O Explorador de Arquivos, antes conhecido também como Explorador do Windows, é uma das ferramentas mais úteis e populares do SO da Microsoft. Através dela, o acesso a pastas e arquivos do sistema pode ser feito sem nenhum tipo de complicação – personalizar o modo de exibição de imagens e alterar até mesmo o visual do explorador são outras das facilidades que ficam à disposição dos usuários (veja mais).

Fato é que a última grande atualização lançada para o recurso chegou com o Windows 8, quando uma barra lateral passou também a permitir pesquisas aos dados armazenados pelo PC. No Windows 10, porém, foram poucas as implementações – o foco da Microsoft foi otimizar o poder da assistente pessoal Cortana.

Mas usuários que esperam pela chegada de funcionalidades que permitem uma melhor interação às custas da mais recente versão do Windows já podem ficar tranquilos. É que, de acordo com Peter Skillman, um dos responsáveis por desenvolver melhorias de experiência aos usuários do Windows, uma reformulação completa do Explorador de Arquivos está prestes a chegar.

“Sim, estamos trabalhando em uma atualização completa para o Explorador de Arquivos. Não posso falar sobre o cronograma ainda”, publicou o executivo em resposta a um usuário via Twitter. Detalhes quanto às novidades que deverão ser lançadas com o update não foram mencionados, mas não é arriscado prever a chegada de funções dedicadas a aparelhos touch (como aos da linha Surface) e à operação do OneDrive – ainda na última versão do Windows, o app do serviço foi removido; o acesso ao espaço em nuvem é possível somente através de uma pasta.

...

Quais novos recursos deveriam ser implantados no Explorador de Arquivos? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: