital, suporte remoto, produtividade e uso de sistemas baseados na nuvem.

A Microsoft também vai incluir o Windows Update for Business, novidade que promete reduzir os custos de gerenciamento, oferecer controle sobre a distribuição de atualizações e acesso rápido a atualizações de segurança.

Windows 10 Enterprise

Construído sobre o Windows 10 Pro, o Windows 10 Enterprise é voltado para o mercado corporativo.  O alvo dessa edição são as empresas de médio e grande porte, apresentando capacidades que focam especialmente no campo da segurança digital. A proteção dos dispositivos, aplicações e informações sensíveis às empresas é o foco dessa variante.

Essa edição vai estar disponível através do programa de Licenciamento por Volume, facilitando a vida dos consumidores que têm acesso à essa ferramenta. O Windows Update for Business também estará presente aqui, juntamente com o Long Term Servicing Branch como uma opção de distribuição de updates de segurança para situações e ambientes críticos.

Windows 10 Education

Construído a partir do Windows 10 Enterprise, essa edição foi desenvolvida para atender as necessidades do meio escolar. Nela, funcionários, administradores, professores e estudantes poderão aproveitar os recursos desse sistema operacional que será distribuído através da versão acadêmica do Licenciamento por Volume.

A Microsoft ainda destaca que haverá métodos para que as escolas e alunos possam fazer o upgrade do Windows 10 Home e Windows 10 Pro para o Windows 10 Education.

Windows 10 Mobile Enterprise

Também voltado para smartphones e pequenos tablets, o Windows 10 Mobile Enterprise tem como objetivo entregar a melhor experiência para os consumidores que usam esses dispositivos. Essa edição também estará disponível através do Licenciamento por Volume,  oferecendo as mesmas vantagens do Windows 10 Mobile com funcionalidades direcionadas para o mercado corporativo.

Windows 10 IoT Core

Além dos “sabores” já mencionados, a Microsoft promete que haverá edições – baseadas no Windows 10 Enterprise e Windows 10 Mobile Enterprise – para dispositivos como caixas eletrônicos, terminais de autoatendimento, máquina de atendimento para o varejo e robôs industriais. O Windows 10 IoT Core – que contém em seu nome a sigla em inglês para Internet das Coisas – vai ser destinado para dispositivos pequenos e de baixo custo.

Windows 10.

Otimizada para cada dispositivo, mas familiar a todos

Essa é a proposta da Microsoft com a chegada do Windows 10: uma experiência otimizada para cada dispositivo, mas familiar para todos. Esse SO vai estar presente em uma grande variedade de aparelhos: PCs, tablets, smartphones, Xbox One, HoloLens, Surface e possivelmente muitos outros à medida que conceitos com a Internet das Coisas evoluem.

Não importa qual seja o tipo de plataforma utilizada pelos consumidores, todos vão aproveitar uma experiência fluida e semelhante. Além disso, uma Windows Store única também estará disponível para que todos os consumidores testem e comprem os aplicativos universais desse ecossistema.

.....

O que achou dos diversos “sabores” do Windows 10? Já se identificou com alguma das edições que esse sistema operacional vai apresentar?

Cupons de desconto TecMundo: