Windows 10: como resgatar o visual antigo do Explorador de Arquivos

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10: como resgatar o visual antigo do Explorador de Arquivos

O novo Windows trouxe das cinzas o Menu Iniciar em resposta à insatisfação dos usuários para com o Windows 8, já sabemos. E extensões que resgatam funções e visuais que marcaram o Windows 7 pipocam aos montes pela web. Fato é que quem está familiarizado com o Explorador de Arquivos das versões anteriores do software certamente notou a discreta novidade implantada no Windows 10.

É que o Ribbon Menu passa também a funcionar junto do mecanismo de navegação de pastas do sistema. Significa que facilidades como mapeamento da unidade de rede ou acesso à biblioteca de mídias ficam à disposição do usuário à distância de poucos cliques. Há, contudo, quem prefira desativar o recurso e atribuir ao novo Explorador de Arquivos um visual semelhante à ferramenta para o Windows 7.

Neste tutorial, você vai aprender, portanto, a desativar o Ribbon Menu por meio de um aplicativo executável. Veja como é rápido e fácil alterar o visual do seu explorador.

Baixe, execute e clique!

O app Ribbon Disabler não requer instalação alguma – basta baixar o programa e executá-lo. Clique aqui e faça o download direto da ferramenta (visite a página do desenvolvedor por meio deste link). Baixou o arquivo? Descompacte-o e selecione a versão adequada ao tipo do seu sistema. Clique com o botão direito sobre a extensão e escolha a opção “Executar como Administrador”.

Na imagem, o Ribbon Explorer aparece desativado

Por fim, clique sobre “Disable Ribbon Explorer”. Nota: este comando vai desativar o formato alternativo de apresentação de interface e, para ser concluído, o logoff terá de ser feito. Certifique-se de salvar todo o seu trabalho antes de concluir o procedimento.

Como reativar o recurso de exibição

Apenas duas opções de ação ficam dispostas junto do aplicativo Ribbon Disabler. Para reativar o Ribbon Menu, basta executar novamente o arquivo e selecionar o campo “Enable Ribbon Explorer”.

Ribbon Explorer ativo novamente

...

Quais são as novidades de navegação por pastas mais úteis do Windows 10? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.